Emissoras de TV precisam se preocupar em arrumar suas próprias casas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Naquilo que diz respeito às suas emissoras, próprias ou afiliadas e tendo apenas a Globo como exceção, as demais cabeças de rede deveriam impor determinações mais severas para fazer valer um mínimo de qualidade em suas transmissões e maior respeito com os telespectadores.

Coisas inacreditáveis ainda acontecem nesse Brasil afora, em todas as suas regiões, tanto na maneira ainda amadora com que são administradas a grande maioria dessas TVs como na forma que são manejadas as suas grades de programação.

Em Belém, no Pará, apenas como exemplo, uma capital importante, cada funcionário do jornalismo da Record é obrigado a se desdobrar por dez, para atender uma demanda de trabalho cada vez maior. Não bastasse, as condições estruturais oferecidas são as mais precárias.

Por outro lado, o público a todo instante é surpreendido por descontinuações nas programações, para entradas de horários vendidos, geralmente para igrejas das mais diferentes bandeiras. A afiliada da Rede TV!, no Paraná,  TV Cidade, é uma dessas. Em vários momentos, os seus telespectadores são desrespeitados com essas interrupções.

Repito: estas são apenas duas amostras das verdadeiras barbaridades que existem.

Diante disso
Antes de se queixar das pesquisas do Ibope e achar que a GfK será um verdadeiro bálsamo para todos os males, essas emissoras têm mais é que se preocupar em arrumar suas próprias casas.

A bagunça que existe ainda é muito grande.

Mudança de título

Reprodução/Instagram
Tatá Werneck e Bruna Marquezine, as protagonistas da próxima das sete

"Lady Marizete" não está mais valendo como título da próxima novela das sete, escrita por Alcides Nogueira e Mário Teixeira, com direção de Wolf Maya. O nome mudou para "I Love Paraisópolis"; detalhe, com a imagem de um coraçãozinho no lugar do "Love".

A equipe já foi informada dessa alteração, mas falta ainda a confirmação por parte do alto comando da Globo. "I Love Paraisópolis" terá como protagonistas Bruna Marquezine, Tatá Werneck e Letícia Spiller e estreia em maio.

Próxima novela
Desligada da Record na temporada passada, após cinco anos de contrato, Juliana Baroni acaba de fechar com o SBT. A atriz também vai integrar o elenco da nova novela da emissora, "Cúmplices de um Resgate", substituta de "Chiquititas". 

Boa essa
A marca da Globo, provavelmente sem ela saber, está aparecendo nas TVs da Austrália, durante a exibição de um comercial. É tudo igualzinho. Só mudaram a cor. Olha no momento 0:41 deste link

Tudo marcado - 1
Fátima Bernardes, ainda em férias, só voltará ao comando do "Encontro" no dia 26.

Até lá, como vem acontecendo desde o começo do mês, Ana Furtado seguirá à frente do programa.

Tudo marcado – 2
Algumas surpresas no formato do "Encontro" estão sendo preparadas para o retorno da Fátima.

O programa terá algumas novidades, entre elas, a estreia do Felipe Andreoli, que já está à disposição da equipe de produção.

Certo é isso
Caso a Xuxa venha a aceitar a proposta da Record, o seu programa será transmitido do Rio de Janeiro, todas as tardes.

Já existe um estúdio do RecNov reservado para isso.

Agora é com ela
Quando são chamados a se manifestar sobre o assunto, os diretores da Record revelam que naquilo que diz respeito a Xuxa, tudo o que era possível fazer foi feito.

Já existe uma proposta de contrato e programa, só falta ela responder.

Só o necessário
Ao contrário de outros tempos, desta vez, a Bandeirantes não vai inflar a transmissão do concurso "Miss Universo", dia 25 de janeiro. Convidados especiais para a realização de comentários já foram descartados.

A transmissão, que será feita diretamente dos seus estúdios em São Paulo, contará apenas com os apresentadores Renata Fan e Luiz Bacci.

Encontro
Marcílio Moraes vai participar nos próximos dias de uma reunião com a direção da Record para discutir o projeto e plano de exibição da segunda temporada da série "Plano Alto".

A sinopse que ele apresentou foi aprovada e prevê a produção de 15 capítulos.

Aos detalhes
"Plano Alto", em sua segunda temporada, terá Milhem Cortaz como protagonista.

A princípio, a intenção é colocar no ar ainda este ano, mas não será surpresa nenhuma se ficar para o próximo.

Visual

Michel Angelo/Record
Giselle Itié caracterizada para "Os Dez Mandamentos"

A atriz Giselle Itié, que já foi "Bela, a Feia", agora está com esse visual para o seu novo trabalho na Record, a novela "Os Dez Mandamentos", prevista para estrear em março. Ela viverá Zípora, mulher de Moisés, papel de Guilherme Winter.

As gravações já estão acontecendo no Atacama, Chile, mas a participação de Giselle se dará apenas em locações, estúdio e cidade cenográfica no Brasil.

Feira de TV
Na segunda-feira, o diretor-geral da Endemol Brasil, Marcello Braga, e o diretor de marketing e vendas, Renato Martinez, viajam aos EUA para participar da NATPE,  tradicional feira de TV, que acontecerá entre os dias 20 e 22, no Fontainebleau Miami Beach Resort. Além de formatos internacionais, os executivos apresentarão projetos desenvolvidos pela própria equipe brasileira.

Bate – Rebate

• Os programas de Danilo Gentili (SBT) e Rafinha Bastos (Band) voltarão ao ar este ano, com entrevistas inéditas, em datas bem próximas...
• ... O "The Noite", mantendo o mesmo time, em 2 de março, e o "Agora é Tarde", desfalcado de banda musical e sem Marco Gonçalves, no dia 3...
• ... A Globo ainda não se pronuncia sobre Jô Soares, mas a sua volta acontecerá acompanhada de algumas mudanças.  
• Não prosperaram os entendimentos entre SBT e Oscar Filho...
• ... Desde que a sua saída do "CQC" foi anunciada, houve o desejo de acertar com ele para participações no "Notícias da Manhã"...
• ... Até agora, pelo menos, nada aconteceu.
• O Fox Sports passará a exibir ao vivo todas as lutas do Bellator, evento de MMA...
• ... O primeiro será o Bellator 132, à meia-noite desta sexta-feira, direto da Califórnia...
• ... E com um lutador brasileiro no card principal, Patricio Pitbull, enfrentando o americano Daniel Straus. Narração de Eder Reis.
• Priscila Fantin e João Pedro Zappa reestreiam o espetáculo "Sonhos de um Sedutor", dia 16, no Espaço Tom Jobim, Rio de Janeiro, sob a direção de Ernesto Piccolo.

C'est fini
O diretor Ricardo Mantoanelli terá uma participação muito importante no segmento musical da novela "Cúmplices de um Resgate" no SBT. Toda esta área – clipes e outros do gênero - ficará sob sua responsabilidade.  

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos