O ano da TV não começa mais em abril

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Alex Carvalho/Globo

    Cissa Guimarães e André Marques substituem Ana Maria Braga no "Mais Você"

    Cissa Guimarães e André Marques substituem Ana Maria Braga no "Mais Você"

O mundo da Globo, pelo que nos é dado a verificar e provavelmente como uma ordem, não pode mais parar. Ao contrário de outras temporadas, quando os seus apresentadores deixavam prontos os programas para o fim de um ano e começo de outro, hoje tudo tem se mostrado e funcionado de maneira diferente.

Ana Maria Braga saiu de férias, mas não pôde ou não precisou deixar nada gravado, nem mesmo usar o ainda recorrente artifício dos melhores momentos. Cissa Guimarães e André Marques foram chamados para substituí-la e o "Mais Você" prosseguiu suas apresentações normalmente.

O mesmo aconteceu no caso da Fátima Bernardes. Durante o recesso da titular, Ana Furtado está fazendo as suas vezes, mantendo acesas as luzes do "Encontro", junto com Marcos Veras e Lair Rennó.

São iniciativas que, evidentemente, no final acabam por fazer uma diferença importante. Foi-se o tempo que as emissoras praticamente "fechavam as suas portas" e o ano só começava em abril. Triste é constatar que algumas delas, as que mais precisam, ainda não perceberam disso.

Resultado ruim
Os primeiros dias de programa indicam que também não deu certo para a Bandeirantes colocar o Luiz Bacci na parte da manhã.

O máximo que ele alcançou até agora foi um ponto, ainda assim na estreia de segunda-feira (12). Ontem, nem a isso chegou. Bacci, contratado para ser solução, diante de tais resultados, virou um grande problema.

Problemão
Enquanto a Band não alterar o seu "modus operandi", outros grandes fracassos estão fadados a acontecer.

Os horários vendidos para igrejas, em toda a madrugada e na faixa da noite, comprometem os resultados do restante da grade. Não há como ser diferente. Milagre, está provado, nem as igrejas envolvidas conseguem fazer.

Queimação

Reprodução
Luiz Bacci à frente do "Café com Jornal", da Band

Depois de um início titubeante, o "Café com Jornal" tem se apresentado para o público como outra excelente opção informativa em todo começo da manhã.

É um bom jornal, mas diferentemente dos concorrentes da Band no horário, não tem como apoio alavanca nenhuma.

SBT folia
Eliana, Lívia Andrade, Helen Ganzarolli e Celso Portiolli farão as transmissões do Carnaval do SBT na Bahia. O restante da equipe será completado nos próximos dias. Direção da Norma Mantovanini.

Bando de loucos

Arquivo pessoal
O ator Robert De Niro (à esq.) com o empresário brasileiro João de Matos

Graças ao Milton Neves, a coluna recebeu uma foto do empresário brasileiro João de Matos, do Bom Retiro para Nova York, ao lado do ator Robert De Niro. A filha de um casou com o filho do outro, e os dois se tornaram amigos inseparáveis.

A ponto do De Niro ligar todos os dias para o João, um corintiano fanático, com a saudação: "é nóis, Curintia!".

Sob encomenda
Ontem, terça, Thelma Guedes e Duca Rachid começaram a preparar a sinopse de uma outra novela, a primeira das duas na faixa das 21h. Em maio ela será submetida ao Fórum da Teledramaturgia da Globo, sob a liderança de Silvio de Abreu.

É um trabalho para 2017, possivelmente integrado ao núcleo da diretora Amora Mautner.

Renovação

Reprodução/Twitter/iemmys
As autoras de novela Duca Rachid e Thelma Guedes

Thelma Guedes e Duca Rachid fazem parte de um processo de renovação pelo qual atravessa as produções da faixa das nove da noite da Globo.

Além delas, como já informado por aqui, também virá por aí uma novela da Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.       

Volta antes
Silvio Santos tem programas gravados no SBT até o último domingo de março. Mas as suas férias nos Estados Unidos, pelo que se tem notícia, irão terminar antes disso. Ele deve voltar ao Brasil logo depois do Carnaval.

De um lado...
Depois de um pequeno atraso, parece que agora os trabalhos de "Os Dez Mandamentos", próxima novela da Record, devem pegar um melhor embalo. Na segunda-feira parte do elenco viajou para o Atacama.

... Mas por outro
O clima no RecNov, base da teledramaturgia da Record no Rio de Janeiro, é de total desconforto. Há uma completa falta de informação do que está por vir, mas também existe a certeza de novos cortes. Ninguém está tranquilo.

Bate – Rebate
•       Um acerto necessário: Camila dos Anjos, e não Camila Camargo, fechou com o SBT para "Cúmplices de um Resgate".
•       Nesta temporada, exibido mais cedo, na segunda faixa de shows das terças, o programa "Profissão Repórter" voltará ao ar em 10 de fevereiro...
•       ... E, o que chama atenção é que será apresentado só até 30 de junho...
•       ... Serão exatos 21 programas.
•       Escrita por Gustavo Reiz, "Escrava Mãe", novela de época que substituirá "Os Dez Mandamentos" na Record, tem estreia prevista para novembro...
•       ... Ivan Zettel foi designado para a sua direção-geral. Ainda não existem maiores novidades sobre o seu elenco.
•       Boa notícia: o Prime Box Brasil está anunciando estreias de novos filmes entre este mês e o próximo...
•       ... "Amores Possíveis", com Carolina Ferraz e Murilo Benício, por exemplo, será um deles...
•       ... A série "Bipolar", que tem Rodrigo Brassoloto, Silvia Lourenço, Sérgio Cavalcante, Priscilla Alpha, Felipe Kannemberg, Phil Muller e Vanessa Guedes irá ao ar a partir do dia 4 de fevereiro...
•       ... Com exibições todas as quartas-feiras, às 21h30.

C'est fini
O ano para o pessoal do "Pânico" na Band vai começar imediatamente após o feriado de aniversário de São Paulo. No dia 26 as equipes do programa participarão da primeira reunião de criação.

Neste 2015, o "Pânico" irá implantar um novo formato, mais voltado para competições, e promover algumas estreias no elenco.

O programa perdeu Ceará, Wellington Muniz, mas terá de volta Carlinhos Silva.      

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos