TV deu importância exagerada à morte de Roberto Bolaños

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

É da prática da televisão brasileira usar de extremos absolutos. Ou simplesmente ignora assuntos que são importantes ou, sem se fundamentar a um mínimo de coerência, carrega demais na tinta em outros. Resumindo a ópera, ou faz demais ou faz muito de menos.

A pergunta pode parecer antipática, mas tem que ser feita: a morte do Roberto Bolaños, além de ser lamentada como é natural acontecer, merecia um barulho enorme assim? 
 
Evidente que o personagem, Chaves, tantas vezes apelado pelo SBT, se tornou bastante conhecido em nosso país. Várias gerações se acostumaram a vê-lo, quase todos os dias, em diversos horários na televisão, mas a comoção pelo seu desaparecimento justificou tudo que acabou sendo feito?
 
Raramente se viu o SBT, em tantos outros acontecimentos, se comportar da mesma maneira, dando-se inclusive ao trabalho de custear transmissões ao vivo do México. Ronald Golias, um dos seus contratados, que para nós teve tanto ou maior valor que Bolaños, não chegou nem a um terço disso. Ele e inúmeros outros, como a própria Hebe ou Chico Anysio, uma figura acima de cores das emissoras. Mais uma vez, o que se viu, foi uma tentativa de tirar proveito da situação. O que se conhece como desespero por audiência.
 
O "Chaves", para o SBT, mesmo com o Bolaños sepultado, continuará sendo fator da sua sobrevivência.
 
Ainda no caso do "Chaves"...
O que se viu foi praticamente todas as emissoras darem o registro da sua morte.
 
A Globo, como maior de todas, por exemplo, no "Jornal Nacional", no "Fantástico" e, ontem, quase um minuto na Ana Maria.
 
Mas é comum...
Também por aqui, as TVs ignorarem qualquer notícia relativa a um contratado da outra, mesmo em caso de morte.
 
Os critérios normalmente utilizados ou não existem ou são completamente disparatados. 
 
Mais quatro
A Bandeirantes vai aumentar a transmissão de número de jogos da "Liga dos Campeões" na temporada do ano que vem.
 
Em vez das tradicionais 17 partidas, como ocorre desde 2010, agora, serão 21.  
 
Reprodução/Instagram
Felipe Andreoli deixará o "CQC"
Nada em vista
Tão logo se anunciou a saída do Felipe Andreoli do "CQC", começaram as especulações sobre o seu futuro na TV, alguns já dando como certo um acerto com o Fox Sports.
 
Nada disso. Pelo menos por lá, não existe nada sendo conversado.
 
Faz jus 
O título de um programa especial que a Bandeirantes vai exibir nesta quinta-feira, às 22h30, é tão grande quanto a sua importância: "Ebola. Ana Paula Padrão na África, no meio da guerra contra o vírus mortal".
 
Ana Paula, que também comanda na noite desta terça mais uma edição do "MasterChef".   
 
Nova temporada 
Logo após o encerramento do "MasterChef", dia 16, a Bandeirantes vai anunciar a abertura de inscrições para a segunda temporada do programa.
 
As gravações terão início em abril. 
 
Wayne Camargo/RedeTV
Babi Rossi deixou o "Muito Show" para "A Fazenda"
Dúvida
Babi Rossi, ganhando ou não "A Fazenda", tem seu retorno garantido para a Rede TV!. Foi algo acertado em contrato.
 
Só não se sabe ainda se ela voltará ao "Muito Show" ou ao novo programa feminino das manhãs, que também contará com as presenças de Heaven Delhaye e Íris Stefanelli.
 
Modelo 
O propósito da Rede TV! em abrir espaço para novo programa feminino, é se aproveitar do que ele poderá oferecer. Como se sabe, há um vasto mercado em torno.
 
Fábio Arruda é outro bem cotado para se integrar ao esquema, como forma de reviver o que o Clodovil fazia, guardadas as características de cada um. 
 
Série infantil 
Depois de "O Tempo e o Vento", produção do cinema que a Globo exibiu em janeiro, Mayana Moura viverá Orinde, uma misteriosa figura egípcia em "Buuu!", nova produção do canal Gloob que estreia em março.
 
A série conta a história de quatro crianças que partem numa aventura dentro de uma pirâmide cheia de mistérios, em busca do Soro da Imunidade. 
Edu Viana/Divulgação
Mayana Moura viverá Orinde, uma misteriosa figura egípcia em "Buuu!"
 
Band fora do ar 
A Bandeirantes chegou a ficar 5 minutos fora do ar em São Paulo, domingo, enquanto fazia a transmissão de Fluminense e Corinthians.
 
Sobre o caso, a explicação oficial: "às 17h30, durante a exibição de Fluminense x Corinthians, houve queda de sinal por aproximadamente cinco minutos nas operadoras VIVO e NET, em decorrência do rompimento de umas das fibras que alimenta essas rotas. Às 17:35, o sinal foi normalizado".
 
E a bola rolando. E a audiência escapando.
 
Michel Angelo/Record/Divulgação
Ariela Massotti acertou com a Record para viver a fase jovem de Miriã, irmã de Moisés
Irmã de Moisés 
Ariela Massotti acertou com a Record para viver a fase jovem de Miriã, irmã de Moisés, em "Os Dez Mandamentos", que estreia em 2015. Depois, a personagem será feita por Larissa Maciel. Os trabalhos da novela estão a todo vapor. 
 
Enquanto uma equipe trabalha no Recnov, Rio, uma outra, com Gabriela Durlo, Petrônio Gontijo e Bianka Fernandes grava em Guarapuava, no Paraná.  
 
Bate – Rebate 
•       "Hoje em Dia" e "Programa da Tarde" terão edições ao vivo, respectivamente, até os dias 19 e 23...
•       ... Os dois programas voltarão, também ao vivo na Record, em 12 de janeiro...
•       ... E aí será um salve-se quem puder!   
•       O "Hora Um", novo telejornal da Globo comandado por Monalisa Perrone, estreou, ontem, em primeiro lugar.
•       ... Campeão da "Dança dos Famosos", Marcello Melo Júnior agora vai se preparar para a próxima novela das 9 da Globo, "Babilônia"...
•       ... Ele viverá Ivan, um professor de Educação Física e que também dará aulas de slackline na praia do Leme...
•       ... Entre seus alunos, o protagonista Chay Suede.
•       Roberto Justus grava nesta quinta-feira o novo "Roberto Justus Mais", que será apresentado aos domingos...
•       ... O tema do programa será "A Hora da Virada".
•       O grupo KLB grava hoje participação na "Praça", quadro "Batman e Robin", com Tuca Graça e Alexandre Frota.
 
C'est fini 
Começam as especulações em torno de nomes - serão dois, para a direção do novo "CQC" na Band, que, em 2015, também apresentará mudanças em sua bancada e no time de repórteres.
 
Um profissional bastante comentado na emissora é Ricardo de Barros, atualmente no "Encrenca", da Rede TV! e que antecedeu Alan Rapp na direção do "Pânico".
 
O "CQC" não terá mais Gonzalo Marcó na sua equipe. 
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos