TV enfrenta pior primeiro trimestre dos últimos tempos
-
Divulgação/TV Globo
Copa do Mundo impulsionou faturamento das TVs em 2014; na foto, a repórter Fernanda Gentil, da Globo
Este é, com toda a certeza, o pior primeiro trimestre das emissoras de televisão abertas nos últimos 10 ou 15 anos, o que está levando todas, principalmente as que se sustentam unicamente à custa da venda de espaços comerciais, a refazerem os seus orçamentos para os próximos meses.
O primeiro trimestre é, historicamente, e de maneira geral, sempre muito ruim, mas todas as estimativas, que já não eram das mais animadoras para janeiro, fevereiro e março, tiveram fechamentos muito abaixo do esperado.
Tudo diferente do que aconteceu em 2014, quando dois fatores, em particular, acabaram impulsionando o bom faturamento de todas: a Copa do Mundo e as eleições de outubro, que levaram os governos federal e estaduais a descarregarem toda carga publicitária nos três primeiros meses.
E como a base de comparação é sempre o mesmo período do ano anterior, o panorama fica ainda mais tenebroso e assustador.
Destempero
O repórter Alexandre Colim, como única verdade dos fatos, informa que partiu dele a decisão de deixar a Record. Não o contrário como foi colocado aqui.
Informa ainda que houve uma redução de 70% do seu salário em outubro e ele não tinha mais como continuar.
Consultada...
A Record confirma que o desejo de sair partiu de Alexandre Colim e no começo da semana passada isto acabou se concretizando.
A emissora, no entanto, informa que tem por norma não revelar valores ou anunciar detalhes rescisórios de quem quer que seja.
Sem parar
Lidi Lisboa, a empregada Kelly em "Império", não vai ficar muito tempo parada após o encerramento desta produção da Globo.
Ela já fechou participação em "Escrava Mãe", nova novela da Record que será gravada em parceria com a Casablanca, em São Paulo.
Na história de Gustavo Reiz, Lisboa viverá a prima da protagonista, Gabriela Moreyra. "Escrava Mãe" será exibida na sequência de "Os Dez Mandamentos".
Antes...
Fábio Assunção tem duas prioridades profissionais neste primeiro semestre.
A primeira é com as gravações da última temporada de "Tapas & Beijos" e, a outra, a direção da peça "Dias de Vinho e Rosas", com estreia dia 20 em São Paulo.
... E depois
Terminados esses dois compromissos, Fábio Assunção irá integrar o elenco de "Poderosa", de Rosane Svartman e Paulo Halm.
É mais uma novela, na fila das 19h, substituta de "I Love Paraisópolis", prevista para estrear no final do ano.
XSPB
A coleção "Xuxa Só para Baixinhos" vai chegar à sua 13ª edição e esta, em especial, com todas as músicas compostas por Junno Andrade, namorado da apresentadora, que também assina a produção do DVD, em substituição a Guto Graça Melo.
Xuxa está finalizando agora este trabalho, ainda sem data de lançamento.
O XSPB já conquistou dois "Grammy Latino" e sempre posiciona-se entre os mais vendidos do país.
Plano B
Chris Flores deixou claro que não irá mais para a Rede TV!. Este já é um assunto encerrado.
A Record, por sua vez, informa que o convite feito a ela para se integrar à equipe do "Programa da Tarde" está em pé. E só está à espera da sua resposta.
Enquanto isso...
Caso se confirme a mudança de Celso Zucatelli e Edu Guedes para a Rede TV!, como alternativa para composição do trio foi sugerido o nome de Iris Stefanelli.
A dúvida que todos têm é se o negócio vai sair mesmo ou se nesta altura uma das partes se desinteressou por ele.
Na Record...
Na última semana, até com certa insistência, foi falado o nome do Zucatelli para apresentar o "Casal Poderoso", antigo "Power Couple", ao lado de uma mulher que ainda não foi definida.
Algo que pode perfeitamente acontecer, porque Zucatelli e Record têm um contrato valendo.
Programa do Ceará
Começam nesta semana as reuniões de desenvolvimento do programa de Wellington Muniz, o Ceará, com o time do Multishow e da Fremantle.
O passo seguinte será a formação da equipe. A estreia deste humorístico está prevista para o segundo semestre.
Inimiga ao lado
As atrizes Sophia Abrahão e Giovanna Lancelotti, rivais na trama de "Alto Astral", estão passando por uma situação no mínimo inusitada.
Elas também disputam uma mesma personagem em "Favela Chic", a nova novela de João Emanuel Carneiro. Além delas, outras jovens estrelas da casa farão testes para o mesmo papel.
Cenas de "Alto Astral"
Bate - Rebate
- Já se discute no Ratinho a possibilidade de se fazer o quadro "Dez ou Mil" nas noites de quarta...
- ... E não mais segundas, porque se entende que com ele serão melhores as condições de brigar com o Gugu.
- "Casal Poderoso", reality de casais da Record, já tem parte dos seus cenários montados nos estúdios da GGP...
- ... Mas a produção será da Floresta, da Elisabetta Zenatti...
- ... Que também será responsável pela realização da próxima "Fazenda".
- A produção do "Superstar" está com os trabalhos bem acelerados...
- ... A segunda edição do programa tem a sua estreia confirmada para abril.
- Nesta segunda-feira (9) o programa "Os Donos da Bola", comandado por Neto, comemora três anos de Bandeirantes...
- ... Para marcar a data, a presença de um convidado especial: Zico.
- O autor Tiago Santiago planeja transformar a "saga Mutantes", que foi ao ar na Record, em uma série de livros.
C'est fini
Escolhida para viver a protagonista de "Escrava Mãe" na Record, Gabriela Moreyra, antes, vai precisar encarar uma séria dieta.
Um trabalho necessário para a composição da personagem, a escrava Juliana.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.