Brecha na lei da TV paga permite acomodações
-
Foto de Emiliano Capozoli/Folhapress
18.ago.2004 -A atriz Bianca Rinaldi durante gravação da novela "A Escrava Isaura", da Rede Record.
É preciso reconhecer a boa intenção da lei do SeAC –Serviço de Acesso Condicionado, ou da TV paga, regulamentada em 2012 e que desde o ano passado – com a plena vigência das cotas – passou a obrigar que os canais exibam 3h30 por semana de conteúdo nacional em horário nobre e as operadoras passassem a carregar um canal nacional para cada três estrangeiros.
Algo que realmente mudou o panorama de tudo. Se em 2011 foram emitidos 1,9 mil Certificados de Produto Brasileiro (CPB) para filmes, seriados e programas na TV por assinatura, em 2013 esse número saltou para 3,3 mil, um feito que de fato é bem significativo.
Acontece que, se de um lado, se deve com justiça destacar a existência de uma minoria, que por conta própria sempre estimulou a fabricação e exibição de volumes próprios, outras emissoras, apoiadas e assentadas nas brechas da lei, continuam optando por reexibições – caso da novela "A Escrava Isaura" no Fox Life ou apenas fazendo apresentações e "offs" aos formatos de fora, como o Nasa Unexplined Files, narrado por Milhem Cortaz no Discovery.
É por aí que, na maioria das situações, a lei deixa de funcionar.
Passando a limpo - 1
A contratação do Fábio Porchat pelo SBT ainda não aconteceu. Em férias, em Fernando de Noronha, o humorista disse à coluna que só voltará a conversar com Fernando Pelégio, do Artístico, no fim deste mês.
Ele está bem empolgado com a possibilidade de trabalhar na emissora de Silvio Santos e adianta que restam apenas alguns pequenos ajustes para ficar tudo acertado. Não tem nada assinado ainda.
Passando a limpo – 2
O objetivo do SBT, em relação ao Fábio Porchat, é dar a ele um programa nas noites de sábado, para bater de frente com a Globo e Record, Serginho Groisman e Marcos Mion.
Sobre o formato do programa, existem ideias, mas o assunto ainda será melhor conversado.
Olha essa
Um desavisado agente deste espaço, assumido devorador de estufa – coxinha, empadinha e ovos coloridos, os avermelhados de preferência – flagrou Luiz Bacci e Rodrigo Branco, seu agente, sentadinhos ao lado do Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, numa padaria de Higienópolis.
A distância regulamentar não permitiu saber do que conversavam ou as contas que faziam em um papel de guardanapo sobre a mesa.
De qualquer maneira...
Se o SBT, o Parada, o "xerife" Leon ou qualquer outro alguém de lá chegou a pensar no Luiz Bacci para substituir o César Filho no "Notícias da Manhã", com certeza já desistiu diante do tamanho da multa.
O Bacci fez contrato de 40 meses com a Band e uma rescisão nesta altura não sairia por menos de R$ 5 milhões. Foi-se o tempo de certas loucuras.
Voltando ao cafezinho, também não foi possível descobrir quem pagou a conta.
Assunto encerrado
Aliás, ontem mesmo foi decidido que Neila Medeiros será a nova apresentadora do "Notícias da Manhã".
Existiam outros nomes na disputa, mas o dela acabou prevalecendo, até porque sempre funcionou como substituta do César Filho em suas ausências.
Aposta – 1
O Fórum de Teledramaturgia da Globo, dirigido por Silvio de Abreu, após lançar Daniel Ortiz, com "Alto Astral", e aprovar uma sinopse de Maria Adelaide Amaral para o horário das 9 da noite, também resolveu apostar num trabalho solo de Maurício Gyboski.
Ele é um dos colaboradores de Aguinaldo Silva em "Império".
Aposta - 2
A sinopse de Gyboski, aprovada pelo Fórum, tem o título provisório de "Trem Bom" e já entrou na fila das 18 horas.
Trata-se de uma trama contemporânea e autor irá se dedicar aos seus primeiros capítulos assim que terminarem as gravações de "Império".
Na espera
Não deixa de ser curioso. Todo mundo já sabe o resultado da Liga dos Campeões, com a Globo vencendo mais uma vez na TV aberta e Esporte Interativo na fechada.
Só que até ontem a Team Marketing, empresa encarregada pela Uefa de negociar os direitos, ainda não tinha soltado nada de forma oficial.
Estreias
Na próxima segunda-feira, às 15h30, o canal Viva começa a exibir "Tropicaliente" (1994), novela que marcou a estreia de Márcio Garcia como ator.
Gravada no litoral cearense, a trama traz o ator como Cassiano, que é pescador, assim como o pai, Ramiro (Herson Capri). Também foi a novela de estreia de Giovanna Antonelli.
CQC
Em relação às mudanças no "CQC", já com o anúncio da saída de Marcelo Tas, a Bandeirantes informa que Marco Luque "está na etapa final de negociação, a vontade dele e da Band é renovar. Ele certamente vai ficar".
Quanto aos demais, segundo a assessoria, "a fase é de renegociação com a equipe".
Bate – Rebate
• A 7ª temporada de "Conexões Urbanas", apresentado por José Junior e produzido pelo AfroReggae, estreia no domingo, dia 23, no Multishow...
• ... Um dos episódios foi gravado no gabinete do desembargador Siro Darlan.
• Nesta quinta-feira, Edro de Carvalho, escritor e pai do apresentador e vice-presidente da Rede TV!, Marcelo de Carvalho, lança o livro "Receitas do Amor"...
• ... Com direito a noite de autógrafos, a partir das 18h30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo.
• Depois de chegar da Europa, Amaury Junior está seguindo para uma série de reportagens especiais em Orlando.
• O "MasterChef" já é considerado o maior acerto da Band neste ano...
• ... O programa levado ao ar na terça-feira alcançou 5 pontos, a sua melhor média até agora.
• Galvão Bueno faz a Fórmula 1, domingo, em Interlagos e viaja quase que imediatamente para os amistosos da seleção brasileira...
• ... Aliás, para cobrir jornalisticamente esses jogos contra Turquia e Áustria, a Bandeirantes está mandando o repórter Fernando Fernandes.
• Roger Turchetti, do programa "Intervenção", foi convidado pessoalmente pelo Silvio Santos, no Jassa, para participar do Teleton.
C´est fini
A Bandeirantes tem que providenciar uma entrada especial, atrás do seu prédio principal, para servir de acesso aos seus convidados estratégicos.
Sempre que alguém é chamado para conversar com a sua direção, não consegue se esconder ao ter que atravessar o pátio principal. Os seus segredos são sempre de Polichinelo.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.