Record troca experiência por beleza no seu jornalismo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

O jornalismo da Record, já de alguns dias, vive a expectativa de novas demissões, que desta vez tem como alvo e número exato 14 repórteres das mais diversas editorias, previsto para acontecer ainda no decorrer deste fevereiro. E como se trata de algo que todos avaliam como irreversível, o ambiente é o pior possível. Nem poderia ser diferente.

Os demitidos, segundo as mesmas fontes, serão substituídos por jovens valores, homens e mulheres de boa aparência – que, traduzindo, significa bonitos, entre 20 e 24 anos.

O que se informa é que existe o desejo de dar uma renovada no vídeo, daí a troca dos velhos pelos novos. Será que esta é a fórmula mais correta? Pelo menos as grandes redes internacionais de notícias entendem e procedem de outra maneira, fazendo prevalecer critérios diferentes.

Lá fora, a rodagem, o conteúdo e a experiência ainda contam muito e são imprescindíveis nos mais diversos setores, inclusive na formação daqueles que estão começando. A se confirmar, será uma outra medida das mais lamentáveis.

Como se fosse a primeira vez

Benedito Ruy Barbosa está entre surpreso e emocionado com o sucesso da novela "O Rei do Gado".

Em cartaz no "Vale a pena ver de novo", na Globo, o retorno oferecido a ele é semelhante ao de uma primeira exibição. O telefone não para de tocar depois da exibição de cada capítulo.

Primeiros trabalhos
O diretor Mauro Mendonça Filho marcou para dia 23 deste mês, portanto, logo após o Carnaval, a primeira reunião e leitura de texto com todo o elenco de "Verdades Secretas". É a nova novela de Walcyr Carrasco para a faixa das 23h da Globo, trabalhando com Otávio Martins como colaborador.

O elenco

AgNews/Montagem
Rodrigo Lombardi, Deborah Secco, Gianecchini, Marieta Severo e Eva Wilma estão no elenco de "Verdades Secretas", novela de Walcyr Carrasco

"Verdades Secretas" já tem o seu elenco praticamente definido. Faltam ser preenchidos alguns poucos papéis.

No mais, estão confirmadas as presenças de Rodrigo Lombardi, Deborah Secco, Reynaldo Gianecchini, Marieta Severo, Eva Wilma, Rainer Cadete, Genésio de Barros, Yasmin Brunet, Camila Queiroz, Raphael Sander, Lua Blanco, Luiza Valdetaro, Mouhamed Harfouch, Guilhermina Guinle, Christian Villegas, Ana Lúcia Torre, João Cunha e Adriano Toloza.

Letícia acertada
Letícia Wiermann teve acertado o seu ingresso no Fox Sports. Contrato assinado.

A informação já é confirmada pela emissora, assegurando que a sua estreia irá acontecer logo depois do Carnaval.

Primeira delas
A direção da Rede TV! passou os últimos dois dias discutindo a nova grade de programação. A mudança mais importante, e que já foi aprovada pelas partes envolvidas, é a inversão de horários da igreja com o "Rede TV News".

E o meu? – 1
Não chega a ser surpresa para ninguém o fato de atores da Globo e dos que passaram por suas produções estarem reivindicando seus direitos por conta das reprises no Viva. Todos esperam que não se faça disso uma novela.

E o meu? - 2

Aliás, o mesmo Viva tem reprisado o "Planeta Xuxa". A diretora do programa, Marlene Mattos, que até agora não foi procurada por ninguém de lá, já está em processo de aquecimento. Deu sinais bem visíveis de que também irá atrás do seu.

Tudo ao vivo
A Record não vai dar um breque no "Hoje em Dia" na segunda ou terça de Carnaval e nem mesmo permitir que o programa entre com gravações. Vai tudo ao vivo.

A propósito...
Assim como a Globo vem procedendo no "Encontro", da Fátima Bernardes e no "Vídeo Show", os programas diários da Record também não terão mais férias coletivas. Elas sempre serão individuais e em períodos distintos.

O que será?
A Record anunciou a sua nova grade, ainda existe o caso da Xuxa, mas ninguém até agora fala coisa nenhuma sobre o "Programa da Tarde". Se para ou continua.

O que para os seus apresentadores, Ticiane Pinheiro e Britto Junior, embora com contratos na casa, representa uma insegurança muito grande.

Rema, rema, rema, remador
Na quarta-feira a transmissão de Santos e São Paulo na Band, pelo Campeonato Paulista, alcançou o segundo lugar com 8 de média e 13% de share. Mas atente para o detalhe: o "Show da Fé" passou para o futebol com 0.5.

Enquanto isso, na Globo, a "entrega" para a "Libertadores" foi de 38 pontos. Deu 20 de média e 34% de share. Fica aí a certeza que o estrago causado pela igreja só é compensado pelo dinheiro que entra no caixa.

Bate – Rebate
•       Está cada dia mais insustentável a situação da Chris Flores na Record por causa das declarações feitas após sua saída do "Hoje em Dia"...
•       ... Parece que com ela não existe o desejo de se fazer acordo nenhum. E muito menos pensar num próximo projeto...
•       ... A situação do Celso Zucatelli é parecida. O seu aproveitamento, se acontecer, será no Entretenimento...
•       ... No jornalismo, jamais.
•       O único que parece livre, em meio a toda essa saraivada de golpes, é o Edu Guedes...
•       ... Ao contrário dos casos da Chris e Zucatelli, a situação dele é diferente.
•       Nadja Haddad também foi confirmada na cobertura do carnaval do SBT na Bahia...
•       ... Ela e o Murilo Couto. A Lívia Andrade, como vai desfilar em São Paulo, só irá participar das transmissões a partir de domingo...
•       ... A esta equipe irá se juntar o Léo Sampaio, especialista do carnaval baiano. 
•       Um mal-humorado coruja cor-de-rosa que flutua sob pés azuis é tema da animação "Coruja e a Bicharada", que estreia em 16 de fevereiro no canal Gloob.

C´est fini
A partir deste domingo, o programa da Eliana no SBT vai abrir um espaço para que as pessoas possam procurar parentes desaparecidos, com direito a depoimentos. A ideia surgiu em função de uma entrevistada do quadro "Força do Bem", que estará no mesmo programa e possui uma ONG que auxilia pessoas nesta mesma situação.    

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos