Jornalismo do SBT sofre com a interferência da técnica

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Jornalismo, na TV, sempre foi um produto caro, ainda mais quando há o desejo de apresentar um trabalho bem feito e que atenda plenamente a expectativa do telespectador.

Desde a TV S, lá no passado, até o SBT, de um tempo para cá, sempre se gastou muito com a produção de programas de auditório, inclusive com o oferecimento de prêmios, mas durante largo período nunca se deu muita atenção à prática de bem informar. Em um determinado momento, ou imediatamente após a saída de Boris Casoy e equipe, a obrigação de ter jornalismo na grade foi reduzida a um mínimo de boletins. Eram câmeras, fixadas na redação, sem operadores, com os apresentadores que redigiam o noticiário.
 
E isso foi mais ou menos assim até a contratação de Ana Paula Padrão, que ao lado do Luiz Gonzaga Mineiro, finalmente pode construir um departamento de verdade, que está lá até hoje, agora sob a firme direção do Marcelo Parada. O que sempre atrapalha é a insistência da técnica na operação do departamento. É o tal de meter o bedelho, sabe-se lá com quais interesses, onde não deve.
 
Ainda que não exista necessidade, querem empurrar o uso do up link, mesmo pagando caro pelo aluguel, quando a redação – também por questão do custo, mais baixo – prefere usar o Teradeck, um equipamento que permite geração via Internet. 
 
Um caso que agora, felizmente, está nas mãos da alta direção da emissora para providências cabíveis. E, quem sabe, definitivas.
 
Concorrência interna
Pelo noticiário, todos tomaram conhecimento do caso da ex-modelo Oneida Teixeira, capa e recheio da Playboy nos anos 80, que hoje mora dentro de um carro no bairro de Pinheiros.
 
O "Balanço Geral", do Reinaldo Gottino, tentou fazer a matéria, mas foi passado para trás, porque o "Hoje em Dia", da mesma Record, que chegou depois, ofereceu dinheiro.
 
Não bastasse isso, por último, apareceu a produção do Rodrigo Faro, também da Record, com mais dinheiro ainda e conseguiu exclusividade para gravar com ela. É o quem dá mais, do mesmo caixa. 
 
Artur Igrecias/Divulgação/SBT
Como inspetor do Papai Noel, Sérgio Mallandro invade as produções do SBT no especial "É Natal, Mallandro!", que será exibido dia 23, às 23h. O humorista terá como assistentes Marlei Cevada e Nanny People
Mundo pequeno
O vizinho ao lado do Silvio Santos, no confortável e luxuoso Celebration, condomínio em Orlando, atende pelo nome de Homero Salles.
 
Não chega a ser parede contra parede, mas os dois estão separados a poucas quadras de distância. Olha que interessante. A família do Homero está vivendo lá.
 
Roberto Nemanis/SBT
Silvio Santos completa 84 anos
Dia especial
Esta santa coluna jamais passaria em branco em uma data tão importante.
 
Hoje é aniversário de Silvio Santos. O nosso herói está chegando aos 84 anos. Inteiraço. Parabéns!
 
Olha essa
Bruno Prado, comentarista esportivo, continua na Rede TV!, mas há poucos dias trocou a 105 FM pela Jovem Pan.
 
E quem imaginou que ele iria realizar um grande sonho, o de trabalhar com o pai, se enganou. Claro que estar ao lado do Flávio Prado para ele é um prazer, mas ser companheiro de Cláudio Carsughi foi um objetivo alcançado.
 
A propósito...
Do Carsughi, cumpre informar que ele não está mais no SporTV, onde tinha contrato para participar de programas.
 
Foi dispensado no começo da semana.
 
Reforço
Depois do Bruno Prado, a Jovem Pan acaba de contratar Fausto Favara.
 
Que é filho do Nilson César, mas é um narrador jovem, vibrante e que também reúne todas as condições de escrever a sua história na emissora. 
 
Jogo limpo
Mesmo diante do inesperado – troca da Drica pela Marjorie, Aguinaldo Silva, data hoje, não quer se deter a outros assuntos. A sua única prioridade de agora é não deixar "Império" sair dos trilhos.
 
E ele sempre foi claro sobre isso: "Toda a preocupação é o dia a dia da novela. Estamos tentando colocar os trabalhos em dia, e para isso a participação da Marjorie é essencial".
 
Sergio Zalis/Divulgação/TVGlobo
Marjorie Estiano como Cora em "Império"
E vamos combinar?
Além das ligações que já existiam com a personagem, só alguém como Marjorie Estiano poderia substituir a Drica Moraes com tamanha classe e categoria.
 
É necessário fazer justiça a toda a garra demonstrada nesta sua volta, desde a primeira cena.
 
Briga por causa do peru
Por causa da sua escala de trabalho – só ia apresentar o jornal da madrugada –, Cynthia Benini chegou tarde ao SBT e não pegou a tempo o peru de Natal. O encarregado da distribuição, naquela altura, já tinha ido embora.
 
Inconformada com o fato, ela primeiro tentou saber onde o seu peru poderia estar àquela hora, tarde da noite, e como não foi feliz na sua investigação, no dia seguinte resolveu tirar satisfações com as secretárias do jornalismo. Criou um clima daqueles. Foi a maior briga por causa do peru.

Outro lado

A assessoria de Cynthia Benini procurou a coluna para colocar o lado da jornalista sobre o caso.

"Com relação ao episódio, esclarecemos que Cynthia não provocou briga alguma sobre o peru de Natal até porque isso seria uma situação patética. Ela pediu a um funcionário, colega de trabalho, que recebesse e guardasse o brinde oferecido pela empresa, uma vez que, por uma questão de escala, ela não poderia fazê-lo. No dia seguinte, conforme havia sido combinado, ela foi buscar o peru e perguntou às secretárias, profissionais a quem o jornalista se reporta quando existem questões dessa natureza, pelo brinde. Não houve briga de nenhuma ordem", informa.
 
Não bastasse isso...
Ontem, na Caras, Cynthia Benini deu uma entrevista simpática, falando do seu momento e dos planos futuros.
 
Como sonho, revelou que deseja chegar à apresentadora do "Fantástico" ou ganhar um programa no GNT, "mas enquanto estiver no SBT espero sempre crescer".
 
Bate – Rebate
•       Não tem o que errar: "Os Dez Mandamentos" será a substituta de "Vitória" na Record...
•       ... Só no final de uma e começo da outra é que passará a valer a faixa das 20h30 como novo horário para exibição de novelas...
•       ... A princípio, isto está projetado para acontecer ainda em março, mas poderá ser alterado para abril...
•       ... Tudo, aliás, indica para esta mudança.
•       Ainda sobre "Os Dez Mandamentos" parte do elenco foi deslocada para a cidade de Guarapuava...
•       ... Lá foram gravadas cenas num trigal. 
•       A volta da Sophia Abrahão às gravações de "Alto Astral" ainda não aconteceu...
•       ... Ela teve catapora e foi aconselhada a ficar mais alguns dias de molho.
•       A "Escolinha do Professor Raimundo" continua sendo reprisada no Viva, diariamente, às 20 horas.
•       Antes do lamentável acidente com o Luiz Ricardo no SBT, ele ensaiou o número na frente do bombeiro e foi tudo bem. Quanto tem que acontecer...
 
C´est fini
Os tempos são outros. A Record, que dá dinheiro para gravar entrevistas na rua, suspendeu o agrado de fim de ano dos seus funcionários.
Não haverá festa nenhuma e muito menos Cesta de Natal. Todos terão que se contentar com o panetone da permuta, já apelidado de cala-boca.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos