O Carnaval na TV está a cada ano mais sem graça

Flávio Ricco

Flávio Ricco

TVs ignoram blocos de rua no Carnaval
Veja Álbum de fotos

É de chamar a atenção a mesmice observada pelas emissoras de televisão na cobertura de todo Carnaval. Vai ano, vem ano e nada consegue ir além das escolas de samba do Rio e São Paulo ou do que acontece em Salvador e Recife, com a participação especial de Olinda, graças aos generosos repasses das suas prefeituras.

Antes ainda existiam os bailes, que consagraram coberturas de Bandeirantes e SBT, mas de uns anos para cá nem mais isso. O que sobrou é a indolência de sempre, com insignificantes variações em suas transmissões, mas que em nada surpreendem o público em casa ou servem para atrair novos anunciantes.

Material existe, basta verificar a quantidade de blocos que desfilaram no Rio e em São Paulo só no último fim de semana. Alguém já se deu conta de saber quantas pessoas saíram às ruas e foram envolvidas? E qual foi a emissora que se interessou em fazer qualquer coisa mais profícua do que apressados flashes em seus telejornais? Não esperem por nada de novo no Carnaval às vésperas. Tudo será exatamente como foi no ano passado, e no outro, no outro...  

No ponto
Absolutamente precisa e esclarecedora a entrevista do Paulo Renato Soares com Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e agora na Petrobrás, levada ao ar no "Jornal Nacional" e "Jornal da Globo" de terça-feira. Nada ficou de fora ou deixou de ser perguntado. Deu aula.

Outro acerto
Verifica-se que a Band fez uma excelente escolha ao definir Paloma Tocci como substituta da Ticiana Villas Boas no "Jornal da Band".

Ela tem se mostrado muito segura no posto. É mais que uma boa surpresa.

Reprodução/Instagram/calabresadani
Dani Calabresa, que fará sua estreia na Globo no programa "Zorra Total"


Primeiro dia
Hoje, quinta-feira, vai ser o primeiro dia da Dani Calabresa nas gravações do "Zorra Total" na Globo. Para pegar melhor embalo e se soltar aos poucos, ela fará apenas uma cena em estúdio com o ator Antonio Fragoso.

De volta
O humorista Welder Rodrigues, integrante do grupo Os Melhores do Mundo e atração do "Tá no Ar", acaba de acertar seu ingresso no novo "Zorra Total". Negócio  rápido. Ele também já começa a gravar o programa no dia de hoje.

Welder, vale lembrar, fez o divertido Jajá, da dupla com Juju (Adriana Nunes), no próprio "Zorra".

Outro lado - 1
A respeito da nota "Novo programa de Tom Cavalcante tem bastidores tumultuados no Multishow", publicada no dia 10,  o roteirista Fernando Salem procurou a coluna com uma outra versão para o caso.

Há, segundo ele, uma diferença importante entre o que foi noticiado e o que verdadeiramente aconteceu.

Outro lado – 2
A explicação vem nas próprias palavras do roteirista Salem, assegurando que, em vez de dispensada, a sua equipe é que se afastou: "Posso afirmar, parafraseando o autor, 'com necessária segurança' que a equipe se desligou do projeto por iniciativa própria em função de divergências nos métodos e fluxo de aprovação dos roteiros", declara.

Basquete
Rafinha Bastos e Zé Luiz, da Rede TV! e 89 FM, serão comentaristas convidados das transmissões do "All Star Weekend" neste final de semana (13 a 15) na ESPN.

O Zé vai comentar o "Jogo das Celebridades", amanhã, sexta, a partir das 22 horas, enquanto o Rafinha irá participar do "All-Star Saturday Night", no sábado, às 11 da noite.

Cheirando a tinta
A Band já colocou em construção o cenário do novo "CQC". A concepção será a mesma do anterior, mas o projeto prevê mudanças de cores e leve alteração na bancada.  

Mais uma baixa
A repórter Naty Graciano teve seu contrato com a Band rescindido nesta quarta-feira (11) e, portanto, está fora da nova temporada do "CQC". Os rumores de que ela estaria fora do programa aumentaram quando, ao contrário dos demais integrantes, Naty não foi chamada para fazer fotografias ou gravar chamadas.

Atriz, nascida em Jundiaí (SP), Naty estreou no "CQC" em março de 2014 para substituir Monica Iozzi e seu contrato ia até dezembro de 2015.

Zé Paulo Cardeal/Globo
Bruna Marquezine participa do "Altas Horas"

Intervalo
Bruna Marquezine conseguiu uma pausa nos trabalhos de "I Love Paraisópolis" e gravou o "Altas Horas" que a Globo exibe neste sábado.

O programa é um especial dos anos 2000 e recebe também Vanessa da Matta, Gustavo Kuerten, Daiane dos Santos, Bonde do Tigrão, Marcelo D2 e MC Marcinho.

Acordo desmentido
No começo da semana surgiram rumores de um acerto da Espn com a Jovem Pan, nos mesmos moldes dos que ela já fez com Eldorado e Capital, para ficar responsável por toda a sua programação esportiva.

A JP, consultada, assegurou que não há nenhuma negociação em andamento e, pela Espn, João Palomino também assegurou que não existe nenhuma verdade nisso. Que nada foi tratado por ele ou qualquer outro diretor. Portanto...

Bate – Rebate
•       Depois de "Felizes para sempre?", o ponto de interrogação vai demorar a aparecer em títulos de séries da Globo...
•       ...Ou talvez nem apareça mais.
•       ...A área de chamadas e os próprios apresentadores jamais chegaram a um acordo. 
•       Sophia Abrahão vai ganhar mais espaço em "Alto Astral".
•       Saulo Fernandes será o destaque do "Esquenta", da Regina Casé, neste domingo...
•       ... O cantor vai receber uma homenagem pelos seus 20 anos de Carnaval.  
•       Zico vai comentar PSG e Chelsea, na próxima terça-feira, pelo Esporte Interativo.
•       A TV Cultura também vai fazer o Carnaval no Recife...
•       ... Mas é ou não é muita falta de imaginação...
•       ... O Carnaval de lá é sempre muito bom, mas será que vai ter pra tanta televisão?

C"est fini
Salvo alguma mudança de última hora, a estreia de "Os Dez Mandamentos", na Record, faixa das 20h30, irá ocorrer em 23 de março, uma segunda-feira. É com essa data que a emissora está trabalhando. "Vitória", novela de Cristianne Fridman, dentro desse planejamento, terá seu último capítulo exibido no dia 20 daquele mês.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos