Programas de Jô Soares e Chico Anysio seriam proibidos na TV de hoje

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Quem viveu e passou por aquilo não tem nenhuma lembrança boa lá detrás. Mas também é incoerente deixar passar certas coisas ou fazer de conta que não existem.

No tempo do regime militar, com censura considerada dura, a novela "Mulheres de Areia", de Ivani Ribeiro, produzida pela TV Tupi, recebeu classificação livre.

Nos tempos atuais, ditos liberais, a mesma novela "Mulheres de Areia", na versão produzida pela TV Globo, foi reclassificada no meio da sua exibição para 12 anos "por conter cenas de violência". "Duas Caras", de Aguinaldo Silva, acabou como um caso ainda pior, passando de 12 para 14.

Hoje, programas como "Viva o Gordo" e "Chico City", de acordo com os critérios agora estabelecidos, seriam considerados politicamente incorretos e, com toda a certeza, sofreriam sanções muito sérias.

O próprio Antonio Fagundes, que também tem a experiência desses dois momentos, em recente entrevista disse que hoje temos censura que não tivemos na ditadura. Antes, o falecido José Wilker, já tinha se revoltado contra isso.

Num país com tantos e tantos problemas, este é mais um, só que tão importante quanto os demais. É a educação e a cultura de um povo que estão em jogo.

No passado...
Quando os autores e diretores de novelas tinham problemas com seus trabalhos, iam a Brasília para conversar com a dra. Solange Teixeira Hernandes, diretora do Departamento de Censura, e muitas vezes conseguiam quebrar o galho.

Hoje existem dificuldades para falar com alguém.

Igual as outras
O SporTV, com São Paulo e Danúbio, na quarta-feira, passou a apresentar uma cobertura diferenciada da Libertadores da América, ampliando os seus trabalhos no pré e pós-jogo.

Um conteúdo bem próximo de outras concorrentes, com o propósito de evitar fuga de audiência. Em vários momentos, a transmissão de Linense e Corinthians, que antecedeu o jogo do Morumbi foi interrompida, o que também se transformou em alvo de alguns protestos.

Reprodução/Instagram/chrisfloresnet
A apresentadora Cris Flores

Casca de banana
Entrou areia na negociação dos apresentadores da Record, pelo menos como um trio, com a Rede TV!. A solução de tudo deve sair ainda hoje.

Em relação ao Celso Zucatelli e Edu Guedes o acordo parece bem encaminhado, mas com a Chris Flores, não. Ela não está segura de que este será o melhor caminho para ela.

De um lado...
Vários integrantes do jornalismo da Band, com base no Rio de Janeiro, estão pedindo socorro.

Todos reclamam contra as péssimas condições de trabalho oferecidas e do pouco caso que os responsáveis dão aos problemas existentes.

... E de outro
Na Record, as queixas na numerosa redação de São Paulo são completamente outras. Fala-se abertamente que algumas chefias estão exorbitando no cumprimento das suas funções.

Estão indo muito além do que deveriam, achando que tudo devem e tudo podem.

Agora vai

Divulgação
Tiririca e o diretor do "Pânico", Allan Rapp

Principal contratação do "Pânico da Band" para esta temporada, o humorista e deputado federal Tiririca será apresentado oficialmente pela equipe neste domingo.

Está confirmada a sua presença, ao vivo, no programa e três quadros estão sendo desenvolvidos para ele.  

É preciso reconhecer – 1

Divulgação/Rede Record
Gugu entrevista Suzane Von Richthofen

Correta a postura do Gugu Liberato na entrevista da Suzane, arrancando dela tudo que era possível arrancar.

Nenhuma pergunta deixou de ser feita ou ficou sem resposta. Gugu soube se colocar e, de maneira muito segura, conduziu o trabalho do começo ao fim. Esteve longe de ser sensacionalista.

É preciso reconhecer - 2
Sobre o furo do Gugu, apresentando a entrevista com Suzane Von Richtofen em sua reestreia na Record, é necessário reconhecer o trabalho de toda a produção do programa e o esforço de dois profissionais da equipe em particular, Ana Carolina Volpe Vinhão e João Alves de Almeida, o Joãozinho.

Aliás, este eu conheço a competência de outros carnavais.

Em compensação
Não pegou bem a atitude de algumas chefias do Jornalismo da Record, que nenhuma interferência tiveram no assunto, em tentar chamar para elas o sucesso da entrevista.

Houve até casos de posts no Facebook, que depois de colocados com elogios indevidos e ataques imerecidos, precisaram ser deletados. Em situações como está, sempre é difícil acomodar e administrar o ego de tantos.

Procura-se
A Record está atrás de um apresentador para o "Power Couple", o reality de casais que será produzido ainda neste semestre. César Filho, que até aqui era única opção, deixou de ser.

O formato exige alguém em tempo integral, algo que o César não poderá oferecer por causa das suas funções no "Hoje em Dia".

Reality de figurino
Mateus Solano foi chamado pela Globo para apresentar o "Como Manda o Figurino", novo quadro do "Fantástico" que estreia em março.

Serão seis episódios, em que os concorrentes participarão de provas desenvolvidas por pessoas famosas com o desafio de criar um figurino para determinado ator em novela, teatro e programas da emissora. O único jurado fixo será o diretor de arte Giovanni Bianco, dono do estúdio GB65.

ESPN volta a transmitir o italiano
Depois de três anos, os canais ESPN voltam a transmitir jogos do campeonato italiano, já a partir deste sábado. Foi fechado um acordo com a Fox, detentora dos direitos aqui no Brasil, que prevê ainda a transmissão de jogos exclusivos.

Dia de visita
A jornalista Cynthia Benini esteve quarta-feira na Rede TV! em São Paulo.

Aproveitando que está afastada do SBT por um problema nos olhos, ela se reuniu com o vice da concorrente, Marcelo de Carvalho. O "futuro" foi a única explicação sobre o assunto tratado. 

Bate – Rebate

·       Pessoal do novo "CQC" vai passar o fim de semana fazendo pilotos...
·       ... E o indispensável pré-light do novo cenário.
·       Dani Calabresa, por sua vez, já está devidamente enturmada na Globo, participando normalmente das gravações do novo "Zorra".
·       O Futura está dando um capricho nos filmes. Neste sábado, às 22 horas, vai exibir "A Dama Oculta" (1938), de Alfred Hitchcock...
·       ... E domingo, no mesmo horário, será reprisado "O Anjo Exterminador", de Luís Buñuel...
·       ... Ambos contando com os comentários de Lorena Calabria e das participações da cineasta Laís Bodanzky e do crítico de cinema e DJ Marcelo Janot.
·       O "Encrenca", da Rede TV!, ganhou um respiro importante com o crescimento da sua audiência nas últimas semanas.
·       Anitta participou das gravações do programa "Chega mais", que estreia neste domingo, às 18h30, na Rede TV!...
·       Isto aconteceu horas antes do casamento de Fernanda Souza e Thiaguinho, e Anitta, convidada dos noivos, parecia contar os segundos para deixar o estúdio. Não estava legal.  
·        Wellington Muniz, o Ceará, vai dar sua versão sobre a saída do "Pânico", segunda-feira, na volta do "The Noite", inédito, no SBT.

Divulgação
Anitta grava o programa "Chega Mais" horas antes do casamento de Thiaguinho e Fernanda Souza

C´est fini
"Império" tem ainda mais duas semanas de exibição pela frente.

As suas gravações, envolvendo a participação de  praticamente todo o elenco, devem prosseguir praticamente até o penúltimo ou último dia. É mais um esquema montado de propósito para evitar o vazamento.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos