A televisão tem mania de omitir nomes das pessoas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Reprodução/TV Globo

    William Bonner no "Jornal Nacional"

    William Bonner no "Jornal Nacional"

De maneira geral, mas na TV Globo em particular, parece que ninguém acaba com a mania de não identificar as pessoas que aparecem no ar.
Isto, antes de ser caracterizado como falha jornalística elementar, é uma tremenda falta de educação. E uma imperfeição que se observa todos os dias, especialmente nos telejornais, quando o assunto requer ou precisa ser completado com o povo-fala.

Partindo do princípio que toda e qualquer pessoa se vê obrigada a assinar um documento para autorizar o uso da sua imagem, qual a dificuldade ou o trabalho que dá colocar o nome e sobrenome de cada uma?

Se isso é feito, em caracteres, para com o repórter, cinegrafistas, editores e demais profissionais envolvidos, nada justifica não mencionar aqueles que são convidados a participar da matéria. É o mínimo.

E, para não dizer que não falei de flores, em sua abertura na terça-feira, o "Jornal Nacional" fez uma reportagem muito boa e quase completa, explicando tudo sobre o aumento dos combustíveis. Só faltou identificar os que foram chamados para dar opinião. Custava?

Só o básico

Photo Rio News
Bruna Marquezine faz aulas de krav-maga para novela


Em "I Love Paraisópolis", a personagem de Bruna Marquezine irá recorrer a uma técnica de lutas, a krav-maga, quando houver a necessidade de fazer a segurança de duas crianças. Está tomando até algumas aulas.

Mas as cenas de luta não serão o ponto forte da personagem, até porque, cá entre nós, não têm a menor graça. Ou até tem, com o Jackie Chan. Mais ou menos, também.

Fica aqui

Para evitar outras desagradáveis surpresas em seus quadros, a Espn tratou de convocar todos os jornalistas da casa e renovar antecipadamente os contratos de cada um.

É quase como aquela antiga propaganda de um televisor: até a Copa de 2018. Lembra?

Vai reprisar

O SBT exibe no próximo sábado o último episódio inédito da série "Patrulha Salvadora", que foi uma das suas boas realizações no ano passado.

A partir daí, o programa será mantido no ar, mas com reprises.

Nova grade

Todas as novidades relacionadas à nova programação da Bandeirantes serão anunciadas na segunda quinzena de fevereiro, durante um Evento de Grade, para o mercado, que acontecerá na capital paulista.

À frente de tudo, ou como dupla avançada, Diego Guebel e Marcelo Meira.

Movimento parecido

A Rede TV!, dentro das suas possibilidades, também se prepara para colocar em prática um trabalho semelhante.

Logo depois do carnaval, serão anunciadas mudanças na sua grade de programação.

Marca histórica

Artur Meninea/TV Globo/Divulgação
Os atores Rafael Vitti, Isabella Santoni e Guilherme Hamaceck


Nesta quinta-feira, "Malhação" atinge a respeitável marca de 5 mil episódios, em sua vigésima segunda temporada no ar. Para a cineasta Rosane Svartman, que divide com Paulo Halm o roteiro desta edição, a duração do programa é resultado de constante renovação.

"O frescor de novas narrativas, novos atores, pra mim é o que garante essa longevidade", declara.

O dia seguinte

Em relação à equipe da Marília Gabriela no SBT, a ideia é realocar todo mundo, após o anúncio da sua saída. Nada muito complicado, porque o time era composto por uma produtora, uma coordenadora, um estagiário e um editor.

No caso da diretora, Maria Helena Amaral, ela seguirá com a Gabi no GNT.

Ficou assim

A repórter Cristina Serra inicia em fevereiro o seu trabalho como nova integrante do "Fantástico". Para o lugar dela, em Brasília, vai o repórter de rede Fernando Rego Barros, de Recife.

E assim, um outro profissional irá integrar em breve a equipe de Recife.

Você decide

Francisco Cepeda/AgNews
A autora Íris Abravanel


O SBT acabou de gravar testes com 5 jovens atores, para completar o elenco da novela "Cúmplices de um resgate".

Todo este material foi enviado para Orlando e será assistido pela autora Iris Abravanel. Caberá a ela fazer a escolha daquele que formará dupla com Juliana Baroni.

Futebol

Além do paulista e carioca, a Bandeirantes também vai fazer os jogos dos campeonatos goiano e paranaense. Isto foi fechado para, entre outras razões, atender os interesses das praças.

O problema é que não tem gente para tudo isso. Contratar não pode. Então como é que vai ser?

Despedida

Divulgação
Lucilene Caetano


Lucilene Caetano, apresentadora da Rede TV!, saiu de férias em 14 de dezembro e parece que esqueceu o dia da volta.

Só apareceu ontem. E, logo na chegada, tinha um bilhete azul, já meio amarelado, à sua espera.

Bate – Rebate

•       Deena Love, participante do "The Voice Brasil", vai participar do projeto "Meu Ibira, dia 25 de janeiro, nas comemorações do aniversário de São Paulo...
•       ... A drag queen cantora, que era do time de Lulu Santos, irá se apresentar no Ibirapuera, a partir das 15h.
•       É preciso destacar a qualidade das chamadas de "Felizes para sempre?" na Globo...
•       ... Estão muito bem feitas e despertando a atenção para a minissérie que também está pintando como muito boa.
•       Neto e Ronaldo foram inscritos como conselheiros na chapa de um candidato à presidência do Corinthians...
•       ... Na direção da Bandeirantes já teve gente que torceu o nariz ao saber disso...
•       ... Estuda-se, inclusive, a possibilidade de solicitar que ao menos o Neto retire o seu nome, por haver o entendimento que isto será incompatível com a função que ele desempenha na emissora.
•       Domingo, 25, estreia a nova temporada de "O Bagulho É Doido", no Canal Brasil, com apresentação do rapper MV Bill...
•       ... E assuntos como violência policial, liberdade de imprensa e espaço do negro na sociedade...
•       ... A cantora Paula Lima será a primeira entrevistada.

C´est fini

Curiosa a nota postada no blog do Cadu Zugliani: "Record exige que Mangueira mude refrão para reportagem, mas escola recusa".

Diz a notícia que convocada para uma reportagem, a agremiação tinha que tirar a palavra "orixás" do refrão, quando a música fosse executada. Evidente que não aceitaram.

Mais uma vez, observa-se, houve a tentativa de misturar o samba.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos