TVs precisam abrir rapidamente os olhos para nova realidade

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

A televisão aberta necessariamente terá que acelerar o passo em busca do modelo que mais se ajuste aos tempos atuais, frente ao irrefreável crescimento de outras mídias. Até por uma questão de sobrevivência é necessário que, em vez de simplesmente concorrer com elas, todas as nossas emissoras, e por aí se entenda as principais redes, passem a se adaptar ou conviver harmoniosamente com elas. Nem tem como ser diferente.

Embora alguns ainda não tenham se apercebido disso, já vivemos uma realidade que ninguém pode ou conseguirá mais fugir. Acabou aquela história de jornalismo com hora marcada, quando se esperava o informativo da noite, para saber as notícias do dia. Hoje, o mundo está plugado o tempo todo e as informações não param de pipocar, o que praticamente nos obriga a nos ajustarmos a esta nova situação.

O trabalho em grupo, em se tratando de empresas de comunicação, já é e se tornará cada vez mais indispensável. Neste sentido, verifica-se, ainda que morosamente a Bandeirantes é a que mais tem tratado disso, depois de ter colocado em prática um processo que visa unificar o sistema de operação de todos os seus setores. É um passo importante. Lamentavelmente, também se constata, outras TVs, como SBT e Record, ainda não se aperceberam disso.

Outra coisa

Cada dia mais se escancara a necessidade das TVs investirem nas programações das madrugadas. Há um grande público a ser conquistado e é só fazer que os resultados virão.

Algo que vai bem ao encontro de uma frase popular holandesa, "instala teu moinho que Deus te dará o vento".

Estevam Avellar/TV Globo
Camila Pitanga será a batalhadora Regina na novela "Babilônia"

Definido

O título da próxima novela das 21h da Globo, escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, foi oficializado como "Babilônia". Simplesmente isso.

A ideia de inserir o "Rio" no começo, no caso, "Rio Babilônia", não avançou. É a substituta de "Império.

Esquema

"Babilônia", já em ritmo intenso de gravações, terá duas fases. A primeira, de 10 anos atrás, vai durar um capítulo e meio.

E a segunda, nos dias de hoje, se iniciará já no segundo capítulo.

No calor da Babilônia

Camila Pitanga tem gravado em externas a maioria das suas primeiras cenas de "Babilônia", a substituta de "Império", na Globo. 

Batalhadora, Regina tem por sonho fazer medicina, mas, enquanto não alcança este objetivo, ela leva a vida como dona de uma barraca de praia no Rio de Janeiro.

Foto Rio News
Walcyr Carrasco

Olha essa

A galera da Globo, por aí entenda-se alguns dos seus autores, leva bem na esportiva o ritmo de trabalho quase industrial do Walcyr Carrasco.

Dizem que ele escreve uma novela com a mão direita e outra com a esquerda.

Parece brincadeira...

Mas quem ficou famoso por isso foi o Chico Xavier, médium mineiro e um dos expoentes do Espiritismo.

Ele psicografava ao mesmo tempo com as duas mãos, fato comprovado de perto pelo pessoal da antiga TV Tupi.

Não para na primeira

A Record ainda nem (re)estreou o "Programa do Gugu", cuja volta, em esquema de temporada, está prevista para a última semana de fevereiro, e sua direção, empolgada, fala numa próxima ainda para este ano.

Gugu Liberato deverá entrar com a segunda temporada do seu programa no segundo semestre. A ideia é essa.

João Miguel Júnior/Divulgação/TV Globo
Elaine Mickely

DR

O reality de relacionamentos "Power Couple", que será apresentado por César Filho na Record, já tem seu nome escolhido em português: "Discutindo a Relação".

A estreia do programa está prevista para maio, quando a equipe poderá contar também com Elaine Mickely, atualmente em "Império", da concorrente Globo.   

Vai que vai - 1

Estreia hoje o novo "Hoje em Dia" da Record. Novo, em termos, porque o programa será exatamente o mesmo, apenas com a troca dos apresentadores.

É a típica precipitação que as emissoras não conseguem evitar.

Vai que vai – 2

Já que se chegou à conclusão e a iniciativa de mudar o "Hoje em Dia", por que não fazer a reformulação completa de uma vez, mesmo que para isso existisse a necessidade de retardar o relançamento?

Até para a sua promoção seria muito melhor. Agora vai que vai.

Divulgação
A apresentadora Renata Maron

Novos voos

Após sete anos de Canal Rural, Renata Maron se despediu semana passada da emissora e acertou seu retorno ao Grupo Bandeirantes.

Em breve, a apresentadora, que também estava na mira do SBT, vai ancorar um programa matinal no canal de agronegócio Terraviva - que completa 10 anos em 2015 – e participar, ainda, de outros produtos do Grupo Band.

Mais na frente

A Globo transferiu para 2016 a produção de algumas sérias, inclusive "A Dama da Noite", de Walther Negrão e Suzana Pires.

Não tem como ser ainda este ano. A produção será iniciada entre setembro e outubro, mas para exibição em janeiro.

Bate – Rebate

•       O pessoal do "CQC" – produtores, diretores, pessoal de vídeo... - volta ao trabalho no próximo dia 26, imediatamente após o feriado do aniversário de São Paulo...
•       ... A partir desse toque de reunir, começará a ser definido o novo formato do programa, com Dan Stulbach, Rafinha Bastos e Marco Luque na bancada...
•       ... A volta ao ar está confirmada para o dia 9 de março.
•       E mais: Felipe Solari, ex-"Legendários" da Record, é um nome que poderá aparecer no novo "CQC"...
•       ... Nos bastidores da Bandeirantes, dizem que há muito interesse no seu trabalho para o time de repórteres.
•       Nesta segunda-feira, 12, às 22h30, o FX estreia a série "Na Mira do Crime"...
•       ... São cinco episódios, com produção da Casablanca, direção do Edson Spinello e texto do Tiago Santiago.
•       Henri Castelli veio quase sem escalas de Nova York para o Morumbi...
•       ... Ontem, num buffet do estádio do São Paulo, ele recebeu amigos para comemorar o primeiro aniversário da filha Maria Eduarda.
•       Benito di Paula volta ao palco do Terra da Garoa na sexta, 16...
•       ... É de chamar a atenção o retorno que este cantor oferece quando se apresenta na noite.

C´est fini

Uma das prioridades da direção da Record é abrir cada vez mais espaços para a programação ao vivo.

Nesta segunda, com a volta do "Hoje em Dia", serão novamente 16 horas, carga esta que chegará a 18h depois da estreia do Gugu.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau! 

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos