CQC precisa se submeter a um processo de reinvenção

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Rodrigo Belentani/Band

    Dani Calabresa, Marcelo Tas e Marco Luque, integrantes do "CQC"; os dois primeiros vão deixar o programa

    Dani Calabresa, Marcelo Tas e Marco Luque, integrantes do "CQC"; os dois primeiros vão deixar o programa

Muito mais importante que a simples troca de integrantes, a ressurreição do "CQC" terá que necessariamente passar pela quase total reformulação do programa.

É preciso que tanto a Bandeirantes quanto a Cuatro Cabezas, sua produtora responsável, tenham isto como a principal das prioridades.

De nada vai adiantar ficar apenas na substituição de alguns valores, por mais fundamental que isto possa parecer, se tudo aquilo que havia de bom no princípio, e se desfez ao longo dos últimos anos, não for resgatado.

O "CQC" perdeu muito da ousadia e dos detalhes que foram determinantes naquele início, como a boa edição e finalização das suas matérias. Também houve uma queda determinante na roteirização, mais um entre vários fatores que acabaram por ter uma dimensão bem significativa no produto final.

Será quase um processo de reinvenção, para que os mesmos bons resultados do começo voltem a ser alcançados.

Não mexe com isso

Outro grande problema para programas na linha do "CQC" e "Pânico" é a censura que existe dentro das emissoras, o não pode isso e não pode aquilo.

Divulgação
Estreia nesta segunda-feira, 10 da manhã, no canal Esporte Interativo o programa "No Ar", com apresentação de André Henning. O formato é inspirado nos programas de rádio dos Estados Unidos

Ninguém admite publicamente a existência dela, mas todas as produções, principalmente aquelas com as características desses dois, sofrem uma marcação bem de perto. Corpo a corpo.

Na própria Band...

Alguns ainda devem lembrar de um momento, ao longo desses anos, em que o "CQC", por determinação da Bandeirantes, deixou de ser exibido ao vivo.

Entrava gravado, depois de passar pelo crivo interno. O "Pânico", antes da última Copa do Mundo, também foi internamente aconselhado a esquecer a existência do treinador Felipão.

Curioso é que...

Terminada a Copa, depois dos 7 a 1 e da humilhante desclassificação, já com o treinador desempregado e sem vínculo com a CBF, o problema deixou de existir.

Até uma caça a casa dele foi autorizada, sem impedimento nenhum.

Guardadas as proporções...

Silvio Santos, por muito pouco, não virou inimigo de infância do Ratinho, quando ele levou Lula e Fernando Haddad ao programa, algo que o TRE entendeu como propaganda eleitoral antecipada.

Não pelo valor que SBT foi obrigado a pagar, insignificante para uma emissora deste porte, mas pelo inevitável desdobramento político.

A propósito de tudo...

O assunto Fábio Porchat deve ganhar novos desdobramentos nesses próximos dias.

Toda negociação está sendo conduzida pelo SBT junto ao grupo Porta dos Fundos, como provedor de produtos, e esse acerto só não aconteceu até agora porque está pegando na questão do dinheiro.

Deserto

A Record vai mobilizar cerca de 300 pessoas, entre atores, figurantes, produtores e técnicos, durante as gravações da novela "Os Dez Mandamentos" no deserto do Atacama, no Chile.

Os trabalhos, sob a direção de Alexandre Avancini, vão acontecer a partir de janeiro.

Reprodução/Instagram/micheltelo
Michel Teló com os cantores Gusttavo Lima e Luan Santana

Encerramento

O último episódio da série "Bem Sertanejo" no "Fantástico" será exibido no próximo domingo (16), com as presenças de Luan Santana e Gusttavo Lima, os dois homenageando o apresentador e cantor Michel Teló.

Nada certo ainda, mas já existe um esforço para que esse quadro possa virar programa em 2015. Já existe uma conversa em cima disso.

A mudança na Jequiti

A troca de comando na Jequiti, antecipada por aqui e depois oficializada em comunicado, ainda vai passar necessariamente por mais duas etapas.

A pessoa escolhida para o cargo precisará aceitar e, na sequência, ter um bom desempenho na entrevista, a ser realizada pelo próprio dono, Silvio Santos, na casa dele.

Thiago Duran / AgNews
A jornalista Monalisa Perrone, que apresentará o "Hora 1", na Globo

Cabalístico

A Record já teve o "Página 1", apresentado por Mona Dorf, a Band estreou o "1º Jornal" e agora vem aí o "Hora 1" na Globo.

Uma estreia prometida para o dia 1º de dezembro, sob o comando de Monalisa Perrone.

Duas pontas

O "Hora 1" também terá uma ancoragem no exterior, no Japão, sob a responsabilidade de Márcio Gomes.

Quando ao papel de moça do tempo, ele será feito por Maria Julia Coutinho, já bem ambientada na função.

Divulgação
Cris Lopes, atriz do "Teste de Fidelidade", que se inscreveu para participar do "The Bachelor"

Candidatas - 1

Pelo menos dois nomes conhecidos são dados como certos na lista de 25 candidatas escolhidas para o reality de namoros "The Bachelor", que será apresentado por Fábio Arruda na Rede TV!. 

O primeiro, sem sombra de dúvidas, é o da atriz e modelo Cris Lopes, ex-Sedutora do quadro "Teste de Fidelidade" de João Kleber.

Candidatas - 2

Rita Tibes, conhecida como Susy Pianista, em vídeos nos quais toca piano completamente nua, também se inscreveu para participar do programa.

As jovens selecionadas estão confinadas em uma mansão do Morumbi e logo no primeiro episódio, dez já serão eliminadas. A estreia será fixada nos próximos dias.

Munir Chatack/Record
Na minissérie "Conselho Tutelar", da Record, Lucinha Lins interpreta Vera

Violência

A minissérie "Conselho Tutelar", sobre o universo dos conselhos tutelares, será exibida entre 1º e 5 de dezembro na Record, na faixa das 23h30.
Entre os seus casos dramáticos e perturbadores, destaque para o episódio protagonizado por Lucinha Lins.

Ela fará Vera, médica conceituada e respeitada, mas que esconde um lado sombrio quando se trata do seu relacionamento com a filha adotiva.

Bate - Rebate

•       A partir de agora a grade da Rede TV! estará aberta para receber novos eventos esportivos...
•       ... E não só aqueles ligados ao futebol ou XFC...
•       ... Concluiu-se que ainda há, em torno dessas outras modalidades, um grande mercado para ser explorado.
•       Walther Negrão e Suzana Pires voltaram a escrever "A dama da noite", título provisório da série sobre Eny Cezarino...
•       ... Em vez de quatro, agora eles irão chegar a oito ou 12 capítulos...
•       ... Ainda não está certo, mas existem grandes possibilidades do reaparecimento da Alinne Moraes acontecer no elenco desta série.
•        Esfriou e muito o interesse da Globo em uma participação especial de Sonia Braga em "Boogie Oogie"...
•       ... Segundo consta, a intenção do autor Rui Vilhena sempre foi contar com a presença dela, mas algo que nunca passou de um desejo...
•       ... Nenhuma negociação ou convite aconteceu até agora. A novela no ar vai até março.
•       No plano da Record, consta para abril o lançamento do reality de namoros "Power Couple", que terá apresentação de César Filho...
•       ... E, possivelmente, Elaine Mickely. A conversa com ela só irá acontecer quando "Império" acabar. O contrato com a Globo vai até lá.

C'est fini

A partir de 1º de dezembro, a Globo aumentará de maneira bem importante a sua programação ao vivo e jornalística.

Desde as 5h da manhã até 14 horas, iniciando com o Hora 1" e seguindo até o "Hoje", será assim. A tendência é que este espaço, com o decorrer do tempo, ainda seja ampliado.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos