Acomodação existente levará GfK ratificar resultados do Ibope

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação

    Concorrentes desistem de disputar liderança com a Globo

    Concorrentes desistem de disputar liderança com a Globo

Muito mais do que aceitar, redes importantes, como SBT e Record, se acomodaram à ideia de que nem devem mais brigar com a Globo pelo primeiro lugar. Revelam, através de uma imobilidade quase absoluta, que não têm mais essa ambição.

Como que um jogar de toalhas, simplesmente aceitaram a superioridade da concorrente ou passaram a entender que a vida delas deve ser assim mesmo e pronto. Todas as demonstrações nos levam a esta certeza, a começar pelo estardalhaço que promovem, qualquer uma das duas, por ocasião de uma eventual vice-liderança, conquistada por um programa qualquer, ou na própria média-mês. Até as chamadas "assessorias de guerrilha", como novidade recente, foram criadas para desmontar os resultados da principal concorrente.

E todas as fichas de Record, SBT e até mesmo Band e Rede TV!, em outro pavoroso engano, são apostadas na chegada da GfK, como se tão somente isso poderá promover alguma alteração importante na ordem das coisas.

Ao contrário. A tendência é que se ratifiquem os resultados do Ibope, porque a única que até agora tem se preocupado em aumentar a produção de qualidade é a própria Globo, não por causa de alguma concorrente – acho que nem se incomoda mais com nenhuma, mas fazendo valer os motivos do seu cinquentenário.

Olha só

Edu Moraes/Record
Os apresentadores Celso Zucatelli, Chris Flores e Edu Guedes


Telespectadoras da Record criaram um grupo nas redes sociais para reivindicar a volta dos antigos apresentadores do "Hoje em Dia".

Querem, porque querem, fazer valer os seus protestos e promover os retornos de Chris Flores, Celso Zucatelli e Edu Guedes. Sabe o que isso vai adiantar? Nada.

Insuportável

É de irritar até o mais santo dos cristãos o péssimo trabalho oferecido pela maioria dos canais pagos.

O Cinemax, a cada filme, como aconteceu agora com o do Harry Potter, foi ao cúmulo de interromper a sua exibição a cada 15 minutos, para intervalos de 10 min. Não há paciência que resista. E o assinante, que não tem a quem reclamar, ainda paga por isso.

Outro desrespeito

O início de cada "Domingo Espetacular", na Record, já de algumas semanas, é interrompido a cada 5 minutos para entrada de intervalos.

Há sempre o interesse de pagar todos os comercias no começo, para depois não interromper mais.

Cópia descarada

O "quadro do chapéu", do Raul Gil, é o mais copiado da televisão, em diferentes formas e variações.

Mas nenhum tão descarado, melado e de tão péssimo gosto como o do "Domingo Legal". Funciona, em sua forma mais criativa, com base em torta na cara da fotografia.

RR em novo horário

Divulgação
R.R. Soares

 
O programa "Show da Fé", comandado diariamente por RR Soares na Bandeirantes, com início às 20h25, vai mudar de horário e passará a ser exibido às 21h20, a partir de segunda-feira, 2 de fevereiro.

A mudança de horário do religioso acontecerá devido à estreia da novela turca "Las Mil y Una Noches", admite a emissora depois de consultada.

A grade, em fevereiro, ficará assim: "Jornal da Band" – 19h20; "Glee" – 20h20; "Show da Fé" – 21h20, e "Os Simpsons" – 22h15.

Já em março, mês de estreia da nova grade, a novela – com uma hora de duração – entrará às 20h20 no lugar de "Glee", seguida de "Show da Fé", "Os Simpsons" e as atrações do Prime Time, como "CQC" e "A Liga".

Nas noites de quarta-feira, devido ao futebol, "Las Mil..." terá uma duração menor, de cerca de 30 minutos.     

Acelerando o passo

Para tornar tudo isso possível, a direção da Bandeirantes está empenhada em acelerar os trabalhos de dublagem.

Há um grande otimismo em torno do que a novela poderá alcançar por aqui, considerando o seu sucesso nos países vizinhos. Foi muito bem no Chile, passando "Avenida Brasil",  e agora está arrebentando no El Trece, da Argentina, superando "Amor à Vida".


Uma coisa é uma coisa...


A Globo vai recriar a favela de Paraisópolis no Projac, Rio, especialmente para as gravações da próxima novela das sete, "I Love Paraisópolis", substituta de "Alto Astral".

De acordo com a equipe, será uma das maiores cidades cenográficas já construídas. 

... Outra coisa é outra coisa

Mesmo em se tratando de um dos projetos mais ousados para as novelas da Globo, o roteiro de externas de "I Love Paraisópolis" foi mantido.

Em nada será neutralizado o trabalho da sua produção em São Paulo.

Lançamento 

Munir Chatack/Divulgação
Marina Moschen no centro de São Pedro do Atacama, no Chile

Marina Moschen, modelo e atriz, será uma das apostas da Record na novela "Os Dez Mandamentos".

Na primeira fase da produção, ela fará Amália. Em seguida, Lisandra Souto assumirá a personagem.

Precedente

Nessa mudança de PJ para CLT em andamento na Record, alguns jornalistas reclamam que tiveram seus salários reduzidos, enquanto outros, sabe-se lá por que, não tiveram os vencimentos atingidos.

A coisa sempre vem. É algo que abre um perigoso precedente para futuras ações trabalhistas.

Nova temporada

Duarte Roriz/ GNT
Ricardo Tozzi participa do ?Além da conta?, do GNT, com Ingrid Guimarães

Ricardo Tozzi é o convidado de Ingrid Guimarães no "Além da conta" que irá ao ar nesta quarta-feira, às 22h30, pelo GNT.

A segunda temporada do programa foi inteiramente  gravada em Miami e neste episódio, o tema são os produtos eletrônicos. Ingrid fala ainda sobre um grande problema gerado pelo consumo, o lixo eletrônico, em entrevista com Luiz Rodrigues, da ONG de meio-ambiente Ecomb.

Waine Camargo/Rede TV!
O primeiro "Luciana By Night", inédito de 2015, vai ao ar nesta terça-feira. Luciana Gimenez entrevista Rubinho Barrichello


Bate – Rebate

•        Sábado próximo, 31,a TV Verdes Mares vai mandar celebrar uma missa no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, para comemorar os seus 45 anos...
•       ... O padre Marcelo Rossi foi chamado especialmente para a ocasião.
•       Além de Salvador e Recife, a programação do Band Folia irá incluir, uma vez mais, a região de Vitória (ES).
•         Andrea de Nóbrega vai voltar com o quadro "Nova Rica" no programa "A Praça é Nossa"...
•       ... As suas primeiras gravações estão previstas para o começo de fevereiro.
•       Paolla Oliveira é a primeira atriz a fazer parte do casting do 9inewpp.
•       Só a partir deste começo de fevereiro o "Programa do Jô", em seus interiores, começará ganhar novas formas e contornos...
•       ... Ao lado do diretor Willem van Weerelt, o próprio Jô passará a se envolver diretamente com o assunto...
•       ... A expectativa é saber a que proporções serão essas mudanças.
•       Elizabeth Pacheco, repórter da Globo News, em São Paulo, merece ter o seu trabalho acompanhado...
•       ... São sempre muito boas as suas intervenções.
•       O episódio de estreia do "Planeta Extremo", domingo na Globo, marcou 11 pontos de audiência e 30% de participação em São Paulo...
•       ... Índice quase três vezes maior que a audiência da segunda e da terceira colocadas.

C´est fini

Com relação ao "The Bachelor", o programa chega ao fim com reclamações de parte da equipe. A primeira casa escolhida foi abandonada, após problemas e insegurança.

Alguns brincam que, ao final, o Gianluca vai acabar entregando a rosa para o Fábio Arruda.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos