Telejornais precisam se livrar do velho modelo 3 por 4

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Reprodução/TV Globo

    "Jornal da Globo" se destaca dentre os formatos dos telejornais atuais

    "Jornal da Globo" se destaca dentre os formatos dos telejornais atuais

A notícia, com hora marcada está muito perto do fim na TV brasileira, e a queda de audiência registrada em nossos telejornais, dos mais aos menos importantes, não vem ocorrendo por simples obra do acaso.

É chegado o momento das nossas emissoras aceitarem como fato consumado o crescimento de outras mídias, que a todo o momento estão renovando e atualizando as últimas informações. Para os canais abertos, que também sofrem com a concorrência dos fechados, a busca por uma maior agilidade deve ser incessante, se houver interesse de reconquistar a atenção do público.

Esperar para ver no telejornal da noite o que aconteceu de manhã ou de tarde não tem mais cabimento algum. É preciso se adaptar a uma realidade que já está aí, prospectar novos modelos e deixar para o fim do dia um resumão ou apanhado de tudo que foi notícia.

Não por acaso o "Jornal da Globo" tem se destacado. Sempre apresenta um editorial curto, mas forte e preciso do William Waack, seguido da escalada, para depois entrar no noticiário com a participação de vários comentaristas e colunistas. Foge do 3 por 4 convencional.

Vale tudo

A briga entre Vildomar Batista e Homero Salles, domingo, na GGP, teve tudo que uma boa briga pode ter e mais alguma coisa.

Ainda se recuperando das consequências de um tombo de moto, o Homero queria bater no Vildomar com a bengala. A plateia que participava da gravação foi para ver um, mas levou dois espetáculos,

Todo mundo sabia...

Que os dois, Homero e Vildomar, no mesmo lugar, não tinha chance nenhuma de dar certo. E não deu.

E se é que existe algo de positivo, ainda bem que aconteceu antes da estreia, porque assim tem como arrumar.

Uma pista

Associado ao Tutinha, dono da Jovem Pan e do "Pânico", o empresário Walid Ismail é quem está negociando a transmissão do Jungle Fight com a Bandeirantes.

É um desejo que vem desde o ano passado. O anúncio oficial deve sair ainda no dia de hoje. A Globo está completamente fora disso.

Outra coisa

Também neste evento para anunciantes e imprensa, marcado para a hora do almoço desta terça-feira, a Bandeirantes irá confirmar a estreia da novela "Mil e Uma Noites" para 9 de março.

O mesmo dia da volta do "CQC" e da estreia de "Sete Vidas", às 18 horas, na Globo.

Paginação errada

O "Mega Senha", do Marcelo de Carvalho, além de ser uma das maiores audiências da Rede TV!, é um dos que mais fatura. Tem bons patrocínios.

Apresentado das 23 horas à 0h30 do sábado, ele descarrega toda a sua carga comercial na primeira meia hora. Não há santo que aguente. Tem que, até como respeito ao anunciante, distribuir melhor.

Data escolhida

A festa dos 50 anos da Rede Globo, que também irá servir para o lançamento da sua nova programação, está confirmada para o Rio de Janeiro, no dia 25 de abril.

Direção do Boninho, com a participação de todo o elenco da casa. O evento será transmitido logo após a exibição do capítulo de "Babilônia".

No ar

Desde este último fim de semana, a Globo colocou no ar as primeiras chamadas de "Babilônia", a substituta de "Império" na faixa das 21h.

Estreia confirmada para 16 de março.

Claudio Andrade e Thyago Andrade/Photo Rio News
Cinema tira Murilo Benício de novela

Verdadeiro motivo

Um filme, que ele começa a dirigir agora em março, foi a razão que levou Murilo Benício a desistir da sua escalação em "Favela Chic", novela do João Emanuel Carneiro.

Não teve outro motivo. Como se trata de um trabalho novo, ele pretende se dedicar inteiramente. É isso. E só isso.

Vai mudar

O próximo "Superstar" não irá apresentar novidades apenas no seu corpo de jurados com as substituições de Fábio Junior e Dinho, que irão ceder seus lugares para Thiaguinho e Paulo Ricardo.

Um músico, que ainda não foi escolhido, é quem irá fazer os bastidores no lugar da Fernanda Paes Leme.

Jogão

A ESPN Brasil transmite, ao vivo, nesta terça, a partir da 16h, o jogo entre Manchester City e Barcelona, de Neymar, Messi e cia, com narração de Paulo Andrade e comentários de Mauro Cezar Pereira e Paulo Calçade.

O Barcelona é responsável pelas maiores audiências na ESPN, juntamente com o Real Madrid e Chelsea.

Programa novo

O canal Esporte Interativo estreia no próximo sábado, às 10h45, o "Caminho do Pódio", com apresentação de Monique Danello e Radamés Latari.

Ao vivo, além de debater temas sobre os Jogos do Rio de Janeiro de 2016, eles sempre irão receber um convidado do mundo dos esportes olímpicos, no programa.

Bate - Rebate

·       O produtor da ESPN Frederico Marcondes, ou Fred como era conhecido, faleceu no último sábado aos 34 anos de idade...
·         ... Profissional brilhante e considerado por todos, sofreu falta de oxigenação no cérebro ao nascer e por consequência tinha dificuldades para falar e se locomover.
·       O novo integrante do "Pânico", Patrick Maia, foi uma das boas surpresas na volta do programa.
·       Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello passaram o último fim de semana selecionando o elenco de "Chaplin, o musical"...
·       ... Foram mais de 1200 inscritos, 400 selecionados para os testes e 21 pessoas irão compor o time final do espetáculo...
·       A estreia está prevista para maio, em São Paulo.
·       Na véspera do seu aniversário de 80 anos, José Macia, o Pepe, será uma das atrações do "Cartão Verde", hoje, na Cultura.
·       Luciana Gimenez, acompanhada do marido Marcelo de Carvalho, voltou domingo ao Brasil...
·       ... Os dois foram passar férias na Tailândia.
·       O ator Pedro Monteiro será um dos protagonistas da segunda temporada da série "Amor Veríssimo", do GNT, que estreia em 11 de março

C'est fini

A direção da Record trabalha com a certeza de que, até o fim desta semana, estará completa a escalação de "Escrava Mãe", a sua próxima novela em parceria com a Casablanca.

Os últimos testes serão realizados entre hoje e amanhã.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos