Nova diretoria da Record não quer mais viver à sombra da Globo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Verifica-se, por parte da direção da Record e mais especialmente do seu vice-presidente, Marcelo Silva, a disposição de recolocar a sua emissora nos trilhos e na preferência do público telespectador. 

Há um trabalho para isso, diferente de tudo o que aconteceu até aqui, quando os anseios mais altos não iam além de viver à imagem e semelhança da Globo.
 
O reality show "A Fazenda" foi um desses lamentáveis enganos, que desde a sua primeira edição até a última, encerrada há poucos dias, nunca passou de um produto de segunda linha. Ou, o "primo pobre" do "BBB", como ficou conhecido.
 
É preciso dar um basta nisso. Entender que a Globo é a Globo e a Record é a Record, como agora anunciam os seus novos diretores. Este pode ser considerado e entendido como o melhor dos começos. No mais, é trilhar caminhos próprios, de acordo com as suas possibilidades, no Jornalismo e Entretenimento. Uma emissora que se preze não pode, por exemplo, manter no ar um programa com as características do "Domingo Show", algo que representa um retrocesso de, no mínimo, 20 anos. Pode começar a melhorar por aí, mudando ou acabando com ele.
 
História sem fim – 1
 
A simples menção ao nome "Ecad" costuma provocar ódio, revolta, insatisfação e outras sensações ruins em executivos de TVs, pagas e abertas. Entre outros setores.
Esta que parece ser uma questão interminável. E que todas as tentativas de dar um fim nunca deram em nada.
 
História sem fim – 2
 
A relação entre o Ecad e as emissoras, por conta da cobrança de direitos autorais de execução musical, nunca deixou de ser tensa, tanto assim que muitos levaram a discussão para a Justiça e só pagam em juízo.
 
O problema não atinge, claro, apenas os canais de TV, mas também as emissoras de rádio e, por extensão, os próprios artistas. Está na hora de dar basta.
 
Rogerio Resende/TV Globo
Delicadeza
 
A substituta de "Império", "Babilônia", do Gilberto Braga e Ricardo Linhares, como já é do conhecimento de todos terá as atrizes Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg formando um casal lésbico.
 
Desde a primeira cena, os autores têm procurado tratar o assunto com muita delicadeza. E nem poderia ser diferente.
 
O que chama atenção...
 
Desde já em "Babilônia", são os nomes que compõem o seu elenco. Percebe-se que a novela será um componente importante nas comemorações dos 50 anos da Rede Globo.
 
Vai de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg até Glória Pires, Camila Pitanga, Cássio Gabus Mendes, Chay Suede, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso... e Thiago Fragoso. Entre outros.
 
Tudo bem...
 
Que a Record resolveu otimizar o seu banco de elenco, mas em alguns casos é sempre necessário observar alguns detalhes com mais cuidado.
 
Heitor Martinez, que está em "Vitória", irá integrar o elenco de "Os Dez Mandamentos", uma na sequência da outra. Se ainda não for, ele está bem perto de bater o recorde de presença em novelas numa mesma emissora.
 
Vaivém
 
Neste novo ano pode ter início uma nova temporada de troca de atores entre Globo e Record, a partir do momento em que o contrato por obra certa foi priorizado para a maioria dos casos.
 
Nas duas emissoras há quem só observe vantagens nisso,  porque propicia uma grande economia. 
 
Uma TV só
 
A Rede TV!, até bem pouco tempo, tinha duas emissoras no ar. 
 
Os espaços vencidos no canal convencional para igrejas ou programas de televendas eram substituídos no HD pelas produções da casa, inclusive com comercialização. Isto, já de alguns dias, deixou de acontecer. A programação agora passou a ser a mesma em ambos os casos. 
 
Reprodução/GShow
Céu de brigadeiro
 
"Alto Astral", das 7 da noite, na Globo, é uma novela que o público vem aceitando sem restrições.
 
A sua audiência bem razoável, registrada inclusive no período das festas, foi mais um importante indicativo. Daniel Ortiz já é considerado outro grande valor que a Globo revelou para o seu grupo de autores.
 
Garantido
 
Na quarta que vem, 7, a Band vai voltar com o "A Liga". Os quatro programas de janeiro serão inéditos.
 
Começa com "Amor Bandido". Mesmo com ajustes em sua equipe, é outro que tem espaço certo na grade de 2015.
 
Bate – Rebate
  • A Globo já tem a música que a escola de samba de "Império" irá homenagear o Comendador na avenida.
  • Perdeu completamente a graça e o sentido a realização da corrida de São Silvestre às 9 da manhã...
  • ... Algo que poderia ser revisto para os próximos anos...
  • ... A São Silvestre sempre se destacou por se realizar num horário diferente e como parte das comemorações da mudança de ano...
  • ... Hoje, no horário da manhã, é só mais uma competição entre as tantas que são realizadas ao longo da temporada neste horário.
  • Oliveira Andrade e Fernando Fernandes irão servir como substitutos do Neto em suas folgas no programa "Donos da Bola", em São Paulo.
  • A reforma nas instalações da Jovem Pan foi concluída. Está moderna e bonita.
  • A Fox estreia em abril a exibição do filme "O Voo", com Denzel Washington e Don Cheadle.
  • Os programas inéditos do "Agora é Tarde", da Band e do Rafinha Bastos, só serão apresentados a partir do dia 3 de março...
  • ... E o retorno do "Pânico", também confirmado, será no dia 22 de fevereiro.
C´est fini
 
No domingo, dia 1º de fevereiro, à 0h15, o Nat Geo estreia a série "Destino Selvagem – Congo e Flórida", que mostra o vaso sanguíneo do coração sombrio da África, com elefantes selvagens, gorilas de planície e monstros  subaquáticos nunca filmados. 
 
E também a vasta paisagem e a vida selvagem do estado da Flórida.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração de José Carlos Nery
 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos