Chegada da GFK Irá referendar liderança da Globo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação

    GFK deve apresentar pequenas amostras de audiência em praças como Rio e São Paulo

    GFK deve apresentar pequenas amostras de audiência em praças como Rio e São Paulo

Com exceção da Globo, já em francos preparativos – há quanto tempo ninguém usava, lia ou ouvia isso - para as comemorações dos seus 50 anos, as outras grandes redes pouco movimento apresentaram até agora em relação ao que poderão realizar em 2015.

Estão todas com um pé atrás. O momento exige cautela. Há o entendimento que o primeiro trimestre será de expectativa, para se ter a temperatura exata de como o mercado irá se comportar ao longo dos próximos meses.

SBT, Record, Rede TV! e Bandeirantes têm observado este cuidado, inclusive anunciando pouca coisa, ou praticamente nada, daquilo que poderá fazer parte de suas grades de  programação. 

Curioso é que, coincidentemente, isto se dará simultaneamente à entrada de uma nova empresa de medição de pesquisas, a GFK, no mercado.

O desenho de tal quadro – Globo no ataque e as demais na defensiva – poderá autenticar apenas aquilo que o Ibope demonstrou até agora. Que a sua distância para as demais continuará sendo muito grande e com possibilidades de aumentar ainda mais.

Divulgação
Fábio Porchat e Tatá Werneck não gravarão mais o "Tudo Pela Audiência"

Nova temporada - 1

O diretor Cacá Marcondes e sua equipe finalizaram os trabalhos da segunda temporada de "Tudo Pela Audiência", programa com Fábio Porchat e Tatá Werneck, no Multishow.

Tudo editado e pronto para exibição.

Nova temporada - 2

O Multishow vai apresentar as novas edições do "Tudo Pela Audiência", inicialmente, entre 5 e 16 de janeiro, para em seguida promover uma parada estratégica.

O programa voltará em abril, reapresentando esses primeiros episódios e já emendando nos inéditos. São 32 no total.

Fim de linha

Houve até o desejo de fazer uma terceira temporada para o "TPA", mas isso não foi possível. O programa acabou. Tatá Werneck, agora, vai priorizar as gravações da novela "Lady Marizete" na Globo, e quanto ao Porchat...

Complicado citar apenas uma coisa. Tem o Porta dos Fundos, o teatro, o cinema, interesse das TVs abertas, quem sabe, até, algo em Marte. 

Duas canoas

Rogério Gomes, o diretor Papinha, apesar de toda a correria nas gravações de "Império", já está com a cabeça também em outro trabalho, "Encontro Marcado".

Esse é o título provisório de uma novela que Elizabeth Jhin escreve para a faixa das 18 horas, com lançamento no segundo semestre de 2015, no lugar de "Sete Vidas", que estreia no começo de março.

O protagonista

Ainda não existe uma posição oficial da Globo sobre o assunto, mas já é possível informar que Rafael Cardoso será um dos protagonistas de "Encontro Marcado".

O ator, atualmente, vive o chef Vicente na novela "Império". 

Novo trabalho

Sobre a troca de apresentadores do "Hoje em Dia", Edu Guedes recebeu com tranquilidade a decisão da Record.

Até porque ele ainda tem mais três anos de contrato com a casa e foi informado do seu aproveitamento em um novo projeto, já para o decorrer de 2015. Não fosse por outros motivos, aquilo que o Edu realiza sempre tem um enorme poder comercial. 

Passando a limpo

A decisão da Record de trocar os apresentadores do "Hoje em Dia" foi tomada na sexta-feira.

No mesmo dia, Britto Junior e Ticiane Pinheiro foram chamados para dizer que nada acontecerá com eles no "Programa da Tarde".

De fato...

Até segunda ordem, os dois, Britto e Ticiane, podem ficar tranquilos.

Mas, por favor, entendam como "segunda ordem" o que vai acontecer com a Xuxa. Se por acaso acontecer a sua contratação, o plano é lançar um programa diário com ela, à tarde.

Solução caseira

Humberto Candil, do esporte da Bandeirantes, já tem decidido que não será contratado nenhum narrador para o lugar do Nivaldo Prieto, que deixará a casa no dia 31.

Quando houver a necessidade de alguém, além do Téo José e Oliveira Andrade, Ulysses Costa será convocado.

A novidade

Ainda sobre esse assunto, o desejo do Grupo Bandeirantes, naquilo que diz respeito às suas rádios, é contratar um narrador curinga. Aquele que poderá trabalhar nas rádios Bandeirantes AM, BandNews e Bradesco.

Este nome, inclusive, já existe. É o Rogério Assis, que deixou a Jovem Pan recentemente.

Especial

Nesta segunda-feira, dia 22, às 22h30, o canal Viva vai apresentar o especial "Natal Mágico da Xuxa", com trechos do evento gravado dia 13 no ginásio do Ibirapuera, além de imagens de bastidores e uma entrevista exclusiva com a apresentadora.

O evento encerra as comemorações de 25 anos da Fundação Xuxa Meneghel. O show tem a regência do maestro João Carlos Martins, e com as participações de Bianca Rinaldi,  Victor & Leo e Anitta.

Mario Miranda Filho/Divulgação
Xuxa no especial "Natal Mágico da Xuxa", que irá ao ar no Viva

Bate - Rebate

 

  • Otávio Mesquita agora vai produzir o seu programa das madrugadas fora do SBT...
  • ... Apenas as "cabeças" serão gravadas nos estúdios da emissora na Anhanguera...
  • ... Todo o restante, inclusive edição e finalização do material, ficará sob a responsabilidade  da Digital 21, do Raul Dória.
  • Ivete Sangalo estreia à frente do "Superbonita", no GNT, dia 2 de março...
  • ... Ela já gravou uma entrevista com Xuxa no Rio de Janeiro...
  • ... Ivete também quer gravar com a Sabrina. 
  • Nesta terça-feira, 22h30, a Bandeirantes vai mostrar uma edição com os melhores momentos da primeira temporada do "MasterChef"...
  • ... E o detalhe: com direito a cenas inéditas.
  • Já escalada para a segunda e terceira fases da novela "Os Dez Mandamentos" na Record, Tammy Di Calafiori também fará um pit stop na Fox...
  • ... Ela entrará em um episódio da nova temporada da série "Se eu Fosse Você".

C´est fini

Sobre essa ideia absurda de permitir comercial de cerveja só entre 9 da noite e 6 da manhã, um dos seus iluminados autores poderia responder:

- de cerveja sem álcool pode? É uma coisa tão ridícula que chega a ser engraçada.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos