Band pecou pela total falta de planejamento

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Divulgação

    fev.2015 - Elenco da Band reunido na festa de lançamento da grade de 2015 da emissora

    fev.2015 - Elenco da Band reunido na festa de lançamento da grade de 2015 da emissora

Tem coisas na vida complicadas de entender. E muito mais ainda de serem explicadas. A Band reuniu anunciantes e imprensa no dia 24 de fevereiro, em São Paulo, para anunciar as novidades da grade de programação deste ano, inclusive convocando boa parte do seu elenco para a ocasião.

Pouco mais de um mês, tudo é desmontado, como se aquela festa nunca tivesse existido. Programas são tirados do ar, apresentadores dispensados e funcionários demitidos. O jornalismo, no Rio, após uma visita do dono Johnny Saad, na última semana, foi praticamente desativado.

Como explicar medidas tão drásticas e repentinas? Responsabilizar tão somente a crise em curso não é justo ou coerente, até porque ela já existia antes de tudo. Então o que foi?

É de se imaginar que a Band, como toda e qualquer empresa, deve trabalhar com um mínimo de planejamento. E, se já havia a intenção desse desmanche, por que fazer aquela festa? Ou, o que é pior, será que o que valia em fevereiro deixou de valer algumas semanas depois?

Sabe rezar?
Os funcionários da Bandeirantes em Brasília já estão à espera de um milagre, torcendo para não se repetir por lá o que aconteceu no Rio. Segundo o seu pessoal, só uma ação divina poderá evitar as demissões, previstas para esta semana. Estão todos muito apreensivos.

Bola pra ele
O apresentador Tiago Leifert, novamente à frente do "Globo Esporte SP", tem boas chances de comandar também a versão kids do "The Voice" que vem aí na Globo. Ainda não existe uma posição oficial até agora, mas o Tiago está bem cotado para a função. 

Apostando nisso
Para desespero dos jornalistas e repórteres da Rede TV!, a ordem é insistir na utilização do Teradek – que permite plugar até 6 modens 4G para turbinar a potência da internet.

A ideia, além de mantida, acaba de ser ampliada. Antes eram dois e agora são quatro aparelhos, não se permitindo mais a utilização do mochilink  --transmissão através de redes disponíveis na região, em hipótese alguma. Só o Teradek. E torcer.

Ganhou com isso
O "Jornal da Gazeta", que sempre soube se colocar entre os telejornais em cartaz, foi reforçado com a presença do Rodolpho Gamberini.

Deve, entre todos, ser destacado pela pluralidade de opiniões.

Estúdio

Após uma sequência de externas em Nova York e São Paulo, a Globo iniciou ontem as gravações de "I Love Paraisópolis" nos estúdios do Projac. Novela de Alcides Nogueira e Mario Teixeira, "I Love" é a substituta de "Alto Astral" com estreia em maio.

Novo endereço
O Espaço Juliana Paes informa que nenhuma de suas lojas deixou de funcionar. A de Icaraí, em Niterói, é que trocou de endereço, agora está na rua Miguel de Frias, "para atender melhor em conforto e estratégia da marca".

No prego
A Record, como aqui se adiantou, já tem tudo acertado para recontratar Luiz Bacci.

 

De alguns dias, foi tudo combinado com ele, mas nada será dito por ninguém enquanto não acontecer um acerto com a Band. O problema é que tem quebra de contrato, com altos valores envolvidos, de tudo quanto é lado.

Clássicos mundiais
A partir das 15h45 desta terça, a ESPN Brasil mostra, com exclusividade, Itália x Inglaterra. No mesmo horário, a ESPN transmite Holanda x Espanha. E às 21h00 tem Argentina e Equador.

Em cima disso
Na última semana, a ESPN anunciou a aquisição dos direitos de transmissão dos amistosos da Espanha, Alemanha e Argentina. Agora se confirma a compra dos jogos preparatórios da Itália até 2018.

Divulgação
Maria Rita no show "Redescobrir"

Musicais
Em clima de saudosismo, a cantora Maria Rita apresenta no canal Bis, dia 10 de maio, 20h30, o show "Redescobrir", um tributo a Elis Regina. A programação especial em homenagem ao Dia das Mães contará ainda com a exibição do documentário "Beyoncé – Life Is But A Dream", no dia 9, às 21h30.

Bate – Rebate
•       Sarah Oliveira no "Calada da Noite", no GNT, recebe nesta quarta, às 23h30, Débora Falabella e Alex Atala...
•       ... Neste programa a Sarah vai até a casa de personalidades notívagas para saber a relação que elas têm com a noite.
•       A troca de direção fez a produção do Gugu trabalhar no fim de semana...
•       ... A ideia é que o programa apresente novidades em seu formato já a partir da noite desta terça-feira...
•       ... Ainda a propósito disso, a repórter Thatiana Brasil trocou o "Domingo Espetacular" pelo Gugu.
•       Tom Cavalcante está gravando agora os 30 programas do Multishow, que serão apresentados a partir de 1º de junho...
•       ... Projeto fechado. Um episódio por dia, com exibição às 22h30...
•       ... A partir de julho, os mesmos 30 serão reprisados, só que uma vez por semana cada um...
•       ... O Tom está muito feliz com esta nova experiência e com o que ainda, muito em breve, virá por aí.
•       Desligado da Rede TV!, Gilberto Barros grava nesta terça-feira o "CQTeste", para o "CQC", na Band.
•       Eduardo Zebini, representando o Fox Sports, irá receber na noite desta terça-feira o prêmio de Melhor Veículo Esportivo do Ano. Evento da ESPM, São Paulo.

C´est fini
A Rede TV! ainda não sabe o que irá ocupar a sua grade de sábado a tarde, já a partir deste próximo, no horário que era ocupado por Gilberto Barros. Lá na frente será o esporte, mas agora, de forma imediata, ainda não tem nada. Aliás, algo que nos remete ao que foi escrito lá em cima.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau! 

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos