Incerteza sobre novo ano leva emissoras a puxar o freio

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

O momento da economia brasileira, em tempos de troca de comando, desde agora está levando a todos a usar de certa cautela em relação ao que poderá nos esperar no ano que vem. 

Os nomes escolhidos, Joaquim Levy e Nelson Barbosa, de acordo com os especialistas, abrem perspectivas das mais interessantes, mas o bom juízo recomenda não tirar os pés do chão.
 
No mercado na TV, sabe-se, entre o final deste mês e o começo do outro, será anunciado um novo enxugamento na Record, em alguns dos seus mais diferentes setores, especialmente na área das produções. É um trabalho que já está em fase de conclusão.
 
Na TV paga, o SporTV também promete pisar no freio de gastos no ano que vem. Muitos eventos internacionais, que sempre contaram com as presenças de narrador e comentarista in loco, serão feitos em off-tube. As equipes de Copa América e Pan-Americano, de acordo com o planejamento inicial, estarão reduzidas ao mínimo indispensável. Segundo se comenta, só serão dois narradores em Toronto e um na Copa América. Tudo diferente do que sempre aconteceu.
 
Assim como
Evidente que SporTV e Record foram usadas apenas como exemplos, mas o momento exige atenção de todas as emissoras.
 
É preciso que cada uma faça a lição de casa direitinho.
 
Particularmente
O ano de 2015 será atípico porque exigirá das TVs muito trabalho para assegurar boas verbas publicitárias. Não teremos, por exemplo, uma Copa do Mundo que amparou tanto as direta como as indiretamente envolvidas.
 
E os grandes anunciantes já estarão reservando verbas para a Olimpíada de 2016.
 
Divulgação/TV Globo
Os diretores de gênero Ricardo Waddington, Silvio de Abreu, Guel Arraes e Boninho (sentados, da esquerda para direita); a diretora de Desenvolvimento Artístico, Monica Albuquerque, e o diretor de Produção, Eduardo Figueira (de pé, da esquerda para direita)
Transição 
O "Vídeo Show" passou a viver uma situação curiosa, no mínimo, a partir do momento em que a Globo anunciou a nova divisão do seu Entretenimento.
 
Atualmente, o programa ainda está com o Ricardo Waddington, que só tem cuidado do dia a dia. O futuro ao Boninho pertence, e ele ainda não assumiu.
 
Em cima disso
Ricardo Waddington, no uso das suas novas atribuições, mesmo obedecendo a distância regulamentar, tem acompanhado os trabalhos de algumas produções.
 
O "Estrelas", da Angélica, virá com um formato completamente novo no ano que vem. 
 
Vai lá
Sonia Blota está convidando a todos para as comemorações dos seus 20 anos de trabalhos ininterruptos na televisão, na noite desta quinta-feira (4).
 
Reserve a sua presença, por favor. A Sonia, como se sabe, é a correspondente da Band na Europa. Mora em Paris. 
 
Novos desenhos
Na última feira de TV, em Cannes, Daniela Beyruti comprou novos pacotes de desenhos animados para o SBT.
 
Todo este material será utilizado a partir de março, quando o programa "Bom Dia & Cia" sofrerá algumas mudanças. Não vai sair do ar. O dono deu o contra, até porque o resultado comercial ainda é muito bom.
 
 
Outro detalhe
O SBT continuará exibindo os episódios do "Chaves", normalmente, apesar da morte de Roberto Bolaños.
 
Os direitos estão assegurados para os próximos dez anos e a família do falecido artista não tem nada a se opor. Muito ao contrário.
 
Período complicado
Dezembro chegou e os autores em cartaz já começam a se preocupar com a tradicional queda de audiência no período. 
 
Trata-se de um mês que derruba tudo, a exemplo dos dois próximos, porque o número de aparelhos ligados sempre é muito menor. Depois, pra recuperar, é um Deus nos acuda.  
 
Aposta certa 
O "Hora Um", apresentado por Monalisa Perrone nas manhãs da Globo, pelo menos até aqui está se revelando um acerto da sua direção de jornalismo. 
 
Nesta terça-feira (2), fechou com 5 pontos de média no Rio e em São Paulo. Mais que dobrou a audiência do horário. 
 
Tem data 
A Globo fechou o período de exibição da série "Felizes para sempre", de Euclydes Marinho com direção de Fernando Meirelles.
 
Será apresentada entre 26 de janeiro a 6 de fevereiro, em 10 episódios.
 
Gravada no Rio e Brasília, reúne no elenco Adriana Esteves, Cássia Kis Magro, Paolla Oliveira, Maria Fernanda Cândido, Carol Abras, Selma Egrei, Enrique Diaz, João Miguel, João Baldasserini e Mateus Fagundes, entre outros. 
 
A produção é uma releitura de "Quem ama não mata", do mesmo autor.
 
Wayne Camargo/Rede TV/Divulgação
Erica Reis é uma das apresentadoras da retrospectiva da Rede TV!
Aconteceu 
A Rede TV! vai apresentar dia 28, às 22h45, com duas horas de duração, a sua retrospectiva com os principais fatos do ano. 
 
Claudia Barthel, Augusto Xavier, Amanda Klein, Eduardo Campos, Erica Reis, Luciana Camargo, Ricardo Neves e Débora Velozo irão se revezar na apresentação. 
 
Bate – Rebate
•       Todo aquele que lê o twitter do Fernando Pelégio deve imaginar que não há mais o que fazer no Artístico do SBT...
•       ... Que está tudo organizado e funcionando às mil maravilhas...
•       ... Daí ele se dar ao trabalho de ser crítico das colunas do UOL. Achar que "são todas horríveis"...
•       ... Vindo de você, Pelégio, nos consideramos elogiados, recompensados e aliviados...
•       Reconhecidamente, o seu gosto sempre foi duvidoso.
•       Rachel Sheherazade gravou ontem o quadro "Elas querem saber" do Raul Gil...
•       ... Junto com ela, Thammy Miranda, Dani Bolina e Val Marchiori...
•       ... E a Rachel, acompanhada de uma banda, ainda cantou.
•       Ficou naquilo. Carioca, Márvio Lucio, gravou uma participação especial no "Trair e Coçar", do Multishow...
•       ... Foi ao ar na quinta passada e parou por aí. Nada foi acertado com relação ao futuro.
•       Não irão faltar especiais do "Agora é Tarde", neste fim de ano, na Band...
•       ... Serão dois, um do Natal e outro no Ano Novo.
•       Nesta quarta-feira, o diretor de núcleo Wolf Maya vai se reunir com a equipe de "Lady Marizete" no Projac...
•       ... Entenda-se por isso, autores, produtores e diretores, para informar como ficou a montagem final do elenco e anunciar o plano de gravações...
•       
... Os trabalhos terão início em fevereiro nos Estados Unidos. "Lady Marizete" vai substituir "Alto Astral" na faixa das 19 horas.
 
C'est fini
Já se comenta que a Record irá atrasar as suas estreias no ano que vem.
 
A Comunicação da emissora, consultada, informa que tais informações não procedem, porque as datas ainda nem foram definidas. Como poderiam ser adiadas?
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos