Crescimento da TV aberta deve ser visto como natural e consequente

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação

    Cenas das séries nacionais "Lili a ex" e "Três Teresas", ambas exibidas no canal GNT

    Cenas das séries nacionais "Lili a ex" e "Três Teresas", ambas exibidas no canal GNT

Foi absolutamente natural e consequente o crescimento da TV aberta nos últimos meses. Por mais que alguns considerem "moda" exaltar a qualidade dos canais fechados, o serviço prestado, na maioria dos casos, está longe de atender o desejado.

Há a necessidade das TVs por assinatura -- como ficha que ainda não caiu -- também saírem ao encontro daquilo que deseja o público brasileiro e não apenas em sentido contrário, tentando levar o telespectador a aceitar tudo o que vem de fora.

Quanto à lei que exige um mínimo da produção nacional, ela é bonita e ainda não foi além das suas boas intenções, porque na prática grande parte dos canais fechados continua na base do jeitinho. Ou apenas buscam mecanismos para atender, sem muito trabalho e custo próximo de zero, o que ela determina. Investimentos em produção que é bom, são muito poucos.

Evidente que para não deixar este quadro inteiramente nebuloso, existem as raras e honrosas exceções, entre elas, os canais esportivos e jornalísticos. Esses, sim, se colocam entre os melhores e mais eficientes do mundo.

Falta de cuidado

O Discovery Home & Health tem o programa de culinária da Neca, sempre com receitas muito interessantes, como foi o caso da maminha com temperos, dia desses.

A apresentadora Neca é simpática e sabe dar o recado, mas o problema está nos cortes.

O programa, com o título "Fome de quê?", é a todo instante abruptamente interrompido pelos comerciais, sem que exista uma vinheta separando uma coisa da outra. É corte seco na saída e na volta. Pira qualquer telespectador.
Agravando o quadro, os intervalos são sempre muito longos. No caso, não chegaram a queimar a maminha, felizmente, mas torraram a paciência de quem assistia.

Combinado assim

Reprodução
Logo TV Cultura

Depois da nota da colunista Keila Jimenez, do jornal Folha de S. Paulo, na última quinta-feira, a TV Cultura veio a público e por meio do seu presidente Marcos Mendonça, avisou que uma suplementação de verba é aguardada para esta segunda-feira (24), o que tornará possível o pagamento dos seus funcionários.
O problema é que há uma inquietação muito grande, dentro e fora de lá, sobre nova lista de cortes para janeiro.

A manifestação...
O presidente Marcos Mendonça explica, mas não justifica mais este momento que a TV Cultura atravessa -- "face à situação econômica do país".

Fosse assim, outras TVs, como SBT, Globo, Record, Rede TV! e Band também estariam atrasando salários. E elas só se mantêm vendendo espaços comerciais, não têm um Governo do Estado por trás para pedir socorro e receber recursos públicos para se sustentar.

É justo reconhecer...
Que a responsabilidade por todos os transtornos na TV Cultura não cabe unicamente à sua direção atual, mesmo porque é um quadro que vem de muito tempo.

Nenhuma das suas administrações, nos últimos 10 ou 15 anos, conseguiu encontrar alguma solução. Só que não pode continuar assim.

Vestibular no Projac

Divulgação/TV Globo
Nando Cunha estará no novo "Zorra Total"

O diretor Maurício Farias, novo responsável pelo "Zorra Total", montou uma pré-lista com nomes de 60 atores, entre homens e mulheres e dela sairão os participantes do novo formato do programa, que estreia em abril.

Alguns, inclusive, já foram aprovados, como são os casos de Nando Cunha, recém-saído de "Geração Brasil", Cândido Damm, Isio Ghelman e Débora Lamm.    

Ajustes
A poucos dias da estreia, que se será no dia 1º de dezembro, o "Hora 1", novo informativo da Globo, não encontrou um padrão que pudesse agradar a maioria. Fato é que o programa ainda está dando muito trabalho e preocupação na equipe.

Tudo indica que será arrumado em "pleno voo".

Está complicado
Muito mais difícil que superar SporTV, Fox, Espn e companhia bela na disputa pela Liga dos Campeões, é a batalha do Esporte Interativo com as principais operadoras.

Net e Sky estão jogando duro. Uma nova rodada de negociações está prevista para a próxima semana.

Tem dois lados
Evidente que o Esporte Interativo não poderá fazer uma transmissão deste porte sem contar com o apoio da Net ou Sky.

Mas a recíproca também é verdadeira. Certamente existirá uma forte pressão dos assinantes dessas duas operadoras.

Expectativa
O interesse da Record na contratação da apresentadora Xuxa deverá ganhar importantes desdobramentos nesses próximos dias.

Já de algum tempo, ela vem cobrando uma posição da Globo sobre novo trabalho, mas como esta expectativa não existe, a sua saída poderá ser facilitada, mesmo sendo para a Record. É aguardar.

Próxima das seis

Claudio Andrade/Photo Rio News
Atriz Débora Bloch

Em "Sete Vidas", próxima novela das seis, da Globo, escrita por Lícia Manzo, a atriz Débora Bloch fará Ligia, uma jornalista que sofre a perda do amor de sua vida, Miguel, vivido por Domingos Montagner. As primeiras gravações foram feitas em El Calafate, na Patagônia Argentina.

Débora, que ainda bem discretamente, está se preparando para virar diretora na Globo.



Cansou da geladeira 

André Freitas/AgNews
Amandha Lee vai rescindir seu contrato com a Record

A atriz Amandha Lee, mulher do ex-jogador de vôlei Nalbert,  vai rescindir seu contrato com a Record nesta segunda-feira. Uma decisão tomada pelo fato de não estar sendo chamada para novelas e séries da emissora - seu último trabalho foi "Vidas em Jogo", em 2011.
Além disso, ela planeja traçar novos objetivos e oportunidades para sua carreira, o que já inclui negociação avançada para rodar um filme no começo de 2015.

Bate – Rebate

  • Após a eliminação em "A Fazenda", Robson Caetano ainda não fechou nada com televisão nenhuma. Está no mercado...
  • ... Segundo ele, não existe sequer conversas para trabalhar como comentarista, mesmo com a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio...
  • ...  "Aliás, estou  desempregado", conta. Robson deixou um programa na rádio Bradesco para participar do programa da Record.
  • Mais uma vez foram para o arquivo os planos da direção do SBT em lançar uma revista eletrônica diária...
  • ... A programação infantil será mantida na faixa da manhã e não se discute mais isso.
  • Voltando a "A Fazenda", barulho nas mídias sociais, pelo menos, o programa consegue...
  • ... Inclusive superando outros mais votados, como são os casos do "The Voice", "MasterChef", "Ratinho", "Silvio Santos", "Fantástico" e "Pânico"...
  • ... Isto de acordo com medição realizada entre os dias 7 a 11 de novembro...
  • ... Segundo a pesquisa realizada pela Ideal e dados da Scup e Topsy, "A Fazenda" emplacou 20 termos nos trending topics...
  • ... No mesmo período também, o número de menções ao programa na Internet cresceu (teve 450 mil) e mais de 80% delas foram positivas.
  • Nesta segunda-feira, Luciana Gimenez recebe Monique Evans no programa "Superpop", na Rede TV!.

C´est fini

Durante o velório do jurista Márcio Thomaz Bastos, algumas jornalistas entenderam que era o momento de tirar fotografias, para registrar o encontro delas e colocar nas redes sociais.

Além de pouco oportuno, uma tremenda falta de respeito. É a velha história do não saber se comportar.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração José Carlos Nery
 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos