Globo, Record e Band começam os preparativos para disputar a Olimpíada

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Encerrado o carnaval, as grandes redes de televisão e os canais esportivos do cabo passarão a dispensar especial atenção à cobertura dos Jogos Olímpicos do ano que vem no Rio de Janeiro.

Como todo grande evento, são muitas as providências, desde a captação de patrocinadores à altura, que acabam por tornar o processo viável, até a execução do projeto, onde se inclui um pacote com inúmeras medidas a serem tomadas.

A Olimpíada vai estabelecer na aberta, como invariavelmente acontece na fechada, uma disputa que promete ser das mais empolgantes pela maior audiência. Globo, Record e Bandeirantes estarão envolvidas nesta transmissão em condições de absoluta igualdade. Por princípio, nenhuma delas terá alguma vantagem.

O que for feito por fora da imagem principal – a que é gerada pela empresa do Comitê Olímpico Internacional, como as câmeras exclusivas e o trabalho de equipe, é o que poderá fazer a diferença.

A competição das TVs também será algo que vai chamar muita atenção.

SBT de fora

Como é sabido, o SBT, depois de analisar cuidadosamente o assunto, decidiu sair dessa parada e não fará a transmissão da Olimpíada do Rio de Janeiro.
Fará apenas a cobertura jornalística, semelhante a que foi desenvolvida na última Copa do Mundo.

Fogo amigo

Tem uma zona de confronto muito forte, e de consequências bem comprometedoras, entre a direção do novo programa do Gugu, encabeçada pelo Vildomar Batista, com a equipe de produção.

É um clima de guerra. Ao que isso vai levar...

Recolher

Glória Perez não está marcando mais compromissos a partir de março.

Desde os primeiros dias deste próximo mês, ela pretende se envolver totalmente com a sinopse de uma próxima novela. Todo o seu tempo estará reservado para isso. O último trabalho da autora foi a série policial "Dupla Identidade".   

Números – 1

A novela "Escrava Mãe", escrita por Gustavo Reiz, terá exatos 39 personagens. A maioria deles já tem dono e a escalação está quase completa. É um número bem razoável, comparado com as novelas dos dias atuais, que sempre batem a casa dos 80 a 100 atores.

Mas num outro aspecto, serão movimentados cerca de 3 mil figurantes ao longo dos seus 150 capítulos. A produção está enlouquecida com isso.

Números – 2

O início das gravações de "Escrava Mãe" está previsto para maio, com três frentes de trabalho distintas.

A principal em São Paulo, outra em Limeira e mais uma nos estúdios de Paulínia.

Falta ela

A Record ainda não fechou a protagonista de "Escrava Mãe", que terá a produção da Casablanca.

O que não existe, efetivamente, é a definição de quem ficará com o papel, porque os testes realizados foram em número bem suficiente.

Fila das 7

O Fórum de Teledramaturgia da TV Globo, sob a liderança de Silvio de Abreu, já tem aprovada uma novela de Rosane Svartman e Paulo Halm para o horário das 7 da noite.

Nunca, como tem acontecido agora, foram oferecidas tantas oportunidades para jovens autores. Os dois, Rosane e Paulo, são os responsáveis pela atual temporada de "Malhação".

Divulgação
Na pele da personagem Abgail, Bianka Fernandes participará da segunda e terceira fases de "Os Dez Mandamentos", estreia da Record no dia 23. Entre outras funções na trama, ela vai trabalhar como lavadeira para Luciano Szafir.


Grade

Só a partir do dia 23 de março, na estreia de "Os Dez Mandamentos", a exibição das novelas na Record será antecipada para o horário das 8 e meia da noite.

Receberá do Marcelo Rezende e vai entregar para o "Jornal da Record".

Outro detalhe

É que também já está resolvido o que será levado ao ar às segundas e sextas-feiras, dias que a emissora não exibirá o programa do Gugu.

Às segundas, "Repórter Record Investigação", e nas sextas, filmes.

Uma geral

O "Agora é Tarde", do Rafinha Bastos, voltará ao ar a partir do dia 3 de março na Band.

Já a partir desta semana, a produção começa a trabalhar para acelerar as mudanças que o programa irá apresentar.

Bate – Rebate

•       A atriz Fernanda Rodrigues vai estrear um programa sobre festas infantis no GNT em março.
•       Mesmo fazendo suspense sobre o contrato, a Record já acertou com a Conspiração Filmes para produzir o programa da Xuxa...
•       ... Que será, caso tudo corra como se espera, inteiramente produzido no Rio de Janeiro.
•       Participação do Marcelo Adnet no "Encontro", da Fátima Bernardes, na semana passada, fez calar alguns dos seus críticos...
•       ... No melhor improviso, ele deu um show no programa, a ponto de arrancar elogios da apresentadora.
•       Depois dos dois primeiros capítulos, a novela "Babilônia", da Globo, substituta de "Império", irá se desenvolver nos tempos de hoje, inclusive abordando assuntos da atualidade...
•       ... O que estão ainda para acontecer...
•       ... Thiago Martins, por exemplo, será um atleta obstinado, que tem por grande objetivo disputar a Olimpíada do Rio.
•       A exemplo do que ainda acontece com "Verdades Secretas", do Walcyr Carrasco, que vem aí no horário das 11, também se faz segredo sobre o novo trabalho de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari...
•       ... Ninguém está autorizado a falar sobre o que a nova novela dos dois, na fila das 21 horas, irá tratar.

C´est fini

A cidade cenográfica de "I Love Paraisópolis" ainda recebe alguns retoques, mas impressiona pelo tamanho que ocupa na área do Projac.

Além de várias casas, tem até um campo de futebol.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos