A TV também torce por um futebol melhor em 2015

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Vitor Silva / SSPress

    Zagueiro Roger Carvalho marcou o gol da vitória sobre o Boavista, em São Januário

    Zagueiro Roger Carvalho marcou o gol da vitória sobre o Boavista, em São Januário

Neste último fim de semana, voltou a rolar a bola dos campeonatos estaduais e na mesma medida em que dirigentes, imprensa e os próprios torcedores aguardam um melhor desempenho do futebol brasileiro na temporada que se inicia, a mesma expectativa existe por parte das emissoras de televisão diretamente envolvidas.

O ano que passou foi um dos mais trágicos da história, daqueles que todos querem esquecer ou fazer que não existiu. A audiência regional caindo a cada rodada, após o fracasso da Copa do Mundo, apontou com uma visibilidade ainda maior o desinteresse do telespectador nas competições aqui promovidas.

Curioso é que, em contrapartida a isso, os canais fechados observaram um crescimento importante em seus resultados, graças à transmissão dos campeonatos de fora – especialmente o alemão, inglês e espanhol - e a ampliação do noticiário dos torneios realizados na Europa.

Para as emissoras de TV, como uma luz no fim do túnel, a "Libertadores" sempre aparece com a melhor das perspectivas, pelas participações de grandes clubes representando diferentes regiões do país, como são os casos de Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, São Paulo e o Corinthians, que ainda precisa passar pela fase classificatória.

É uma torcida para um 2015 muito mais feliz.

Chama o doutor

Anderson Borde/AgNews
As atrizes Leandra Leal (Cristina), Dani Barros (Lorraine), Josie Pesso (Du) e Lília Cabral (Maria Marta) durante gravação de "Império"

Repare como em cada capítulo de todas as novelas sempre aparece alguém falando sozinho. Cada dia mais. É uma birutagem quase completa.

O pensar alto não é mais coberto com a voz do ator ou atriz em off para não se perder tempo, e com isso optou-se  por transformar todos em malucos à beira do hospício. Em "Império", por exemplo, tem um monte de gente meio assim.

Ponto de interrogação

Existe uma enorme preocupação no Recnov, da Record, quanto ao que poderá ser produzido lá no segundo semestre, assim que se encerrarem as gravações de "Os Dez Mandamentos". A ociosidade é um risco.

De qualquer maneira, trata-se de algo que a direção da emissora poderá esclarecer aos presentes, na quinta-feira (5), durante a festa de lançamento da sua nova programação em São Paulo.

Em pandarecos

Divulgação/RedeTV!
Gianluca Perino, p solteiro do "The Bachelor"

Depois de concluídos os trabalhos no local, uma equipe da Rede TV! foi encarregada de devolver ao dono a mansão do Morumbi usada para as gravações do "The Bachelor".

Problema. Houve um quase desmanche em seus interiores, com estragos nos tapetes, estofados e manchas nas paredes.

Diante disso...

Com o apontamento de todas as avarias causadas pelo programa, a direção da Rede TV! se comprometeu a fazer a reforma completa e entregar o imóvel nas mesmas condições que o encontrou, aliás como estabelecido em contrato.

O penúltimo episódio do "The Bachelor" foi realizado em Punta del Este. A final será gravada em Fortaleza.

Ainda sobre o assunto, a emissora, consultada pela coluna, negou destruição no local.

Encontro da novela
O SBT ainda não se posiciona oficialmente sobre o início de gravações de "Cúmplices de um Resgate", sua próxima novela, mesmo porque, antes de tudo, há a necessidade de colocar um ponto final nos trabalhos de "Chiquititas".

De qualquer forma, o elenco já está praticamente fechado e a primeira "leitura de mesa" acontecerá nesta segunda-feira (2), na Anhanguera.

Ex-Menudo
O ex-Menudo Johnny Lozada, hoje apresentador, e que atuou na versão mexicana de "Cúmplices de um Resgate", virá ao Brasil em julho.

Mas, uma coisa não tem nada a ver com a outra. A princípio, ele estará por aqui apenas para cumprir outros compromissos profissionais.

Só por acaso
A vida dá voltas interessantes. Paulo Franco estava na Record, em sua primeira visita, e a Casablanca também estava na Record.

Paulo Franco foi para a Fox, a Casablanca também foi. E agora, Paulo Franco voltou para a Record e a Casablanca também voltou. Parece que eles se perseguem. Ou não conseguem viver um sem o outro.

Descoberta da Paolla
Com tanto estardalhaço, parece que a beleza da Paolla Oliveira foi descoberta depois de "Felizes para sempre?". Mas é o caso de perguntar, a Paolla não foi sempre assim, bonita?

A diferença é que em seus últimos trabalhos, tem mostrado que também é talentosa. E corajosa... Nessa Danny Bond, cumprindo bem o papel, ela se jogou com tudo. Vestiu a personagem.

Resquícios
A ida de Rafael Cortez para a bancada do "CQC" irá motivar uma outra mexida no quadro de repórteres do programa.

Afinal, todos esperavam – como no princípio foi anunciado - que ele fosse voltar apenas como repórter.

É comigo mesmo

Marcelo Brammer e Paduardo / AgNews
Rafinha Bastos ficará apenas no "Agora é Tarde"

Diego Guebel, diretor-geral de conteúdo da Band, diante das muitas versões que surgiram para o fato, chamou para ele a iniciativa de deixar Rafinha Bastos de fora do "CQC" e continuar se dedicando ao "Agora é Tarde".

Depois de uma melhor avaliação, segundo Guebel, chegou-se à conclusão que essa superexposição seria ruim para todos. Para os dois programas e para o próprio Rafinha.

Bate – Rebate

  • Teledramaturgia da Globo pretende fechar, nas duas próximas semanas, o elenco de "Verdades Secretas", a nova novela de Walcyr Carrasco...
  • ... Na verdade, não falta muita coisa para isso. O autor e o diretor Mauro Mendonça Filho já definiram a maioria dos papéis.
  • O cancelamento da Indy, em Brasília, não será tão cedo digerido pela alta direção da Bandeirantes...
  • ... Foi uma verdadeira bomba que caiu sobre todos e de consequências ainda imprevisíveis...
  • ... Muitas reuniões, desde a noite de quinta-feira, estão sendo realizadas, para se chegar a uma conclusão sobre as medidas que serão tomadas...
  •   ... Não se trabalha, de maneira nenhuma, com a possibilidade de deixar por isso...
  • ... Mas é o caso de perguntar como um governo, com tantos problemas – inclusive com salários atrasados, poderia se responsabilizar por uma corrida de automóveis?
  • O "Bem, Amigos!", depois das férias, volta ao ar nesta segunda (2) no SporTV, com apresentação de Galvão Bueno e o técnico Tite como entrevistado...
  • ... Galvão vai narrar Corinthians e Once Caldas, nesta quarta (4), direto do Itaquerão, pela primeira fase da Libertadores...
  • ... A Globo vai mostrar o jogo apenas para São Paulo. Ao lado dele estarão os comentaristas Walter Casagrande e Arnaldo Cezar Coelho.   

C´est fini
Foi só uma simples coincidência a sugestão da coluna, porque com toda certeza a direção da Bandeirantes já tinha pensado nisso muito antes.

Fato é que já nesses próximos dias, como novidade, o cenário do "Brasil Urgente", do Datena, vai ganhar uma cadeira. Com três horas de programa, ele vai poder sentar quando bem entender.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos