Record precisa se abrir também para novos títulos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

A Record, logo no começo do ano, vai lançar o seu novo slogan, "Record, uma TV aberta para o novo", com o propósito de se reafirmar como um canal convencional e, ao mesmo tempo, buscar sempre um caminho próprio em todos os seus trabalhos, especialmente nas áreas de produção e programação.

Esta, pelo menos, é a intenção, a de acabar com a imagem de copiar a Globo. Ou, como alguns preferem brincar, fazer com que não tenha mais sentido o apelido "Recópia".

Talvez seja esta, antes mesmo que as novidades conhecidas e outras que ainda venham a acontecer, a principal das iniciativas. Já não era sem tempo. Acabar com essa história de simples rascunho.

E todo este trabalho, como simples sugestão, poderia começar com a troca dos títulos de alguns dos seus programas, criados "à imagem e semelhança" da vizinha ao lado.

Não tem cabimento algum continuar insistindo com "Esporte Fantástico" ou "Domingo Espetacular", entre outras bobagens. Isto denota absoluta falta de criatividade. Se foi uma maneira de espetar a concorrente, o tiro saiu pela culatra. Há muito tempo deveriam ter deixado de existir.

Voltou atrás – 1

Circulou a informação de que o SBT pretendia acabar com a exibição de reprises de novelas na sua faixa da tarde.

E isso devido ao fato de essas produções, além de não registrarem bons índices, encontrarem resistências na área comercial. Ou seja, não despertam interesse de anunciantes.

Voltou atrás – 2

Mas, segundo se informa, o SBT já recuou e nem pensa mais no assunto. Isso porque a reprise de "Esmeralda" passou a anotar bons índices, deixando a emissora em segundo lugar, atrás apenas da Globo.

Reprodução
Cena da novela "Esmeralda"


Próximo trabalho

Na Record, havia uma dúvida se Babi Xavier ficaria exclusiva da segunda temporada de "Plano Alto" ou iria para o elenco de "Os Dez Mandamentos".

A emissora decidiu por sua participação na primeira novela bíblica da casa, para viver a personagem Thais, que só aparece na terceira fase.  

Mas olha só

A direção da rádio Estadão descobriu que estavam dando um destino diferente aos ingressos de peças e musicais destinados às promoções com ouvintes.

O caso está sendo apurado, mas já existe a certeza que pessoas da própria emissora vinham elegendo parentes e amigos como "os grandes vencedores". Coisa mais feia.

Esclarecimento

Está tudo certo quanto às datas, o "Planeta Extremo" será mesmo exibido na Globo entre 25 de janeiro e 29 de março, aos domingos.

Mas não será imediatamente após o "Fantástico", e sim depois do "Big Brother Brasil". Esta é a informação correta.

Finalmente

Edson Spinello finalizou na semana passada as gravações do policial "Na Mira do Crime", momentaneamente interrompidas no período da Copa.

Os dois primeiros episódios - de um total de cinco - já foram ao ar pela Fox e Record em formato de filme. Em janeiro, entrará como série. Rodrigo Veronese e Renata Dominguez são os protagonistas.

Vestibular

Na Cuatro Cabezas passaram a ser diários os testes para definir os novos repórteres do "CQC", aqueles que irão ocupar as vagas de Guga Noblat, Felipe Andreoli, Oscar Filho e Ronald Rios.

É sempre uma tarefa complicada. Caberá ao número 1 do Artístico, Diego Guebel, a escolha final.

Como quem não quer nada

Mesmo obedecendo a distância regulamentar, porque Marcelo Tas ainda cumpre seus últimos dias de bancada, Dan Stulbach já acompanha o processo de mudanças do "CQC". Além de acompanhar, também dá sugestões e indicações.
Divulgação
Ator Dan Stulbach (à direita) assina contrato com a Band ao lado do diretor da emissora, o argentino Diego Guebel

Na semana passada, por exemplo, um ator "gordinho" fez teste para repórter do programa. Foi indicado por ele.

Violência

Os últimos dias de Guga Noblat como repórter do "CQC" têm sido tensos. Uma coisa fora do normal. Ele não consegue trabalhar direito devido ao ódio de manifestantes, que o acusam de fazer chacotas e distorcer valores em suas coberturas. Noblat falou à coluna:

"Cara, to sendo perseguido pela extrema direita. Nas redes sociais e na rua quando me encontram. Em Brasília, mais uma vez, fui cercado por manifestantes que aos berros e com muito palavrão não me deixavam trabalhar. Xingam até a quinta geração da minha família e me chamam de viado e comunista".

E prossegue: "Ta cômico, pra não dizer trágico. Os caras são totalmente desequilibrados. Nas redes sociais rolam todos os tipos de ameaça. Jogam baixo e pesado, mas ser criticado por gente desse tipo acaba virando propaganda a favor. rs".

Talento

A reportagem sobre o Ebola, realizada pela Ana Paula Padrão, entre as tantas coisas importantes apresentadas, apenas reafirmou a enorme capacidade profissional desta jornalista.

Foi onde estava a notícia e mostrou a realidade da doença, sem sensacionalismo e com admirável coragem. 
Divulgação/Band
Ana Paula Padrão grava especial sobre ebola na Guiné, na África


Agora é aqui

Depois de quase duas semanas entre Dubai e Paris, cenário das primeiras gravações de "Babilônia", próxima novela das 21h da Globo, o diretor Dennis Carvalho inicia nesta segunda-feira as externas no Rio de Janeiro.

Escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, a produção estreia em março. No elenco, destaque para as presenças de Adriana Esteves e Glória Pires, ambas como vilãs que se odeiam.  

Bate – Rebate

•       O clima não é dos melhores na produção do novo programa do Gugu...
•       ... A chegada do Vildomar Batista, por imposição da Record no lugar do Homero Salles, ainda não foi assimilada pelos que lá já estavam...
•       ... E nem pelo próprio Homero...
•       ... Wanderley Villanova, também porque tem uma proposta de fora, foi um dos primeiros a sair...
•       ... Gugu retorna ao Brasil nesta terça-feira. Acredita-se que com ele por aqui as coisas se acalmem um pouco.
•       Felipe Andreoli aproveitou rápida folga nos trabalhos do "CQC" e viajou com a família para Aruba.
•       Conrado Bonow, 5 anos, filho do ator Carlos Bonow, está fazendo testes na Record para integrar o elenco de "Os Dez Mandamentos"....
•       ... Vai fazer o papel de Ramsés na primeira fase da novela.
•       Fábio Pannunzio ganhou o segundo Prêmio Esso de Jornalismo, agora pela reportagem "O avanço da maconha", exibida no "Jornal da Band", em abril...
•       ... Em 2012, ele já tinha conquistado este prêmio pela série "Os Desaparecidos", exibida no mesmo telejornal.
•       A Record vai exibir dia 24, a partir de meia-noite, um especial com Michael Bublé.

C´est fini

O reality de confinamento "Power Couple", já destinado ao César Filho, deve ganhar um título em português. A Record já iniciou essa busca.

O programa, ainda sem data definida, vai reunir 10 casais, que irão disputar diversas provas.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos