Globo quer evitar repetições de temas em próximas novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação/Globo/Montagem

    Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga assinam juntos "Rio Babilônia"

    Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga assinam juntos "Rio Babilônia"

Já foi dito que a Globo está com as próximas novelas escolhidas e organizadas até 2018, inclusive pontuando os seus autores sobre os temas que serão abordados em cada uma.

A ideia é que não existam repetições ou coincidências. O caso das favelas, por exemplo, utilizado para três próximos e diferentes trabalhos, após a criação do Fórum da Teledramaturgia foi administrado da melhor maneira possível. "Babilônia" ou "Rio Babilônia", de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, teve a importância deste núcleo diminuída. Ou ligeiramente esvaziada.
 
A verdade é que em novelas baseadas em grandes centros, como Rio e São Paulo, na mesma medida que os temas abordados ganham maior abrangência, existe a necessidade de contar com um número mais elevado de personagens distribuídos em lugares diferentes.
 
E se torna inverossímil desenvolver qualquer trabalho em tais cidades sem destacar o que essas comunidades hoje representam. É um erro dizer que os autores agora descobriram as favelas. Elas é que não podem mais faltar na história de cada um. 
 
Vamos fazer um teste
Walcyr Carrasco, como se sabe, foi escalado para escrever a próxima novela das 11h na Globo, com título provisório de "Verdades Secretas".
 
Será a primeira experiência da emissora no horário, sem contar o passado distante, com um texto inédito. Até aqui só foram apresentados remakes e há o desejo de alternar essas produções nos próximos tempos.
 
Divulgação/Globo
Após sucesso em "Império", Chay será Rafael em "Rio Babilônia"
Homofobia -1 
Os autores da próxima novela das nove, "Rio Babilônia", definiram os detalhes referentes ao personagem de Chay Suede na história.
 
Na descrição, Rafael aparece como órfão de mãe. É filho de uma filha da personagem de Nathalia Timberg, que morreu pouco depois que ele nasceu. O pai sumiu no mundo.
 
Homofobia - 2
Rafael foi adotado ainda bebê e criado como filho pelo casal Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro, mas é muito bem resolvido quanto a isso, no entanto irá sofrer – e muito – bullying de jovens homofóbicos.
 
A Globo também acaba de definir o par romântico de Chay Suede na trama, Luisa Arraes, que trabalhou na série "Louco por Elas". Fez a filha de Deborah Secco.
 
Argumento
Diego Guebel, número 1 do Artístico da Band, rebate críticas de que a grade da emissora pensa mais no homem do que na mulher.
 
É uma falsa impressão, segundo ele. "CQC", "A Liga", "Dia Dia", "Pânico", além dos jornais, são todos unissex.
 
Não é comigo
O discurso dos diretores da Band é o mesmo em qualquer situação.
 
Sobre os possíveis retornos da Série B e Copa do Brasil no ano que vem, a alegação é que este assunto nunca entrou na pauta de discussões. Mas, pode-se com certeza garantir, que já entrou sim.
 
Na outra ponta...
Também não é diferente o posicionamento da Rede TV!, pelo menos naquilo que diz respeito à Série B.
 
Dizem eles que todos os compromissos referentes à sua transmissão estão sendo cumpridos, portanto, não tem como ou porque perder.
 
Agenda apertada
Os coordenadores das campanhas de Aécio e Dilma estão lutando para enquadrar tantos compromissos, com tão poucos dias de campanha neste segundo turno.
 
Aliás, num ponto os dois lados estão perfeitamente de acordo: vai ser impossível atender os inúmeros pedidos de entrevistas solicitados. Já para programar os debates foi uma batalha.
 
Zé Paulo Cardeal/Divulgação/TV Globo
Sandra Annenberg se diverte em tentativa de andar de perna de pau, na edição deste sábado do programa "Como será?", na Globo, dedicada ao mundo do picadeiro
Fim de ano
Já como parte da sua programação especial, a Record irá exibir, a partir de dezembro, vários filmes inéditos.
 
Na lista, "Branca de Neve e O Caçador", com Kristen Stewart, "Battleship – Batalha dos Mares", "A pulseira mágica", "O Lorax – Em busca da trúfula perdida", "Roubo nas alturas", "American Pie – O retorno", "Protegendo o inimigo", "Beethoven – Aventura de Natal" e "Contrabando", entre outros.
 
E sucessos como "Avatar" e "A Era do Gelo – 1 e 2" serão reprisados no mesmo período.             
 
Quatro paredes
As cenas da Letícia Birkheuer e Rômulo Neto, num motel, em "Império", foram absolutamente comportadas e também foram até onde poderiam ir.
 
O que se conhece como vias de fato ficou por conta da imaginação de cada um.
 
Clima estranho
Está um ambiente esquisito no "Operação de Risco" da Rede TV!.
 
O apresentador titular, derrotado nas eleições, Alexandre Zakir, agora quer voltar, mas o substituto Jorge Lordello não quer sair. E agora?
 
Rumo ao México
Os produtores de "Qualquer Gato Vira-Lata 2" escolheram Cancun, no México, como cenário principal desse filme, e é para lá que viajam, no mês que vem, Cléo Pires, Malvino Salvador e Dudu Azevedo para darem início às filmagens.
 
A direção do longa ficará a cargo de Roberto Santucci e o roteiro terá assinatura de Paulo Cursino – aliás, a mesma dupla de "O Candidato Honesto".
 
Divulgação
Minotauro é comentarista de UFC na TV paga
Minotauro vira comentarista do UFC
O ex-campeão Rodrigo Minotauro, numa virada na vida, agora é o novo comentarista do UFC dos canais Combate e Sportv. A sua estreia está programada para o dia 25, por ocasião do UFC 179, no Ginásio do Maracanãzinho, Rio de Janeiro.
 
A grande atração da noite será a disputa de cinturão entre José Aldo e Chad Mendes. Promete.
 
Chad, em entrevista recente, disse que sairá do octógono com o cinturão após "bater na cara" do brasileiro muitas vezes.
 
Bate – Rebate
·       Delegação da Globo viaja neste sábado para a feira em Cannes.
·       O primo Fulvio Stefanini acertou com o GNT para nova temporada do "Questão de Família"...
·       ... Ao mesmo tempo, ele continua com a peça "Antes de mais nada" no Tuca.
·       É interessante o cuidado da direção da Record em relação ao novo programa do Marcelo Rezende...
·       ... Tudo se conduz sob o mais absoluto segredo. Até mesmo a presença do apresentador, por enquanto, é evitada.
·       Maurício de Souza e Vik Muniz também estarão entre os convidados no leilão de artes do "CQC", quadro Troca de Favores...
·       ... A gravação está confirmada para esta sexta-feira, 20 horas, na Band.
·       O "SBT Brasil" faz por merecer o crescimento de audiência observado nos últimos tempos...
·       ... O jornal, é preciso reconhecer, está muito bem feito...
·       ... O "Jornal da Band", que também é excelente, se perde em meio a tantos e tão longos intervalos comerciais.
·       Talita Lima substitui Andressa Urach no espetáculo  "República das Calcinhas", dirigido por James Akel,  que entra em temporada popular hoje no Teatro Maria Della Costa, em São Paulo...
·       ... Andressa deixou a peça para se dedicar ao cinema.  
 
C'est fini
Jô Soares planeja iniciar ainda este ano a produção da peça Troilo e Créssida, de William Shakespeare, sob sua direção.
 
A temporada inicialmente terá 24 apresentações no estado de São Paulo.
 
Novo blog de etiqueta e comportamento da Claudia Matarazzo, além do público em geral, também atenderá em seu formato aos mais de 6 milhões de  deficientes visuais do Brasil.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos