Alto Astral

Nova novela das 7, "Alto Astral" tem um começo bem promissor

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação

    Personagens da novela "Alto Astral", da Rede Globo

    Personagens da novela "Alto Astral", da Rede Globo

No comparativo de audiência, considerando a média/dia de suas antecessoras, "Além do Horizonte" e "Geração Brasil" em igual período, a nova novela das 19h na Globo, "Alto Astral", já apresenta resultados superiores, segundo dados do Ibope na Grande São Paulo.

Enquanto antecessoras marcaram 22,5 e 22,7 em seus quatro capítulos iniciais, a atração atual registrou 24,2 – um número bem significativo para os tempos de agora.
 
É um indicativo importante. Todo e qualquer trabalho do gênero depende de um começo auspicioso. A primeira impressão junto ao público, e todo autor sabe disso, sempre conta muito e acaba sendo importante para o seu desenvolvimento. O trabalho agora é, aos poucos, tomar a temperatura de cada um dos personagens. 
 
Por enquanto, o foco, ou toda a luz em cima, está nos papéis distribuídos para Nathalia Dill, Sérgio Guizé, Thiago Lacerda e Cláudia Raia, considerados "chave" na divisão das tramas paralelas. "Alto Astral" tem um caminho promissor pela frente. Cabe ao autor Daniel Ortiz, daqui em diante, a responsabilidade de não perder a mão.   
 
 
Divulgação
Ticiana Villas Boas e Silvio Santos
Bolão na Band
Na Bandeirantes, tem muita gente apostando no afastamento de vez da Ticiana Villas Boas, a partir do réveillon, quando começa a sua licença-maternidade.
 
Posso garantir que não é por aí. Bem ao contrário. Por um desses acasos, nos últimos tempos se estreitaram demais as suas relações e amizade com Silvio Santos.
 
A quatro mãos
Maria Adelaide Amaral vai escrever uma novela das 21h na Globo, mas não irá sozinha.
 
Uma vez mais, ela estará acompanhada do Vincent Villari,  outra importante revelação dos últimos tempos. Os dois foram muito bem em "Sangue Bom".
 
Encontro
Reynaldo Boury, diretor de novelas do SBT, passou a manhã de segunda-feira em reuniões com o secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Fernando Bezerril, definindo o roteiro de gravações de "Chiquititas" em Natal.
 
Os trabalhos serão realizados entre os dias 24 e 28 deste mês.
 
Tem um problema
Telespectadores de fora do país, especialmente dos Estados Unidos, têm reclamado bastante da Globo, quanto a questão do horário do futebol.
 
No caso de lá, em gravação, é sempre exibido duas horas depois do jogo ao vivo aqui, quando todo mundo, pela Internet, já tomou conhecimento do resultado. Aí é ruim. É como saber o final do filme. Perde a graça.
 
Globo/Zé Paulo Cardeal
Fausto Silva no "Domingão do Faustão"
Ao vivo
Em seu último programa, Fausto Silva anunciou já ter acertado com o diretor-geral Carlos Henrique Schroder a renovação de contrato com a Globo por mais 7 anos.
 
Uma trajetória que vem desde 26 de março de 1989, em uma aposta do Boni na ocasião, para quebrar a hegemonia de Silvio Santos aos domingos. Algo que, de fato, acabou acontecendo.
 
Perda de tempo
No SBT, o programa "Vídeo Fama" ainda não saiu, porque nenhum dos pilotos, gravados com vários apresentadores, até agora foi aprovado.
 
Dentro da emissora mesmo, o nome do Leon Abravanel é visto como a grande solução. Experiente, dizem, porque consegue passar todas as informações, ele poderá se sair muito bem na função, inclusive contando como se deu a entrada da Janaina Jacobina na "Fazenda". 
 
Além de outros bastidores.
 
Coincidência? 
O autor João Emanuel Carneiro revelou que "Favela Chique", a sua próxima novela, vai retratar uma comunidade futurista, com restaurantes sofisticados e pontos turísticos.
 
Curiosamente, remete também ao nome de um restaurante brasileiro em Paris, o Favela Chic.     
 
Preocupação
No alto escalão da Bandeirantes, é visível a preocupação com o insignificante papel do BandNews entre os canais de notícias brasileiros. Quase não existe e vem a cada dia perdendo mais a sua importância.
 
O exemplo mais citado é que nas últimas eleições, entre os mais ou menos expressivos, nenhum dos candidatos passou pela sua bancada.
 
Michel Angelo/Record
Cacau Mello fará a jornalista Trude Ribeiro no especial de fim de ano "Marluce e Marcelly", que a Record exibe dia 19 de dezembro, às 22h30. No programa, ela irá ajudar Angelina Muniz a encontrar uma filha desaparecida, papel de Lais Said.
Nova roupagem 
O "Rede TV News", a partir desta semana, como novidade passará a exibir charges em suas edições, ilustrando fatos políticos e situações do cotidiano. 
 
Além disso, a nova vinheta de abertura está recebendo os últimos ajustes em sua trilha musical.
 
Essas novidades estão relacionadas ao aniversário de 15 anos da emissora, que será comemorado no próximo sábado, e também atingirão outros programas.  
 
Nova etapa
Após a bateria com crianças, o SBT vai testar atores  jovens, nesta semana, para a formação do elenco de "Cúmplices de um resgate", sua próxima novela, que terá Larissa Manoela como protagonista. 
 
A exigência é a mesma: os candidatos precisam saber cantar para ter chances reais no elenco.  
 
Especial do Mallandro
O SBT vai exibir dia 23 de dezembro, às 23h, o especial "É Natal, Mallandro", protagonizado por Sérgio Mallandro.
 
No programa, a ser dirigido por Ricardo Mantoanelli, o humorista será uma espécie de inspetor do Papai Noel e terá ao seu lado o elenco da novela "Chiquititas". Com essa turma, em gravações marcadas para a próxima semana, ele invadirá os estúdios de Carlos Alberto de Nóbrega, Danilo Gentili e Ratinho, entre outros. Será praticamente um tour pela emissora.
 
Bate – Rebate
•       O técnico José Roberto Guimarães gravou uma edição do "Na Estrada", com Galvão Bueno.
•       A equipe do SporTV, com Milton Leite, Maurício Noriega, Roger e Felipe Diniz, viajou no domingo para cobrir os amistosos da seleção brasileira.
•       É hoje, às 7 da noite, o lançamento do livro-reportagem "Para-Heróis", da Joanna de Assis, na Cultura do Market Place.
•       O ex-jogador Raí gravou ontem a edição do "Aqui com Benja", programa do Benjamin Back, que será exibido pelo Fox Sports no próximo sábado...
•       ... Também foi fechada uma gravação com o músico João Gordo, ainda sem data de exibição.    
•       José Luiz Datena, depois de uns dias de férias em Barcelona, reassume o comando do "Brasil Urgente".
•       ...Vão acontecer entre dezembro e janeiro as filmagens de "Como você quer o seu casamento?", comédia, com Alexandre Borges, Camila Morgado e João Gabriel...
•       ...João Gabriel, que é ator de "Chiquititas", também fechou para "Acredita na peruca", nova série do Multishow com Luiz Fernando Guimarães.      
•       ...A Fox deu início aos trabalhos de caracterização da segunda temporada da série "Seu eu fosse você"...
•       ... Confirmados no elenco, Paloma Duarte, Heitor Martinez, Rosane Gofman e Saulo Rodrigues.     
 
C'est fini 
Ao contrário de outras temporadas, neste ano, a Rede TV! decidiu não promover dois shows especiais em suas instalações para arrecadar doações para o Hospital de Câncer de Barretos.
 
Esse apoio acontecerá de outra maneira, movimentando todos os programas da emissora e divulgando os telefones da campanha para quem quiser colaborar.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos