Novelas mais curtas encontram resistências nos canais de TV

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação/TV Globo

    Gina (Paula Barbosa) se transforma em "Meu Pedacinho de Chão"

    Gina (Paula Barbosa) se transforma em "Meu Pedacinho de Chão"

Existe um movimento liderado por atores da Globo, defendendo a produção de novelas mais curtas e a questão, inclusive, já foi colocada para o diretor-geral da emissora, Carlos Henrique Schroder, que ainda não se pronunciou a respeito.

A nova versão de "Meu Pedacinho de Chão", do craque Benedito Ruy Barbosa, exibida às 18h, foi uma experiência recente nesse formato.

O roteiro atingiu bons índices e foi quase unanimidade entre os críticos, até por se tratar de um trabalho do Benedito que teve uma "plástica" diferente, adotada por Luiz Fernando Carvalho.

Mas, tudo indica, essa proposta de tramas reduzidas parou por aí na Globo e isso pode ser constatado em "Boogie Oogie", substituta de "Meu Pedacinho" – um caminho, aliás, também seguido pela concorrência.

A Record, através de "Dona Xepa", de Gustavo Reiz, apostou no padrão de tramas menores – no caso, 91 capítulos -, só que, a exemplo da líder, desistiu da ideia. "Pecado Mortal", "Vitória" agora, e "Os Dez Mandamentos" em 2015, foram posicionadas no formato tradicional.

E o que dizer do SBT? Suas novelas têm data para começar, mas ninguém sabe quando irão terminar.

Mas existe uma razão bem clara para todas as emissoras preferirem o padrão "a perder de vista": novelas de curta duração não pagam o investimento.

Para não ficar no prejuízo, fazer a conta fechar, é necessário diluir os seus custos de produção em mais de 160 ou 200 capítulos. Não existe outra mecânica.

Candidato

Amauri Nehn e Marcos Ribas/Photo Rio News
O ator Felipe Titto

Felipe Titto, mais conhecido pela passagem em "Amor à Vida", como o mordomo Wagner, a exemplo de muita gente nas últimas semanas, fez teste para novo repórter  do "CQC".

Teste que talvez não dê em nada, porque o canal Multishow convidou o ator para apresentar um novo programa. Uma ideia que entusiasma mais.


Segura aí
 

Eduardo Bravin/Reprodução/Tumblr Oficial
Grazi Massafera evita falar sobre seus próximos trabalhos na TV

De acordo com o estafe de Grazi Massafera, ela já está reservada para uma nova produção da Globo em 2015.

Mas a ordem é segurar um pouco a divulgação desse trabalho, porque ainda não está tudo preto no branco. Seu pessoal, inclusive, lembra do episódio "Vídeo Show", em que ela foi apontada como nova apresentadora. No fim, não deu absolutamente em nada.     

Mais espaço  

Na próxima temporada do "Superbonita", já sob o comando de Ivete Sangalo, haverá uma mudança em relação ao trabalho do maquiador Fernando Torquatto.

Ele irá interagir – e muito – com a nova apresentadora, deixando de ficar "isolado" em um quadro durante as gravações.      
 
Vai mexer
Divulgação/TV Globo
Paulo Silvino continua no "Zorra Total"

O novo "Zorra Total" receberá alguns reforços no seu elenco, isso é certo, a partir da exibição do novo formato em abril.

Mas o seu time principal, com Paulo Silvino, Agildo Ribeiro e Fabiana Karla, entre outros, será mantido.

Já em se tratando de baixas, há poucos dias, Katiuscia Canoro anunciou sua saída do programa.

Brecha

O SBT acabou dando uma ajudinha para a chegada do reality "The Bachelor" à Rede TV!.

Após a emissora de Silvio Santos romper um contrato de muito tempo com a Warner, dona do formato, o vice Marcelo de Carvalho, fã declarado da versão americana, iniciou negociação para produzi-lo no Brasil.

O lançamento está marcado para o dia 21.

Limite

Na Record, há quem entenda que Rodrigo Faro bateu no teto, no quesito audiência.

Que em função da concorrência e ausência de um bom formato que possa alavancar os índices, ele dificilmente modificará esse quadro.

O "Hora do Faro" briga pelo segundo lugar com o "Eliana", do SBT.

Meio século

Os programas voltados para as comemorações dos 50 anos da Globo, em 2015, começam a ser conhecidos.

É o caso de um projeto inédito que vai apresentar de forma diferente obras que marcaram a trajetória da emissora. Com estreia prevista para janeiro, a Globo vai exibir longas-metragens extraídos de séries e minisséries da TV brasileira, tais como "O Pagador de Promessas", de 1988 a "A Teia", de 2014.

Serão novas obras feitas a partir da ideia central de cada produto e não simplesmente um compacto de cada série.

Na dela     
Amauri Nehn/Photo Rio News
Ticiane Pinheiro

Ticiane Pinheiro, apresentadora do "Programa da Tarde",  está muito tranquila quanto ao futuro dela na programação da Record.

Primeiro porque o seu contrato vai até dezembro de 2015, é um nome muito bem visto na casa, e uma "estrela" que custa pouco pra Record.     

Anote aí

O diretor Luiz Gleiser, hoje, à frente de programas como "Criança Esperança" e "Show da Virada", está cotado para conquistar outros produtos na Globo, por conta da reformulação que será anunciada em breve.
Gleiser, importante lembrar, foi um dos responsáveis pelo lançamento e direção da primeira edição do "Big Brother Brasil".

Fui  

Até em função dos novos rumos que pretende dar à sua carreira, trabalhando como apresentador na TV aberta, Fábio Porchat agora não tem mais qualquer vínculo com a Globo.

Ele deixou inclusive o Fórum de Humor, formado por nomes como Guel Arraes, Cláudio Paiva, Jorge Fernando, Maurício Farias, Cláudio Manoel, Marcius Melhem, Marcelo Adnet e Bruno Mazzeo.

Cinema

Nome conhecido da publicidade, Nanda Andrade, integra o elenco de "Loucas para casar", que chega aos cinemas em dezembro.

Ela vive Dália, amiga e madrinha de Malu, Ingrid Guimarães. Já em janeiro, a atriz vai aparecer em outro longa, "Boletim de Ocorrência", ao lado de Marcos Caruso e Cléo Pires. E tem ainda a comédia "O último virgem", com Fiorella Mattheis e Márcio Kieling, sem data de lançamento.

Bate-Rebate

•    O ator Rainer Cadete, que participou de "Amor à Vida" na Globo, no fim do mês, embarca para Madri, onde fará um curso de interpretação com o coach Juan Carlos Corazza.
•    Corazza já treinou nomes como Javier Bardem, Giovanna Antonelli, Cauã Reymond e a Grazi, mais recentemente.
•    ...SBT começa a gravar nos próximos dias o especial de Sérgio Mallandro...
•    ... Serão duas semanas de trabalhos, invadindo os estúdios das principais estrelas da emissora...
•    ...Mallandro só não terá acesso ao estúdio do dono, Silvio Santos.
•    Paulo Vilela também vai aparecer na série "Conselho Tutelar", que estreia dia 1° de dezembro na Record.
•    ... A Globo vai exibir de 21 de dezembro a 25 de janeiro, após o "Esquenta", da Regina Casé, mais uma  temporada do "Sai do Chão"...
•    ... O programa será comandado a cada semana por um artista da nossa música, como Maria Rita, Alexandre Pires, Michel Teló, Victor e Leo, Márcio Victor (do grupo Psirico) e o grupo Sorriso Maroto.
•    ... A Rede TV! também poderá apresentar alguns especiais de música em dezembro.
•    ...Sua programação já está negociando com as gravadoras.
•    Amora Mautner, diretora da próxima novela de João Emanuel Carneiro na Globo, fará testes também em São Paulo para a formação do elenco.  

C"est fini

A Bandeirantes e a Federação Paulista de Futebol definiram as seleções que irão participar da próxima edição do Torneio Internacional de Futebol Feminino, entre 10 a 21 de dezembro, em Brasília.
O evento vai contar com as participações de Brasil, Argentina, China e Estados Unidos.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos