Record tem que fazer televisão com quem entende de televisão

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Do UOL, em São Paulo

Na semana que passou a Record realizou mudanças na sua direção com o deslocamento de Júlio Casares para novas funções do comercial, ao mesmo tempo em que outras se efetivaram em posições estratégicas do seu Artístico e na Produção.

O problema é que a Record, por muito tempo, insistiu em "inventar" executivos, teimando em deslocar pessoas da sua igreja para cargos de comando na televisão. Um erro de princípio e que nada proporcionou de diferente até agora, a não ser os resultados que todo mundo sabe quais foram. Torraram uma verdadeira fortuna e a emissora nunca passou daquilo. Jamais se distanciou do SBT – sua principal oponente, cuja grade de programação, já de algum tempo, foi transformada num verdadeiro antiquário. O SBT só tem se sustentado graças à força do seu arquivo e por se valer de uma boa estratégia de grade.

Os erros cometidos pela Record ainda são absolutamente primários. Contratam pessoas, nomes até consagrados, para só depois tomar uma decisão do que eles podem fazer. Isto ocorrendo, sem haver projetos, é queimar o "santo" dinheiro.

Está aí o "Hoje em Dia" como exemplo mais recente. Ana Hickmann, César Filho e Renata Alves foram jogados numa tremenda fogueira, porque houve o entendimento de que eles, como novos apresentadores, poderiam salvar um programa antigo e desgastado pelo tempo. Milagre ninguém faz. Nem a Universal.

Corpo fora

O comando do novo "CQC" na Bandeirantes trabalha em ritmo forte nas mudanças que serão apresentadas no programa a partir de 9 de março.

E o que se ouve por lá, até com certa surpresa, é que  existe a intenção de não ter mais um repórter voltado principalmente para a cobertura política em Brasília, como era o caso do Noblat, por exemplo. Brasília não está animando nem o "CQC".

Primeiros pilotos

Depois de se reunirem para fotos, necessárias para o material de divulgação e do próprio programa, os integrantes do "CQC" se preparam agora para a gravação dos pilotos.

Os primeiros serão feitos imediatamente após o carnaval.

Quadros confirmados

Ainda a propósito do "CQC", dois quadros do "velho" serão mantidos no novo programa: o "Proteste Já", agora com Juliano Dip, e o "CQTeste", provavelmente com Rafael Cortez.

Mas só eles. No mais, tudo novo.

Bilhete cancelado  - 1

Envolvida atualmente com as gravações finais de "Boogie Oogie" na Globo, Letícia Spiller, está confirmada também como vilã de "I Love Paraisópolis", próxima novela das sete.

Só que, ao contrário do que fora anunciado, ela não participará das gravações em Nova York, que terão início em 23 ou 24 de fevereiro. Estava tudo certo para isso, mas alguém deu o contra.

Bilhete cancelado - 2

Se dependesse apenas de Letícia Spiller, ela entraria no voo e encararia tudo numa boa porque está apaixonada pela personagem da trama de Alcides Nogueira e Mário Teixeira.

A Globo, no entanto, entende como necessário o descanso, ainda que muito rápido, para se desligar completamente de um trabalho e começar a pensar no outro.

Produção

Ao mesmo tempo que o cenário do programa vai sendo remontado, a produção do "MasterChef" está trabalhando no casting da próxima edição. Já existe uma pré-seleção.

Início das gravações em abril  para estrear em maio.

Agora vai

De acordo com a Record, vai acontecer, finalmente, a viagem da Sabrina Sato ao Japão para uma série especial de gravações. E será logo depois do Carnaval. Internamente, trabalha-se com o dia 23 agora, ainda em fevereiro.

Sabrina deixará material inédito para exibição na sua ausência.

Está dentro

Divulgação
O ator português Pedro Carvalho fará um dos protagonistas de ?Escrava Mãe? na Record. Miguel será o seu personagem. Após assinar com a emissora, ele voltou para Portugal e aguarda chamado para o início de gravações.

Roger Gobeth é mais um nome fechado para o elenco de "Escrava Mãe", novela da parceria Record e Casablanca.

As gravações começam em maio, com direção de Ivan Zettel. 

Demora um pouco

A direção da Bandeirantes está sem pressa nenhuma para definir o elenco do próximo "A Liga".

O programa de acordo com o desenho da nova grade, só será exibido a partir de setembro. Até lá tem muito tempo.

Como fica?

Ninguém, na Record, sabe como vai ficar a situação do deputado Celso Russomano. A sua participação, no "Programa da Tarde", de terça a quinta, tem se limitado a entrada de um link de Brasília. A repercussão não é a mesma.

Não bastasse isso já existe a certeza que ele, Russomano, vai sair  candidato à Prefeitura de São Paulo no ano que vem.

Bate – Rebate

·       O Carnaval e a festa do "Oscar" na Globo mandaram o "Planeta Extremo" para o chuveirinho. Só volta em 1° de março...

·       ... Aliás, a equipe do programa comemorou muito o recorde de audiência do último domingo: 13 de média com 38% de share, em São Paulo.    

·       No SBT ninguém informa se haverá ou não uma próxima edição do quadro "Os paranormais", no "Domingo Legal"...

·       ... O primeiro não foi lá essas coisas.

·       Protagonista da novela "Alto Astral", Sérgio Guizé, o Caíque, não vai ficar muito tempo parado após o encerramento desta novela...

·       ...  O nome dele já aparece em várias listas da emissora, para futuros trabalhos.

·       A atriz Janaina Ávila, responsável pela seleção e supervisão da minissérie "Conselho Tutelar", deixou a Record e fechou com a produtora Panorâmica. 

·       Mauro Naves, em férias na Globo, foi viajar com os filhos. Depois das Bahamas, chegou a Orlando.

·       A propósito de repórter esportivo, é digno de destaque o trabalho do Felipe Diniz no SporTV...

·       ... Tem sempre se destacado nas transmissões e na cobertura do dia a dia.

C´est fini

Tiago Leifert vai participar da cobertura dos desfiles da Marquês de Sapucaí, na Globo, a exemplo do que aconteceu no ano passado.

Apenas por isso é que o seu retorno, depois do "The Voice Brasil" e das férias ainda não aconteceu no "Globo Esporte" de São Paulo.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!   

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos