O pouco caso ao espaço comercial na TV chega a limites inaceitáveis

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Mariane Lima/Divulgação

    Neila Medeiros tem texto decorado para os intervalos do "Notícias da Manhã"

    Neila Medeiros tem texto decorado para os intervalos do "Notícias da Manhã"

Por mais maluco que isso possa parecer, o desrespeito com aqueles que verdadeiramente ajudam a pagar a conta no fim de todo mês, é o que mais se observa na televisão dos nossos dias.

São poucas e bem honrosas as exceções dos que ainda destinam aos espaços comerciais a relevância que eles merecem.
 
O que se constata em vários programas, entre outras aberrações, é a tentativa de "pagar" os intervalos no começo ou fim de suas exibições – os conhecidos horários de mico, entendendo que tal procedimento poderá fazer uma diferença importante na média final da audiência. Esquecem ou não levam em conta que como todo e qualquer comprador, o anunciante tem o pleno direito de receber uma boa entrega.
 
São muitos os absurdos que se cometem. E, entre eles, como o mais recente que se tem notícia, vem da nova apresentadora do "Notícias da Manhã", do SBT, Neila Medeiros. Mau gosto à parte, a cada chamada de intervalo, como um gancho e desprovida de qualquer pudor, ela entra com o decorado: "E agora a gente vai pro intervalo comercial. Tempo de dar um tapa na peruca, fazer um xixi e já volto".
 
Falta, por acaso, acrescentar alguma coisa?  
 
Divulgação
O ator e apresentador Beto Marden fará participação no episódio deste sábado do programa "Patrulha Salvadora" no SBT. No programa ele vive Amon, senhor da tristeza, a décima praga do Egito Antigo que as crianças da "Patrulha" terão de enfrentar
Vou nessa
A convite de Silvio de Abreu, hoje diretor-responsável por todas as novelas da Globo, Aguinaldo Silva irá supervisionar "Trem Bom", novela com temática sertaneja escrita por Maurício Gyboski, que está na fila das 18h.
 
Convite feito, convite aceito. Este será o próximo compromisso do Aguinaldo, após "Império".
 
Vale lembrar
A escolha do Aguinaldo para supervisionar o primeiro trabalho solo do Gyboski tem toda uma razão de ser.
 
Os dois são velhos conhecidos e já fizeram outros trabalhos juntos, um na condição de titular e o outro como colaborador.
 
Última forma
Sobre o "Na Moral", do Pedro Bial, as informações ainda são as mais desencontradas. Enquanto alguns setores passam como certa a realização de mais uma temporada, a Globo, oficialmente, não confirma.
 
Como nada foi fechado para o segundo semestre, se limita informar que "poderá ter como poderá não ter".
 
Reprodução/Instagram
Bruna Marquezine e Tatá Werneck atuarão juntas em "Lady Marizete"
Escapou do feriado
A Globo se entendeu com a equipe de "Alto Astral" e ficou acertado que o encerramento da novela não se dará em um feriado. Ufa! O seu último capítulo será exibido no dia 8 de maio.
 
Consequentemente, "Lady Marizete", a substituta, com Bruna Marquezine e cia., irá estrear no dia 11 de maio.    
 
Prancheta 
Nada decidido ainda, mas a equipe da novela "Lady Marizete" já está rascunhando algumas ideias que poderão resultar em novos visuais para as personagens das  protagonistas da trama, Bruna Marquezine, Tatá Werneck e Letícia Spiller.
 
Há mais pressa no caso das três, porque elas irão liderar as primeiras gravações, em Nova York, previstas para fevereiro.
 
Maratona infantil
No momento em que a maioria das TVs enxuga cada vez mais as suas programações infantis, a Cultura está promovendo uma verdadeira maratona aos sábados, com 11 horas dedicadas à criançada.
 
E assim será durante todo o período de férias. Tem, entre outras atrações, a volta do "Sítio", a "Vila Sésamo" e a estreia da "Família Imperial", do Cao Hamburger.
 
Aguardando a volta - 1
Pelo menos por enquanto não houve qualquer mudança em relação ao caso do Fábio Porchat no SBT. Tudo parado. Ele estava nos planos para apresentar um programa nas noites de sábados, mas a negociação foi interrompida devido a divergências com o grupo "Porta dos Fundos".
 
O próprio humorista informa que o assunto não prosperou.     
 
Aguardando a volta - 2
Como a negociação voltou à estaca zero, depois de um desentendimento sério sobre domínio de conteúdo com o "Porta", se acontecer uma reviravolta no caso, isso só se dará após a volta de Silvio Santos ao comando do SBT.
 
Lembrando que nessa "novela" tem ainda outro ingrediente importante a ser considerado e resolvido: o custo de produção.   
 
Nova temporada 
Como mais uma reviravolta no caso, o "Aprendiz Celebridades" terá a sua segunda temporada produzida ainda este ano, de acordo com a direção da Record. Irá ao ar depois dos Jogos Pan-Americanos de Toronto - 10 a 26 de julho.   
 
Até em função disso, acredita-se que Roberto Justus terá o seu contrato renovado.
 
Cozinha
O chef Guga Rocha vai assinar contrato com a Record segunda-feira para ser o novo integrante do "Programa da Tarde". Acerto que não irá atrapalhar o seu trabalho no "Homens Gourmet", do Fox Life.
 
Aliás, o novo chef do "Hoje em Dia", Dalton Rangel, também é da equipe do "Homens Gourmet".    
 
Divulgação/TV Globo
Angélica gravou "Estrelas" em Fernando de Noronha
Verão
"Estrelas", programa da Angélica na Globo, estreia neste sábado (10) sua temporada de verão, toda gravada em Fernando de Noronha.
 
"Gravamos no paraíso e fizemos imagens lindas. A sensação é de uma grande turma de férias", diz a apresentadora.
 
Mariana Ximenes, Ricardo Tozzi e o chef Thiago Castanho estão entre os primeiros convidados.
 
Bate – Rebate 
·       Dudu Nobre e Nova da Portela estão entre os compositores do samba para o desfile da novela "Império"...
·       ... Que, a princípio, não deverá acontecer na Marquês de Sapucaí...
·       ... Ou, pelo menos, nos dias em que se realizam os grandes desfiles.
·       A Record vai promover dia 5 de fevereiro, na sede de São Paulo, o evento da sua nova programação.
·       Silvio de Abreu aceitou convite para escrever o musical sobre os 30 anos de carreira de Cláudia Raia...
·       ... O espetáculo deverá estrear em outubro, em São Paulo, com direção de Jorge Fernando, Miguel Falabella e José Possi Neto.
·       Mais uma vez, pipocam informações nos bastidores da Globo sobre mudanças nas suas sessões de filmes – "Supercine", "Tela Quente"....
·       ... Oficialmente, a emissora não confirma, mas existe um desejo de acabar com elas ou reduzir sua presença na programação...
·       ... Um pouco antes do Natal, inclusive, rolou uma mudança na equipe que comanda o cinema na Globo.
·       A produção do "Altas Horas", do Serginho Groisman na Globo, voltará aos trabalhos no próximo dia 21...
·       ... É quando o pessoal começa a definir também os novos quadros e modificações do programa.
·       "Simbora, o Musical – A História de Wilson Simonal", estreia dia 15 no Teatro Carlos Gomes, no Rio...
·       ... Escrito por Nelson Motta e Patrícia Andrade, o espetáculo tem a direção de Pedro Brício e reúne no elenco Ícaro Silva e Thelmo Fernandes.
 
C'est fini
O canal Bis estreia dia 5, às 19h, a sétima temporada do programa "Experimente".
 
Serão 18 episódios, sob o comando de Beto Lee, que mostrará ao público o trabalho dos grupos de música alternativa René Y Carol, Tiago Iorc, O Terno, Mohandas, Uh La La!, Filipe Ret, Ted Marengos, 
Lucas Vasconcellos, Ian Ramil, Tom Rezende, Criadores de acaso, A banda mais bonita da cidade, Selvagens à Procura de Lei, Lila, Luê Soares, Thaís Gulin, Vivendo do Ócio e Jonas Sá.    
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos