Jornalismo do SBT vai dar plantão no domingo das eleições

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Junior Lago/UOL

    O apresentador Carlos Nascimento, do SBT, apresenta especial de cobertura das eleições

    O apresentador Carlos Nascimento, do SBT, apresenta especial de cobertura das eleições

A exemplo das outras grandes redes, o SBT também irá movimentar toda a sua equipe de jornalismo, desde a geradora em São Paulo, mas com a participação direta das suas emissoras próprias e afiliadas, na cobertura da eleição deste próximo domingo.

O trabalho foi planejado em três itens:
1º - Flashes a partir das 7 horas, início da votação, e por todos os intervalos comerciais até meia-noite. Para este expediente, foram destacadas Carolina Aguaidas na parte da manhã, Cynthia Benini à tarde e Neila Medeiros na faixa da noite.

2º - Dois boletins de três minutos entre 18 horas e 19h30, com Neila Medeiros e Kennedy Alencar apresentando pesquisas de boca de urna e as primeiras apurações; e

3º - Um especial de 30 minutos a partir da meia-noite, logo após o "Programa Silvio Santos", com apresentação de Carlos Nascimento, Karyn Bravo e Kennedy Alencar.

Em função dessas alterações na grade, o "De frente com Gabi", da Marília Gabriela, com edição inédita, terá início à 0h30.

Réveillon

Francisco Cepeda/AgNews
Danilo Gentili
O SBT já tem definida a sua passagem de ano. Vai acontecer dentro do "The Noite", do Danilo Gentili, com muita festa.

Bebida e comida farta.

Todos os contratados da casa serão convidados.

Efeito imediato

O "Notícias da Manhã", do César Filho, cumpriu, em apenas duas semanas, as metas de um mês estabelecidas para ele.

Os patamares de audiência e faturamento foram facilmente atingidos.

Olho grande

Este bom resultado do "Notícias da Manhã" está levando a direção do SBT reexaminar a sua faixa das manhãs.

Como o mesmo faturamento não é oferecido pelo programa infantil, o jornal poderá ser espichado em mais uma hora.

Torcida a favor

Edu Camargo, deficiente visual que escolheu o time do Lulu Santos no "The Voice", tem uma torcida organizada no SBT, onde é considerado "um talento".

Além de já ter trabalhado como cantor e arranjador nas trilhas de "Carrossel" e "Chiquititas", ele sempre colaborou nas mensagens de fim de ano. É cria da casa.

Que dó!

É uma pena ver dois grandes trabalhos da TV atual, "Dupla Identidade" e "Plano Alto", da Globo e Record, programados para horários tão ruins.

Está certo que a propaganda política quebra qualquer grade, mas no caso dos dois nem isso justifica. A baixa audiência de "Plano Alto" em sua estreia, 4.7, é uma simples consequência.

Olha essa

Divulgação
Tino Junior

Sabe o apresentador da cantada? Pois bem, como prêmio, Tino Júnior foi promovido na Record e passará a apresentar o "Cidade Alerta" – Rio.

É o quanto pior, melhor.

Ernani Alves, que até então estava no posto, por não concordar com a mudança, está deixando a emissora.

Abafa o caso

Procurada pela coluna, a repórter Fernanda Sanches, que está há um ano na Record, disse que foi orientada pela emissora a não comentar o assunto, e que continua trabalhando no "RJ no Ar".

Abafa o caso 2

Já a assessoria de imprensa da Record Rio de Janeiro falou que a cantada ao vivo foi uma brincadeira, de acordo entre as partes, e, que a repercussão foi grande porque os dois são bonitinhos. "A Record repudia qualquer tipo de assédio. Esse tipo de brincadeira é uma linha recorrente no Jornalismo da emissora. Isso acontece com Marcelo Rezende e Wagner Montes".

Disse ainda que esse "bafafá" todo foi criado pela imprensa de São Paulo pois no Rio todos estão acostumados.

Tremenda bobagem, porque educação cabe em qualquer lugar, em São Paulo, Rio de janeiro, Fortaleza, Rio Grande do Sul.

Abafa o caso 3

A emissora não soube dizer se Tino foi orientado a mudar a postura na apresentação do telejornal.

Abafa o caso 4
No site oficial da Record Rio, Tino Junior é apresentado por ter trabalhado nas mais conceituadas emissoras de rádio de Rio de Janeiro com seus famosos bordões, tais como "Que isso, fera!", "Ahhh nenenzinho!" e "Chupo sua língua!".

Departamento médico

O autor Walther Negrão recebeu alta ontem de um procedimento cirúrgico no coração, realizado no Albert Einstein, que ele vinha empurrando há alguns meses. Agora está no ponto. Foram duas semanas de um estaleiro forçado.

Por causa disso, ele e a Suzana Pires deram um breve tempo na série "Dama da Noite", que em vez de 4 agora terá 10 capítulos.

Próximo destino

Manuela Scarpa/Foto Rio News
Dani Calabresa pode seguir o mesmo caminho de Mônica Iozzi

Na Bandeirantes, muitos já começaram a especular sobre o que será da Dani Calabresa, caso venha mesmo a se desligar do "CQC". Há uma forte aposta que ela poderá seguir o mesmo caminho de Mônica Iozzi.

Só que, em vez das novelas, prosseguir no humor. Ou, mais precisamente, integrar o time do novo "Zorra Total" que estreia em abril.
 
Como curiosidade

A média anual das emissoras, setembro de 2013 a setembro de 2014, apresenta um quadro interessante, nas 24 horas – tempo que todas as emissoras estão no ar: 1º Globo: 11.0, 2º SBT: 4.73, 3º Record: 4.71, 4º Bandeirantes: 2.0 e Outros Canais: 7.1.

Vamos combinar?

Não existe o porquê considerar a pesquisa da TV apenas das 6 ou 7 da manhã até meia-noite.

Isto, na verdade, foi uma maneira que a Record inventou, para tirar o peso da madrugada ou o traço proporcionado pela programação da IURD. É uma distorção que deve ser corrigida.

Por outro lado, antes não existia pesquisa de madrugada, agora existe. Por que não contabilizar? Ou será que funciona de acordo com o freguês?

Reforços

Estevam Avellar/TV Globo
Blota Filho e Françoise Forton interpretam Werner e Marisinha, um casal da alta sociedade, em "Sexo e as Negas"

Depois da divertida Gigi de "Amor à Vida", Françoise Forton volta à Globo no seriado "Sexo e as Negas".

Ela e Blota Filho irão interpretar Marisinha e Werner, um casal da alta sociedade que quer contratar Soraia(Maria Bia) como cozinheira.
A participação começa no quinto episódio, dia 21.
 
Bate – Rebate

•       O participante da "Fazenda", Roy, é réu em outro processo por falta de pagamento de pensão. O jurídico da Record acompanha à distância...
•       ... E como desgraça pouca é bobagem, ele foi novamente escalado para a "roça" de logo mais. Corre o risco de sair direto para a delegacia.
•       O trabalho do Otaviano Costa, na parte das reportagens do "Vídeo Show", foi intensificado.
•       A diretora Miloca Nagle trabalhou rápido na passagem de "chef" para outro no "Cozinha sob Pressão", do SBT...
•       ... Já está tudo absolutamente no ponto para a estreia.
•       O "Jornal da Cultura" vai mostrar a dura realidade dos menores que convivem com o tráfico de drogas, exploração sexual, trabalho infantil e desnutrição no Brasil...
•       ... Trabalho do repórter Ricardo Ferraz em seis estados brasileiros...
•       ... No ar durante toda a semana que vem...
•       ... Aliás, dá vergonha e até raiva do descaso das autoridades políticas para com este assunto.

C´est fini

As produções do Rafinha Bastos, na Band, e Eliana, SBT, estão conversando sobre o melhor momento de um aparecer no programa do outro. Está tudo muito bem encaminhado.

Eliana, na verdade, já havia participado do "Agora é Tarde", mas na "gestão" do Danilo Gentili. 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos