Direção da Record estuda mudança no horário da novela

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Reprodução

    Record pode mudar horário de novelas

    Record pode mudar horário de novelas

 

Na última semana, na presença de todos os diretores da Record, o novo superintendente Artístico e de Programação, Paulo Franco, apresentou seu projeto para 2015, que prevê mudanças importantes em toda a grade. As sugestões serão agora melhor avaliadas pelos diversos setores envolvidos, inclusive com projeções no aspecto comercial.

Paulo Franco foi chamado de volta exatamente para este fim, pensar a Record do futuro. Permitir que, deste momento em diante, exista um tempo de maturação em todos os projetos, em vez de transformar a programação num balão de ensaio, como normalmente tem acontecido.

Uma das sugestões apresentadas e que vem ao encontro daquilo que o bom senso indica e próprio telespectador deseja, é a mudança no horário de exibição da novela. Em vez das 21h30 atuais, a ideia é antecipar para as 20h30, concorrendo com o SBT no mesmo gênero, mas servindo de opção ao "Jornal Nacional" da Globo.
 
Importante é o seguinte:
 
A mudança de horário sugerida para exibição de novela na Record não irá acontecer imediatamente, até por respeito aos telespectadores de "Vitória". O que também é certo.
Mas será colocada em prática a partir da estreia de "Os Dez Mandamentos".
 
Mensagem – 1
 

Reprodução/Youtube
Galvão Bueno e Lima Duarte durante vinheta de fim de ano da Globo de 2013

As principais estrelas da Globo, em todos os segmentos, já estão sendo convocadas para a gravação da tradicional mensagem de fim de ano.

Os trabalhos terão início dia 16 de novembro, um domingo, às 11h da manhã, no Projac.
 
Mensagem - 2
 
A mensagem da Globo, na ocasião, também irá incluir o cinquentenário da emissora, a ser comemorado no ano que vem.

O texto que será dito no ar basicamente seguirá essa linha: "Será um momento de celebrar. Celebrar a chegada de 2015. Celebrar os 50 anos da Rede Globo. Celebrar o futuro, o nosso futuro, que começou".

Passagem
Divulgação

Depois de 3 anos no posto, Patrícia Poeta passa, na noite desta sexta-feira, o seu lugar no "Jornal Nacional" para Renata Vasconcellos no encerramento da edição.

Férias? Por enquanto não. Só alguns poucos dias no fim de novembro.
De acordo com a Comunicação da Globo, ela irá se dedicar imediatamente ao seu novo projeto, trabalhando normalmente a partir da próxima segunda-feira.

Patrícia vai começar literalmente do zero, discutir ideias e depois iniciar a montagem de um novo programa.
 
Às compras

 
A Rede TV! decidiu aparelhar melhor a sua emissora do Rio de Janeiro. É um serviço que o dono Amilcare Dallevo quer para ontem.

Aliás, por determinação dele, é uma missão que a Engenharia da casa deverá desenvolver com absoluta prioridade. Comprar o que for necessário.
 
Em compensação...
 
Divulgação
Daniela Albuquerque

Em Osasco, na base principal da Rede TV!, fizeram uma reforma das mais interessantes na produção do "Sob Medida", da Daniela Albuquerque. Tudo novo, cheirando a tinta. Computadores de última geração, inclusive, zero bala. O seu pessoal, entusiasmado, postou até fotos nas redes sociais.

Mas foi só na produção do "Sob Medida". É como uma ilha. Os demais programas não tiveram o mesmo privilégio. Esquisito. Está uma ciumeira.
 
Olha essa
 
TV Globo/Divulgação/Renato Rocha Miranda
Em "Alto Astral", Silvia Pfeifer será Úrsula, casada com Marcelo, personagem de Edson Celulari

A equipe de "Alto Astral", a próxima das 7, conseguiu um feito inédito em termos de produção na Globo. A novela chega à estreia, nesta segunda, 3, com 25 capítulos inteiramente gravados e o primeiro deles pronto uma semana antes.

Entenda-se por pronto, o capítulo editado, sonorizado e com a computação gráfica entregue. Motivo de festa na produção.  Virou "case" de sucesso antes de começar.

Divulgação
Paolla Oliveira é entrevistada por Jô Soares no "Programa do Jô"

Paolla Oliveira estará hoje, sexta-feira, no "Programa do Jô" para falar do seu trabalho no filme "Trinta", no qual vive a bailarina clássica Zeni, mulher do melhor amigo de Joãozinho Trinta, carnavalesco que revolucionou os desfiles na Sapucaí.

Paolla tem samba no pé: ela foi rainha de bateria da Grande Rio duas vezes, escola de samba que marcou a carreira do carnavalesco.

 Especial da Globo
 
O cantor Alexandre Pires vai comandar uma das edições do programa "Sai do Chão" da Globo, em gravações marcadas para os dias 4 e 5.

Alcione será sua convidada especial, além de Zezé di Camargo e Luciano, Daniela Mercury e a jovem sambista  Ana Clara.

No palco do "Sai do Chão" Alexandre Pires cantará com o "Só Para Contrariar" pela última vez.
 
Gaveta

 

Adriano Vizoni/Folhapress
Rachel Sheherazade, apresentadora do SBT Brasil posa na bancada

A promessa de um programa para Rachel Sheherazade ainda existe, mas é um assunto que ninguém no SBT se sente confortável ou suficientemente seguro para comentar.

O período das eleições, que sempre serviu de desculpa, já passou. E uma outra não foi arrumada até agora.
 
Por outro lado
 
Na Rede TV! também há o desejo de fazer crescer o espaço do jornalismo e acelerar o passo na criação de um novo informativo no começo da manhã.

Por começo da manhã entenda-se algo em torno de 8h30, quando há uma pausa na programação religiosa. O diretor Franz Vacek está cuidando pessoalmente de tudo.

O jornal poderá ser comandado por Mariana Godoy, ex-GloboNews - que passou a manhã de ontem em reunião na emissora.    
 
Rumo certo
 
Não sei a quantas anda o novo "Zorra" em processo de criação na Globo. Se já está tudo acertado ou se ainda falta alguma coisa.

Numa dessas, o Téo, de "Império", pode ser um personagem de ocasião ou do futuro. Muito mais que na novela, ele tem a medida certa de um quadro do programa. Te cuida, Paulo Silvino!
Estevam Avellar/TV Globo
Valéria Monteiro e o diretor René Sampaio nos bastidores da série "Dupla Identidade" da Globo. No episódio desta sexta, dia 31, ela faz uma âncora de TV que recebe mensagens anônimas do serial killer Edu, Bruno Gagliasso

Bate – Rebate
 
•       O repórter Felipe Suhre, do "Mais Você" fará entradas, ao vivo, de Orlando, Estados Unidos, a partir desta sexta-feira, 31...
•       ... É o aquecimento para as comemorações do 15º aniversário do programa, que será inteiramente transmitido dos parques temáticos da Disney no dia 14.
•       Rodrigo Faro e uma equipe do programa dele viajam amanhã, sábado, para Israel, onde farão gravações até o próximo dia 9.
•       Para a alegria do público presente e de todo o seu elenco, hoje chega ao fim "Geração Brasil"...
•       ... É uma daquelas novelas que vem, vai e daqui a pouco ninguém lembra que existiu.
•       A partir deste sábado, 22 horas, a Rede Telecine apresenta "A menina que roubava livros"...
•       ... É a adaptação cinematográfica do best-seller homônimo de Markus Zusak.
•       A primeira edição do Festival Internacional de Televisão de São Paulo vai acontecer entre os dias 7 a 14...
•       ... Com a exibição de programas das principais produtoras do Brasil e de 18 países...
•       ... No Centro Cultural SP, Centro da Cultura Judaica, Caixa Belas Artes, Cinemateca Brasileira, Cine Olido, FAAP, MIS e Sesc Consolação.
 
C´est fini
 
O clima de descontração também esteve presente na entrega do "Prêmio Comunicação", promovido pela Associação Brasileira de Propaganda, quarta-feira, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro, que rendeu a Carlos Henrique Schroder o título de "Personalidade do Ano".
Uma câmera da Record estava posicionada bem atrás da cúpula da Globo. Ao perceberem isso, os executivos brincaram que seriam todos demitidos porque iam aparecer na concorrente.
No evento, Schroder informou que a Globo vai investir R$ 3 bilhões em tecnologia nos próximos cinco anos.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos