Dramaturgia da Globo torce pelo sucesso da Record

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Reprodução/Instagram

    30.ou.2014- Escaladas para "Os Dez Mandamentos", nova novela da Record, Samara Felippo, Mel Lisboa e Gisele Itié fazem selfie antes de assistirem palestra na emissora

    30.ou.2014- Escaladas para "Os Dez Mandamentos", nova novela da Record, Samara Felippo, Mel Lisboa e Gisele Itié fazem selfie antes de assistirem palestra na emissora

Há uma situação no mínimo inusitada acontecendo na Globo, de seus profissionais torcerem para que a Record possa voltar a fazer alguma ameaça à líder de audiência. E isso principalmente entre pessoas da área de dramaturgia.

Para esses profissionais --autores, diretores e técnicos– seria importante que a concorrente também exibisse produções de sucesso e provocasse uma sacudida no mercado para que eles pudessem ser ainda mais valorizados em casa.

O problema em questão é passar do desejo à prática, ou seja, acontecer essa forte reação da Record, porque nada indica para isso. Bem ao contrário, até porque o momento requer os pés no chão, economia mesmo, nada de "loucuras" nos próximos tempos.

Não se pode esperar, inclusive, que "Os Dez Mandamentos", que estreia no ano que vem, possa operar milagres. É pouco.

Assim sendo, a Globo, tudo indica o cenário atual, vai permanecer absoluta, ditando o ritmo, as regras. É bom, portanto, não alimentar falsas ilusões. 

Na fila
Candidato à grade de 2015 no SBT, o projeto do "Vídeo Fama", mistura de "Vídeo Show" com "TV Fama", teve um total de 17 pilotos gravados, entre outros, com Rosana Jatobá, Bruno de Luca, Jacqueline Meirelles, Lívia Andrade, Cléo Brandão e Analice Nicolau.

Silvio Santos ainda não se manifestou sobre sua exibição ou não.   

Almoço com Edir

Edu Moraes
25.nov.2014 - Edir Macedo almoça com alguns diretores de jornalismo na Record

Edir Macedo, sem barba, passou parte desta terça-feira na Record. Partiu dele a iniciativa de almoçar, na sala da presidência, com alguns diretores de jornalismo. A foto, de Edu Moraes, foi extraída do próprio blog de Edir.

Outro lado
A respeito da nota aqui publicada, sobre a decisão da Amandha Lee em deixar a Record, a Comunicação da emissora esclarece: "o contrato da atriz terminou e não será renovado".

Antonio Chahestian/Record
A jornalista Fabiola Gadelha


No plural
A partir da próxima segunda-feira, devido às férias de Reinaldo Gottino, Fabiola Gadelha irá comandar as duas edições do "Balanço Geral" na Record-SP, e, por conta disso, irá se afastar alguns dias do "Cidade Alerta" aos sábados.

Como curiosidade, o "Balanço" da tarde terá duas Fabiolas – a Rabo de Arraia e a Reipert.

Fim de linha
Terminaram na segunda-feira as gravações do "Esse Artista Sou Eu", do SBT. A vencedora desta primeira temporada foi Vanessa Jackson. Já existem planos de uma próxima.

Divulgação
Susana e o executivo da ATV, Jean Pierre Dewerpe, em Lima, Peru

Susana causou
Susana Vieira esteve em Lima, no Peru, para participar de evento do ATV, um dos canais abertos mais assistidos daquele país e que exibe há anos produções da Globo.

Nesse momento estão no ar "Amor à Vida" ("Rastros de Mentiras") e "Senhora do Destino" ("Señora del Destino"), ambas com Susana, que foi homenageada durante uma festa, no último dia 20, e roubou a cena por lá.

No atacado
Ivete Sangalo por dois dias seguidos irá frequentar o SBT, gravando amanhã o "De Frente com Gabi" e na quinta o "The Noite", com Danilo Gentili.

Nada contra, mas aí vem a pergunta: o que tanto tem a dizer a Ivete?

Pertinente
O que leva dois programas, de uma só emissora e com características absolutamente iguais, convidarem o mesmo artista para ser entrevistado? Alguma coisa está errada, concorda? Por mais que a Ivete chame atenção, vamos combinar que não é para tanto.

Braço curto
Este é um erro dos muitos programas de entrevistas, que hoje estão espalhados por todos os cantos.

Mesmo com o Brasil chegando perto de 203 milhões de habitantes, o universo ou raio de ação dessas produções é sempre muito pequeno. O que aparece aqui hoje será o convidado de lá amanhã... E assim vai.

Aplausos

O quarto Emmy da Globo, com "Joia Rara", veio premiar o trabalho de um conjunto, mas especialmente o talento de Thelma Guedes e Duca Rachid.

 

Autoras de grande talento, com um sucesso atrás do outro e que não por acaso já foram guindadas para o horário das 9 da noite.

Tiroteio
Está uma troca de tiros intensa entre a imprensa esportiva e Luiz Felipe Scolari, a ponto do Neto afirmar, em seu programa, na segunda-feira, que se alguma coisa acontecer com ele, será por culpa do treinador.

O site Papo de Bola, em sua edição de ontem, colocou este trecho do "Donos da Bola".

Antecedentes
O relacionamento do Felipão com a imprensa sempre foi meio assim. Hoje, curiosamente, ele levanta suspeitas sobre a CBF, onde até outro dia era funcionário. Mas naquilo que diz respeito ao Neto, a bronca vem desde os preparativos da seleção para a Copa do Mundo, quando por determinação da Bandeirantes o comentarista se viu obrigado a calar suas críticas.

Só nessas condições, o treinador voltaria a dar entrevistas e não se azedaria tanto ou ainda mais a convivência com a casa do futebol.

Cinema
Mateus Solano inicia em fevereiro a sua preparação para as filmagens de "Em Nome da Lei", com direção de Sérgio Rezende. Um juiz que combate casos de corrupção é o seu papel, em uma história baseada em fatos reais. As locações não estão inteiramente fechadas, mas haverá cenas na divisa do Brasil com o Paraguai.

Pedro Paulo Figueiredo/Globo
Mateus Solano no cenário do para talk show sobre Responsabilidade Social

Ações
A propósito do Mateus Solano, nesta quarta, às 19h no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro, ele vai comandar a retrospectiva de Responsabilidade Social da Globo, em formato de talk show. Em um cenário que simula sua casa, ele irá conversar com Monica Waldvogel, Sandra Annenberg, Dira Paes, Caco Barcellos e Paulo Betti, entre outros. 

Bate – Rebate
•       Nas gravações de ontem começaram as despedidas da série "Sexo e as Negas"...
•       ... A diretora Cininha de Paula foi uma das mais emocionadas, sentindo como um filho partindo para uma viagem sem volta.
•       Carlos Heitor Cony, sempre que possível, volta ao assunto da Petrobrás contra Paulo Francis...
•       ... Quando ele levantou suspeitas de que uma verdadeira quadrilha agia dentro da empresa...
•       ... E por isso, na ocasião, foi processado e condenado a uma multa que chegaria a US$ 100 milhões, mais custas e honorários...
•       ... Francis, em depressão, morreu subitamente meses depois...
•       ... Agora, também em justiça a ele, os seus antigos companheiros do "Manhattan Connection" voltaram a abordar o assunto no programa da Globo News.
•       A temporada de mudanças no "CQC" já começou, no ar e fora dele...
•       ... Assim como as substituições de repórteres e apresentadores já estão em pleno desenvolvimento, o mesmo ocorrerá com o pessoal atrás das câmeras...
•     ... Desde já fiquem todos prevenidos para novidades também neste sentido.

C'est fini
Walcyr Carrasco está totalmente envolvido na preparação da sua próxima novela, uma das 11, na Globo. Há em torno deste trabalho, por desejo do próprio autor, um completo silêncio. Sabe-se apenas que será um tema contemporâneo, com Deborah Secco, Reynaldo Gianecchini e Rodrigo Lombardi no elenco.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos