Qualidade das dublagens ainda deixa muito a desejar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

A questão da falta de qualidade na dublagem de filmes é algo que, pelo tempo que se reclama, poderia muito bem ter apresentado alguma melhora.

Mas não. O progresso por aí foi nenhum. Em alguns casos, verifica-se que as vozes escolhidas são completamente incompatíveis com os personagens. Não casam. O critério, se é que existe, falha com enorme frequência na seleção das pessoas encarregadas de realizar este trabalho.
 
Não há, com isso, a menor suspeita ou o desejo de querer acreditar que, também por aí existam formações de panelinhas ou igrejas, bastante comuns em outros setores, especialmente nas novelas da nossa TV.
 
Mas trata-se de algo que poderia muito bem receber um tratamento mais adequado e cuidadoso, principalmente agora que os canais de filmes da televisão fechada intensificaram a exibição de produções dubladas, o que, por vias bem diretas, não deixa de ser uma valorização do setor. Mas que também passará a exigir um serviço de maior responsabilidade. 
 
Especulação – 1
Sobram na Globo perguntas sobre o que será do "Vídeo Show" a partir de janeiro.
 
Como também o destino do pessoal da antiga "MTV Brasil" contratado para a produção do programa. Serão aproveitados ou dispensados? Caberá ao Boninho decidir.
 
Especulação – 2
Em meio a tantas incertezas, também existe a dúvida de como será e quem fará a apresentação do programa. A lista de interessados é grande.
 
Certeza mesmo é que a direção-geral deve ficar com Mário Marcondes ou LP Simonetti.
 
AP Photo/Riccardo De Luca
Paulo Roberto Falcão
Nova conversa
O Fox Sports poderá reabrir entendimentos com Paulo Roberto Falcão para que ele assuma a apresentação de um programa semanal a partir do ano que vem.
 
A conversa que existia foi interrompida logo depois da Copa do Mundo, por causa de um convite da TV italiana ao Falcão, que no fim não deu em nada.
 
Por que tanto?
No "Vai que cola", do Multishow, Paulo Gustavo e companhia descobriram que o palavrão é livre e pode ser usado quando bem entenderem. 
 
Só que virou uma coisa tão forçada, gratuita, que acaba agredindo quem assiste.
 
Indefinido 
Na Globo, já se apostam em alguns nomes para comandar a novela de estreia de Maria Adelaide Amaral no horário das 21 horas, como Jorge Fernando, Dennis Carvalho e Papinha.
 
Consultada, a autora informa que ainda não tem ninguém fechado para este trabalho.
 
Vamos tentar entender
Valdir Zwetsch deixou a direção de jornalismo da Bandeirantes para dar lugar ao André Luiz Costa.
 
Agora chamaram o Valdir de volta para cuidar de matérias especiais no próprio jornalismo. Então por que deixaram sair?
 
Outro lado  
A respeito do comentário "Brecha na lei da TV paga permite acomodações", a assessoria do Discovery, em relação ao programa narrado por Milhem Cortaz, "Nasa Unexplined Files", diz que adota esse procedimento "para dar sabor local às produções internacionais de qualidade do canal, mas não necessariamente para cumprir cota" e esclarece que "este programa nem cumpre" cota.
 
Está bom.
 
Cabe perguntar
Sobre todo esse carnaval que existe na TV paga, cada um procurando atender do seu jeito a obrigação de exibir um mínimo de produção nacional, é muito importante saber:
 
Quando vai começar a fiscalização por parte da Ancine? Se já começou, é bom começar de novo.
 
Vai ser assim
A Bandeirantes, para evitar problemas e não deixar ninguém jogar uma casca de banana no seu caminho, vai fazer a final do MasterChef ao vivo.
 
Foi a única saída encontrada pela direção da casa para impedir os inevitáveis vazamentos. No que ela faz muito bem. Isto se chama respeito com o telespectador do programa.
 
Binóculo em casa
Por aqui já se viu coisa de todo o tipo, mas como é possível um jogo da Sul-Americana apresentar uma geração de imagens de tão baixa qualidade quanto foi Emelec e São Paulo na quarta-feira. 
 
O Fox Sports, dono dos direitos, deveria notificar a empresa responsável. Aquilo não existe.
 
Casais
A Record fechou os pares principais de sua próxima novela, "Os Dez Mandamentos", com estreia prevista para março.
 
Os atores Guilherme Winter e Giselle Itiê farão Moisés e Zípora, enquanto Sérgio Marone e Camila Rodrigues viverão Ramsés e Nefertari.
 
O plano é que a produção alcance um total de 175 capítulos.
 
Zé Paulo Cardeal/Divulgação/TV Globo
Sophia Abrahão em gravação do "Altas Horas"
Só alegria 
Nas mídias sociais da Globo, o nome mais requisitado pelo público para participação no "Altas Horas" é o da atriz e cantora Sophia Abrahão, atualmente em "Alto Astral".
 
Sucesso esse na internet que também se deve à sua passagem por "Rebelde", na Record.   
 
Ela estará no programa deste sábado, ao lado de Valesca Popozuda, Marília Pêra e Deborah Secco.
 
Bate – Rebate
•       O "Programa Raul Gil" no SBT teve um bom momento no sábado passado, quando ficou em segundo lugar na média, e por quase meia hora na liderança isolada. 
•       Fafy Siqueira, sempre uma atração, será a entrevistada da Marília Gabriela no "De Frente com Gabi", neste domingo, no SBT.
•       "Boogie Oogie", no horário das 6 na Globo, tem bons desempenhos ...
•       ... Mas que não quer dizer que é uma boa novela. Parece um vale a pena ver de novo, mas nem tanto, de tudo que já se viu por aí...
•       ... Precisa dar uma sacudida e buscar rapidamente novos caminhos e novas situações.
•       Maurício Machado assinou com o SBT para fazer um vilão-golpista, Edgard, na novela "Chiquititas".
•       No jornalismo da Record os seus cinegrafistas ainda não foram transformados em repórteres cinematográficos...
•       ... Algo que tem provocado em alguns enorme insatisfação.
•       Todo o pessoal do esporte da Rede TV! foi reunido por Franz Vacek, responsável também pela área, em um almoço na quinta-feira.
•       Miguel Falabella já tem muita coisa escrita para a quarta temporada de "Pé na Cova"...
•       ... A estreia deve acontecer com o lançamento da nova programação da Globo em abril.
•       Maitê Proença estará hoje na estreia do quadro "Desafio do Conhecimento" do "Caldeirão do Huck".
 
C'est fini
Manda o bom senso usar de cautela quanto à possibilidade do Fox Sports sublicenciar os direitos dos campeonatos alemão e italiano nas próximas temporadas.
 
Ainda não é um assunto fechado. Pode acontecer ou não, com a análise e pareceres que temas do tipo exigem.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos