Suposto desvio de dinheiro no programa da Sabrina é investigado na Record

Flávio Ricco

Flávio Ricco

A direção da Record se reuniu na tarde de segunda-feira para investigar a denúncia de um suposto caso de desvio de verba envolvendo profissionais do programa de Sabrina Sato.

O caso, denunciado pela mãe de um menor, participante de um dos quadros, foi motivo de várias reuniões durante a semana.

De acordo com informações que circulam na sede da Record em São Paulo, o menino G., durante quase um ano recebeu aproximadamente R$ 2.500 a título de participação no programa. Mas, quando sua mãe, Léia, se dirigiu ao financeiro da emissora, para questões relativas ao Imposto de Renda – ao solicitar o informe de rendimentos, descobriu que havia um pagamento de R$ 25 mil em nome dele. Dinheiro, claro, que nunca chegou às suas mãos.

E se esse valor não ficou com o menino, com quem ficou, então? É o que, a partir daí, se procurou descobrir.

Evidente que, de cara, pintou a desconfiança de que alguém teria metido o dedo no pudim. Os profissionais das áreas artística e financeira, além de diretores e produtores de Sabrina Sato, foram chamados para prestar esclarecimentos. Um autêntico caso de polícia.

Antecedentes - 1
Fala-se ainda na existência de outros casos parecidos envolvendo o mesmo programa da Sabrina.

O de agora veio à tona porque a mãe do menino procurou uma alta instância da igreja Universal, o diretor de produção Alvomir Leitão, para denunciar a irregularidade.

Antecedentes - 2
A mãe do garoto, dona Léia, procurada pela coluna, não quis entrar no assunto. De cara já descartou qualquer tipo de conversa: "ah, moço não quero falar sobre isso ...".

Lado da Record
Procurada, a Record informa que, de fato, houve um erro, mas um erro de digitação, detectado a partir da reclamação da dona Léia, e já corrigido. Um simples engano e que não paira sobre ninguém qualquer tipo de suspeita.

Assunto encerrado. Nada mais foi dito ou perguntado.

Só no sapatinho

Divulgação
Dani Calabresa dança com Valesca Popozuda no "Altas Horas"

A ex-"CQC" Dani Calabresa, que estará no novo "Zorra Total" a partir de maio, encara um pagode com Valesca Popozuda em edição deste sábado do "Altas Horas", de Serginho Groisman. O programa tem o tema pais e filhos, com a participação de Regina Duarte, Gabriela Duarte, Pablo (filho de Valesca), Dona Marlene (mãe de Dani Calabresa) e do grupo Amigos do Pagode 90.

Durante a semana...
Esta santa coluna falou sobre o problema na divulgação dos números do Ibope, especialmente na segunda-feira.

Aqui foi dito que o melhor é acabar com o real-time e divulgar o consolidado, com os dados corretos, no dia seguinte. Isso é uma coisa...

A outra...
Ainda é o atraso que existe na TV e em toda a órbita dela, com a insistência de achar que a média de audiência é o mais importante. Mais importante coisa nenhuma. O share ou a participação, como já existe em trocentos outros lugares, é que deve valer e ser considerado.

No passado...
Quando o reinado da televisão era absoluto e o número de ligados chegava a quase 100%, a média teve a sua importância porque realmente refletia o desempenho de cada programa. Hoje isso é um atraso. Com um número de aparelhos ligados muito mais baixo, a participação é que vale. Simples assim.

Muita coisa deve mudar...
Na questão de aferição de audiência aqui no Brasil, após a chegada da GfK. O próprio Ibope será forçosamente levado a trabalhar com uma maior precisão.

Cronologia alemã
Pelo estabelecido entre a GfK e as redes associadas – SBT, Record, Rede TV! e Bandeirantes--, este mês de abril inteirinho servirá para treinamentos. Um trabalho com números fictícios.
A partir de 1º de maio irão sair os relatórios de São Paulo e Rio de Janeiro.

No ar em maio

Zé Paulo Cardeal/Globo
Bruna Marquezine nos bastidores da novela "I Love Paraisópolis" em Nova York. Antes de retornar a São Paulo para novas gravações, equipe e elenco, acostumados ao clima tropical do Rio de Janeiro, encararam o frio da Big Apple ? quase 11 graus negativos - e a neve virou motivo de brincadeira entre eles, nos intervalos de gravação, com direito até a "guerra de bola de gelo"


Bola cheia
Viviane Araújo na graça da galera depois de "Império, tem boas chances de ter seu contrato renovado na Globo. O pedido partiu de um "padrinho" muito forte, Aguinaldo Silva, que deseja contar com ela em seus próximos trabalhos.

O Aguinaldo tem uma supervisão pela frente, a novela "Trem Bom", além de uma série, "Doutora Priscila".

Apertou a bochecha

Lourival Ribeiro/SBT
Sergio Mallandro e Marcelo Tas no "Programa Silvio Santos"

Enquanto não começa o seu programa de debates no GNT, em junho, Marcelo Tas tem procurado atender convites de todas as emissoras. Neste domingo, ele será o convidado do "Jogo das 3 Pistas", no SBT, com Sérgio Mallandro.

"Foi um encontro hilário e tive a oportunidade de finalmente fazer um pedido, desejo antigo: apertar a bochecha do Silvio Santos para conferir que o cara é de verdade", contou Tas, aos risos, à coluna. "E é", finalizou.

Bate – Rebate
•       Fábio Porchat já está em busca dos melhores perrengues ou histórias inacreditáveis para o seu "Porta Afora", programa de viagens que será exibido na internet.
•       Marcílio Moraes e sua equipe de colaboradores já estão trabalhando nos capítulos da segunda temporada da série "Plano Alto"...
•       ... A produção vai girar entre 12 e 15 episódios na Record...
•       ... Será gravada este ano, mas para exibição somente em 2016, com direção de Ivan Zettel...
•       ... Sobre a sua realização, a Record não descarta parceria com uma produtora internacional.
•       A Record está satisfeita com o trabalho da dupla Britto Junior e Ticiane Pinheiro à frente do "Programa da Tarde".
•       Olha só a coincidência: Bruno Gagliasso disputou com Thiago Fragoso o protagonista de "Dupla Identidade"...
•       ... Agora, eles estão juntos em uma mesma produção, "Babilônia".
•       Globo está trabalhando para que não aconteça nenhum problema no sistema de votação do  "Superstar" durante a estreia da nova temporada....
•       ... Planeja-se um início com emoção, mas apenas na área musical.
•       A atriz Evelyn Castro, atualmente no musical sobre a vida de Cássia Eller no teatro do Rio, aparece neste sábado em "Alto Astral", como empregada de Suely Franco.

C"est fini
É este o atual planejamento da Globo para o horário de novelas das 21h:

Logo depois de "Babilônia", a emissora irá exibir "Favela Chic", de João Emanuel Carneiro. Na sequência, a estreia de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, no horário nobre. Glória Perez entrará em seguida e entregará a faixa para Thelma Guedes e Duca Rachid, outra estreia nesse importante horário. O planejamento é este, mas, como televisão nunca foi uma ciência exata, pode haver modificações.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos