Forte cobrança provoca "fuga" de autores da Globo para TV paga

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Reprodução

     Autores da Globo fogem da pressão por audiência da TV aberta

    Autores da Globo fogem da pressão por audiência da TV aberta

Vários autores da Globo, em número muito próximo de 250, têm preferido enviar os seus projetos para os canais Globosat – GNT, Viva e Multishow –, porque observam ali uma possibilidade mais tranquila e acessível de colocarem as suas ideias em prática, longe da pressão por audiência da TV aberta. 

Além disso, esses projetos não ficam obrigados a receber bênção dos Fóruns de Seriado e de Humor, o que teoricamente torna tudo mais fácil.
 
Há quem garanta, inclusive, que até roteiristas consagrados estão evitando mandar seus trabalhos para esses fóruns, com medo de tomar um contra, diante do tamanho o grau de exigências das pessoas que os comandam. 
 
Os fóruns foram criados por Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo, para discutir seriados, novelas, programas de auditório, humor e um para desenvolvimento de novos formatos. Seus grupos são formados por oito a dez pessoas, entre autores e diretores da própria emissora. E a ordem é não facilitar para ninguém, promovendo sempre uma avaliação aprofundada das propostas. E é, ao pé da letra, o que está sendo feito. Não há nada errado nisso, mas como muitos roteiristas já passaram pelo "constrangimento" de ouvir um sonoro "não", aumentou consideravelmente a busca por um espaço em outra freguesia, entenda-se, os canais pagos. O que também não está errado.
 
Curiosamente, os "barrados no baile" também reclamam, além da postura rígida dos fóruns, que apenas projetos de Cláudio Paiva e Guel Arraes ou de pessoas próximas a eles, andam na emissora convencional. 
 
Foi assim - 1
Divulgação/Montagem UOL
Carioca, Edu e Ceará como presidenciáveis para o debate do "Pânico"
Há dois meses, o humorista Ceará se reuniu com Emílio Surita e Tutinha e avisou que iria embora do "Pânico". Como já havia um desgaste nas relações, entre outras coisas pelo fato de ele continuar ligado à empresária e irmã de Sabrina Sato, Karina, o comando do programa não criou qualquer objeção e a saída foi acertada, aliás, conforme noticiou a Folha, via Keila Jimenez. O Ceará se despede em dezembro.  
 
Foi assim - 2  
Curioso é que o Ceará, naquele momento, tratou de "distribuir" a notícia para a equipe de produção do "Pânico" e ninguém o levou a sério. Acharam que era brincadeira.  
 
Segundo os seus próprios companheiros, ele já está com tudo acertado no Multishow para um programa no ano que vem. 
 
Vida que segue 
Número 1 do "Pânico" na Band, Emílio Surita informa que o seu pessoal já está trabalhando nos preparativos de algumas novidades para a temporada de 2015.
 
O programa vai apostar muito em segmentos de competição e também apresentará novos integrantes no decorrer do ano.    
 
A última edição ao vivo neste 2014 irá ao ar em 21 de dezembro. 
 
Parceria antiga
As TVs Globo e SIC estão muitos próximas de fechar um novo contrato para a manutenção da parceria.
 
Sobre o assunto, a assessoria da Globo não dá maiores detalhes, informa apenas que "a SIC é uma parceira de longa data" e que "permanecerá tudo como está". 
 
Porém...
Parece que não é bem assim não. Comenta-se que a SIC planeja reduzir a presença brasileira na sua "grelha" de programação, a partir de 2015.
 
E apostar mais em produções próprias.
 
Divergências 
Gabriela Andrade e Ricardo Leal/Photo Rio News
Letícia Spiller
Sabe aquela do "o que a personagem tem a ver com você?" - é bem por aí o próximo trabalho de Letícia Spiller na Globo, "Lady Marizete", substituta de "Alto Astral", que estreia em abril de 2015.
 
Já está tudo acertado para ela viver Soraya, uma personagem "linda e charmosa", mãe do protagonista.
 
Agora, o que não combina: será uma viúva, que odeia favela e os pobres. 
 
Distância regulamentar  
Wolf Maya é o diretor escalado para "Lady Marizete" e, segundo se informa, desta vez ele pretende trabalhar com um elenco bem diferente das suas últimas novelas.
 
Isso até para evitar comentários maldosos de que privilegia um determinado grupo de atores.
 
Entre as exceções, no entanto, Maria Casadevall – que já possui luz própria.
 
Premiação
Mateus Solano foi o escolhido para comandar a festa de entrega do prêmio de Responsabilidade Social 2014 promovido pela Globo, voltado para diversas áreas.
 
O evento vai acontecer no próximo dia 26 no Teatro Tom Jobim, Rio de Janeiro.
 
Também estarão no palco Sandra Annenberg, Miriam Leitão e Dráuzio Varella. 
 
Muito tranquilo
Bem humorado, pra variar, Fábio Porchat fala sobre a expectativa de concorrer com Serginho Groisman e Marcos Mion nas noites de sábado.
 
"Se der alguma audiência já está bom", diverte-se.
 
O humorista deve assinar contrato com o SBT no fim do mês e isto acontecendo, será necessário um tempo para implantar o programa.
 
Que ele consiga driblar o imediatismo característico do SBT, onde tudo tem que ser "pra ontem" e acaba sair qualquer coisa.  
            
Burburinho das tatuagens 
Reprodução/TV Globo
Em sua estreia no "Fantástico", Poliana Abritta vestiu uma saia que deixava à mostra sua tatuagem na panturrilha
Várias jornalistas da Globo, principalmente da redação de São Paulo, estranharam o enorme interesse nas tatuagens da Poliana Abritta, nova apresentadora do "Fantástico", isso inclusive em programas da própria Globo. 
 
A conclusão é que não era para tanto e que Abritta precisa na verdade, nesse importante momento da carreira, ganhar espaço com seu trabalho.
 
Bate-Rebate 
•       João Côrtes, o ruivinho dos comerciais, vai gravar nesta segunda-feira entrevista para o "Programa do Jô" na Globo.
•       Rodrigo Scarpa, o Vesgo, segue firme e forte no "Pânico". Contrato renovado por mais dois anos.
•       Ratinho encerra suas atividades deste ano, no SBT, dia 20 de dezembro...
•       ... A equipe do apresentador retomará os trabalhos do programa exatamente um mês depois.     
•       Com algumas mudanças, o quadro "Rola ou Enrola" voltará ao programa da Eliana, no SBT, em 2015.
•       "A Menina Índigo" é o novo trabalho de Wagner Assis ("Nosso Lar"), que começa a ser rodado em dezembro...
•       ... O filme vai falar dessas crianças superdotadas, essa nova geração que já não é mais uma coisa rara...
•       ... A história é sobre uma menina que tem essas características - e resolve casar novamente os pais que são separados. 
•       Os 14 episódios da segunda temporada da série "Milagres de Jesus" já estão inteiramente finalizados e prontos para exibição...
•       ... A Record planeja iniciar a sua apresentação a partir de janeiro. 
•       No segundo episódio da série "O Mestre da Ilusão", com Antonio Diaz, que vai ao ar amanhã às 21h30 no Discovery, o mágico vai ao encontro de uma fotógrafa...
•       ... No momento em que a encontra, ela está em uma sessão com o jogador Neymar, que também entra na brincadeira. 
 
C'est fini 
O autor Gustavo Reiz já entregou para o alto comando da Record a sinopse da novela "Escrava Mãe", uma produção de época que ainda ninguém sabe quando irá ao ar.
 
A direção-geral será de Ivan Zettel, agora em tempo de férias após o bom trabalho apresentado na minissérie "Plano Alto".
   
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos