A notícia pela metade virou moda na televisão

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Francisco Cepeda/AgNews

    Ana Hickmann, César Filho e Renata Alves, os novos apresentadores do "Hoje Em Dia", da Record

    Ana Hickmann, César Filho e Renata Alves, os novos apresentadores do "Hoje Em Dia", da Record

Na última segunda-feira (12), estreou o "novo" "Hoje em Dia" na Record. Nada diretamente com ele, até porque o programa promete continuar como sempre foi, mas a entrada de um dos seus repórteres acabou chamando atenção para algo corriqueiro na televisão: a informação é sempre dada pela metade. Por alguma determinação inútil ou desinformação mesmo, nunca de forma completa.

Tal repórter, a bordo de um helicóptero, entrou ao vivo para falar do vazamento de gás em um bairro da Zona Norte de São Paulo. Não disse qual o bairro e muito menos em que rua.

É não é só esse caso. A todo instante se veem coisas parecidas, principalmente quando há a necessidade de se reportar algum acontecimento "em um shopping de São Paulo". Como se existissem só um ou dois. Ao telespectador fica sempre o trabalho de descobrir ou ficar imaginando em qual?

Está certo isso? Qual o problema em dar uma informação completa?

Terceirização
A direção da Record está para decidir quem fará a produção da próxima "Fazenda".
A intenção é terceirizar tudo. Apenas o diretor Rodrigo Carelli será mantido.

Férias
Tadeu Schmidt entra em férias na Globo a partir de fevereiro. Domingo, 31, será o seu último programa.

Durante parte do mês de fevereiro, Tadeu será substituído por Evaristo Costa, do "Jornal Hoje", na apresentação do "Fantástico".

Carrossel
A propósito do Evaristo, ontem, ele passou parte da manhã se divertindo com um "pau de selfie", na gravação da chamada do jornal "Hoje".
O mesmo aconteceu no "Fantástico", no domingo. Está todo mundo dominado por essa traquitana.

Mexendo no infantil
Não se chegará ao ponto de "fechar para reforma", mas mudanças na estrutura do "Bom Dia & Cia.", do SBT, estão previstas para acontecer a partir de março. A ideia é dar uma geral quase completa no conteúdo. Mesmo porque, no horário de confronto, Globo e Record já se mexeram.

Primeiros passos
O SBT começou a montar o elenco de "Cúmplices de um Resgate", título provisório da substituta de "Chiquititas", com estreia prevista entre junho e julho.

A emissora procurou a coluna para esclarecer que, em relação ao elenco de "Cúmplices de um Resgate", a Camila em questão, que assinou contrato com a emissora, é Camila dos Anjos, ex-"Sandy e Junior" e "Amor e Revolução".

A filha de Zezé di Camargo -- ao contrário do informado anteriormente aqui -- não acertou para a novela. O SBT informa também que Christian Chávez não está nos planos para esta mesma produção, e confirma a presença do filho do cantor Leonardo, João Guilherme.

Também estão acertados e com contratos já assinados para a mesma "Cúmplices de um Resgate", Bárbara Bruno e Vicentini Gomez.

Ainda no dia de hoje, a emissora vai divulgar todos os nomes já confirmados para o elenco da substituta de "Chiquititas".  

Dispensas
Até pelo fato de não ter interesse em manter um banco de atores, o SBT vai dispensar todo o elenco da novela "Chiquititas" entre este e o próximo mês.
Segundo se informa, a emissora não pretende reaproveitar ninguém. O elenco infantil de "Cúmplices", por exemplo, será inteiramente novo, exceção a Larissa Manoela.

Olha só
A Bandeirantes está em busca de um novo produto esportivo, que venha atender as necessidades da sua programação, aos sábados, faixa da tarde.
Há o desejo de se investir em alguma modalidade olímpica, como preparativo para a transmissão dos jogos do Rio, no ano que vem.

Felizes para sempre

Divulgação
Paolla Oliveira e Maria Fernanda Cândido durante gravação da minissérie "Felizes para Sempre?"

A Globo tem intensificado de maneira importante as chamadas para a exibição da minissérie "Felizes para Sempre?", a partir do dia 26.

Na foto, Maria Fernanda Cândido e Paolla Oliveira, observadas pelo diretor Paulo Morelli, em um dos ensaios das gravações. Insegura no casamento com Enrique Diaz, Maria Fernanda contrata uma garota de programa, papel de Paolla, para apimentar a relação.  

Bate – Rebate

  • Mônica Carvalho e Patrícia Naves já são nomes cotados para o elenco da série "A Dama da Noite", escrita por Walther Negrão e Suzana Pires...
  •   ... Mas com exibição prevista apenas para janeiro de 2016.
  • Mesmo com contrato encerrado no SBT, Thais Pacholek aceitou fazer duas gravações extras para "Chiquititas" na segunda quinzena deste mês.
  • Direção da Record considerou altamente satisfatórios os resultados do "Hoje em Dia" com os seus novos apresentadores...
  • ... O programa fechou com seis de média. Apenas um ponto atrás da líder Globo.
  • As produções do SBT voltam ao trabalho na próxima segunda-feira.
  • "Lampião e Maria Bonita", de Aguinaldo Silva e Doc Comparatto, dentro do "Festival 50 Anos", será exibida na Globo dia 22, quinta da semana que vem...
  • ... Direção do Paulo Afonso Grisolli e Luís Antônio Piá. Foi ao ar entre abril e maio de 1982.
  • Apesar de a Rede TV! já ter manifestado interesse em fazer a segunda temporada do reality "The Bachelor", a sua realização não está garantida...
  • ... O problema é que a produção do programa é muito cara e isso já aparece como complicador. Em todo caso.

C´est fini
Depois da Fox, a Record... A previsão é de que a série "Na mira do crime" seja exibida em fevereiro, às 23h30, em seus cinco episódios. 

A direção ainda vai decidir a melhor data para isso. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos