Volta do Gugu reaquece disputa das emissoras

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Reprodução/Youtube

    Após "Pássaros Feridos", SBT usou vinheta anunciando filme após novela da Globo em outras ocasiões

    Após "Pássaros Feridos", SBT usou vinheta anunciando filme após novela da Globo em outras ocasiões

A reestreia do Gugu trouxe de volta a antiga disputa entre os diretores de programação das emissoras mais importantes.

A Globo se defendeu como pode, fazendo espichar os capítulos de "Império", novela que já entrou em seus momentos decisivos. Nesta última terça-feira, sem muita necessidade, foi até 23h02, quando normalmente a sua saída se dá por volta de 22h20.

SBT e Record, do lado delas, passam o tempo todo uma de olho na outra, tentando tirar algum proveito de qualquer situação.

É uma movimentação interessante, porque nos livra da letargia costumeira e nos remete a uma história interessante do passado, meados de 1985. Depois de uma negociação complicada, Silvio Santos conseguiu comprar da Warner a minissérie "Pássaros Feridos", com Richard Chamberlain, contando a história de um padre que acaba se apaixonando por uma mulher (Rachel Ward). O lançamento se deu em meio a uma forte campanha, inclusive no programa dele, naquela época de grande audiência.

A Globo, tentando neutralizar, na noite da estreia, em uma sacada do Paulo Ubiratan, "escalou" dois capítulos de "Roque Santeiro", o que acabou não tendo grande influência.

Silvio Santos, sem constrangimento algum, mandou colocar um slide de espera no ar, com os dizeres "Depois da novela da Globo assistam a estreia de "Pássaros Feridos". Aviso que depois foi usado em inúmeras outras oportunidades, em meio a exibição dos desenhos de espera do "Pica-Pau" e "Pantera Cor-de-Rosa". 

Em outra ocasião...
Depois de outra transação difícil, Silvio Santos comprou o filme "Rambo 1", com o "Sylvester Stallone" e programou a sua exibição para uma quarta-feira de agosto de 1988.

A Globo, sabendo daquilo, no contra-ataque suspendeu o "Chico City" e apresentou o "Rambo 2".

Acontece que...
O confronto entre o 1 e 2 do "Rambo", apesar das duas continuarem anunciando intensamente durante o dia inteiro, na última hora acabou não acontecendo. Silvio Santos, dizendo que o SBT não podia queimar dinheiro, transferiu a exibição do seu filme. 

Agora é o seguinte:

Reprodução
Ratinho, do SBT, e Gugu, da Record, disputam audiência

Gugu superou o Ratinho na estreia, e o Ratinho ganhou do Gugu na terça-feira. Está tudo dentro do previsto.

Nem sempre o Gugu terá uma Suzane Von Richthofen na mão, como o Ratinho também não terá um Zé Rico morrendo todo dia.

E que fique bem claro que a disputa não é só dos dois, mas dos seus programas. Caberá também a produção de cada um fazer a diferença.

Bem da verdade
Ontem, San Lorenzo e Corinthians, direto de Buenos Aires, também teve transmissão do canal Fox Sports, com equipe completa no estádio.

Lá estiveram o narrador Gustavo Villani, acompanhado dos comentaristas Paulo Vinícius Coelho e Carlos Eugênio Simon.

Tênis – 1
A Bandeirantes e o BandSports já estão com a sua equipe escalada para a cobertura de Roland Garros.

Oliveira Andrade, Flávio Saretta, Cacá Fernando, Chiquinho Leite Moreira e Elia Junior viajam no dia 20 de maio. O repórter será Felipe Kieling, com base em Londres.

Tênis – 2
Ainda a propósito de Roland Garros, a Bandeirantes já está com toda a parte operacional da transmissão organizada, graças ao trabalho do Denis Gavazzi.

Em janeiro passado, em Paris, ele tomou todas as providências necessárias.

Mexe, mexe

Rayane Azevedo/SBT
Observadas pelo diretor Reynaldo Boury, as crianças de "Chiquititas", produção do SBT, ensaiam cena de um musical que será exibido em abril na novela. A gravação aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte.

Reforço – 1
A autora Gisele Joras, ex-Record, passou a colaborar no roteiro da segunda temporada do "Trair e Coçar É Só Começar", a convite de Marcos Caruso. O Multishow ainda não marcou a data de estreia desta nova edição.

Reforço – 2
O elenco de "Trair e Coçar", liderado por Cacau Protásio, ganhará alguns reforços no time fixo além de participações especiais.

No fixo, vem aí o ator Bento Ribeiro, que também trabalhou em "Fred & Lucy", no mesmo Multishow.

Outro esclarecimento
O programa da Fernanda Pontes, "Planeta Brasil", é exibido no canal internacional da Globo. Junto com ela, no mesmo projeto, que já teve Patrícia Poeta e Mila Burns, trabalham os jornalistas Eliseu Caetano, César Augusto e Natália Bruscky, ex- GloboNews.

Apoio
Em função do seu trabalho em "Vitória", na Record, Lucinha Lins foi convidada para ser madrinha de uma campanha da ABN - Academia Brasileira de Neurologia - para conscientização sobre Alzheimer.

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), cerca de 20 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos de idade (IBGE, 2010) e, deste total, 6% sofrem da doença.

Sempre ao lado
São grandes as possibilidades de o ator Junno Andrade, namorado de Xuxa, passar a integrar o elenco da Record a partir de agora. Ele inclusive estará presente hoje, em São Paulo, no evento oficial de apresentação de Xuxa como nova contratada da emissora.

Junno já concluiu seus trabalhos na novela das 18h da Globo, "Boogie Oogie".

Jornalismo
O BandNews anunciou ontem as demissões dos apresentadores Carlos Oliveira e Christiano Blota. Oliveira era de todos, o mais antigo, com quase 14 anos de casa. Foi um dos fundadores da emissora.

Mentirinha
Ex-integrante do "CQC", Oscar Filho não fará parte do elenco fixo do "The Noite", do Danilo Gentili, no SBT. Ele classifica sua rápida passagem pelo programa como uma "trolagem". Já está no mercado.

Bate – Rebate
•       Em São Paulo, um dos principais mercados de audiência, a novela "Alto Astral" cresceu 2,9 pontos, ou 15% de participação, de janeiro para fevereiro...
•       ... A média, segundo o Ibope, saiu de 19,4 pontos de audiência para 22,3.
•       A campanha doe uma camisa para o Marcelo Rezende não tem dia para terminar...
•       ... O problema agora passa a ser descobrir um lugar para guardar tanta camisa.
•       Grazi Massafera, ainda longe das novelas, foi chamada para gravar como atriz o quadro do "Fantástico", "Como Manda o Figurino".
•       Mateus Solano será o convidado do programa "Grandes Atores", do Viva, nesta quinta, 23h30.
•       Está bonito o novo cenário do "Agora É Tarde", do Rafinha Bastos. E a banda continua lá...
•       ... O terno e gravata não combinam muito com ele, mas pode ser uma questão de tempo...
•       ... Mas como se explica, ele com microfone pendurado no rosto e o convidado de "sorvetão"?
•       ... O microfone de mão, para quem não está acostumado com ele, é sempre um problema.
•        Felipe Titto está de volta à Globo e ao "Saltibum", agora na função de jurado deste quadro do "Caldeirão". 

C'est fini
Na Globo continua em questão a escolha da protagonista de "Favela Chic", do João Emanuel Carneiro. A lista de candidatas é extensa, mas a definição será do próprio autor e da diretora Amora Mautner. Está para sair a qualquer momento.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos