A criança é um público abandonado pelo cinema brasileiro
-
Divulgação
A princesa Anna, de "Frozen - Uma Aventura Congelante", animação da Disney, que foi sucesso nos cinemas com as crianças
Por que o mercado cinematográfico raramente – ou quase nunca – se interessa em produzir alguma coisa para o público infantil? Será que não temos bons roteiristas, diretores e produtores para este gênero de filme?
Existe dificuldade em captar ou convencer os grandes anunciantes? Ou quem sabe isso possa estar relacionado ao fato de não render bilheterias milionárias, como as observadas em filmes do Wagner Moura, Leandro Hassum e companhia bela? Parece que temos aí um exemplo de pessoal que gosta de investir apenas na certeza, naquilo que pode render lucro instantaneamente.
De qualquer forma, são muitas as perguntas, e as respostas dificilmente irão aparecer. Até mesmo o principal grupo de comunicação do país, com seu braço de cinema, prefere ficar na miúda. Não esboça qualquer reação.
Enquanto isso, nossas crianças continuam consumindo apenas o que vem de fora, para felicidade dos estúdios Disney e de outros. Lamentável.
Doidera
O aperto na grade das emissoras, para observar a entrada da propaganda obrigatória, está levando alguns a um exercício forçado.
No "Mulheres", da Gazeta, Cátia Fonseca tem intervalos de menos de 5 minutos entre uma ação de merchandising e outra. É um senta, levanta interminável.
Cautela
A Globo virá com várias novidades na sua programação em 2015, ano do seu cinquentenário.
Mas os produtos do Entretenimento ainda passam por uma avaliação mais cuidadosa. Os sobressaltos da Economia estão exigindo este cuidado.
Nada com isso - 1
"Normal, só isso, normal", respondeu o jornalista, sem querer se alongar muito no tema. Não deu palpite.
Vale ressaltar que ele sentou na bancada do informativo durante 27 anos.
Nada com isso – 2
Já há algum tempo dedicado à Bíblia, a ponto de falar para mais de 40 mil pessoas em um trio elétrico em Salvador, o locutor vem aí com outra novidade.
A partir do dia 6, inaugura um serviço via internet, "grave sua mensagem na voz de Cid Moreira", que visa atender os mais variados públicos.
Deadline
À espera de uma comunicação oficial da Record sobre sua renovação de contrato, que vence em dezembro, Rafael Cortez estabeleceu um limite para resolver a questão, até mesmo para que possa se planejar em relação a outros trabalhos.
"Até 25 de outubro decido minha vida na Record", avisou. Por acaso, a data do aniversário dele.
Voltou ao que era
O "Leitura Dinâmica", da Rede TV!, conclui-se, não deu certo com dois apresentadores e já voltou ao seu formato original.
Agora, em cena, apenas a correta presença de Érica Reis.
Clima
A nomeação de Amora Mautner como diretora de núcleo deu uma remexida dentro da Globo. Não tanto pelo cargo, algo que todos reconhecem como absolutamente merecido, mas muito mais pelas consequências diretas.
João Emanuel Carneiro, um "troféu" disputado por todos, ficou sob seu guarda-chuva. "Favela Chique", próximo trabalho do autor, terá a direção da Amora.
Negócio é negócio
O amor do canal Esporte Interativo pelo nosso handebol feminino, campeão mundial em 2013, não acabou. Mas o vínculo exclusivo é coisa do passado.
Como já era esperado, o feito histórico em Belgrado - uma conquista inédita - inflacionou os valores.
Destinos diferentes
Já existem especulações na Record, caso a extinção do "Programa da Tarde" vier a se confirmar.
Ana Hickmann, é quase certo, voltará a integrar a equipe do "Hoje em Dia".
Nos corredores da Barra Funda já existe esta aposta.
Os destinos da Ticiane Pinheiro e Britto Junior, por enquanto, ainda são incertos e não sabidos.
Respaldado
Em passagem pelo "Comunique-se", terça-feira em São Paulo, Ricardo Boechat causou surpresa em vários coleguinhas, ao revelar que está respondendo a mais de 60 processos na justiça.
E aproveitou para destacar o respaldo da Bandeirantes, que o prestigia como âncora do seu principal informativo.
Aliás, Band e Boechat estão fechados até 2018.
Bate – Rebate
• A Fox inicia em novembro as gravações da segunda temporada da série "Se eu fosse você", com Paloma Duarte e Heitor Martinez.
• A partir do dia 3, os portugueses também poderão acompanhar "Dupla Identidade"...
• ... A série de Glória Perez estreia no canal Globo Premium, às 21h45.
• A Rede TV! estuda novos projetos para sua programação, em especial algo para a grade de domingo...
• ... O canal sente a necessidade de um produto que possa alavancar a audiência do "Encrenca" – que ainda não embalou.
• Analice Nicolau também fez um piloto como apresentadora do "Vídeo Show" do SBT...
• ... Aliás, depois de todos gravados, será feita uma avaliação de quem poderá ser a escolhida...
• ... O poderá ser a escolhida é uma colocação necessária, porque a decisão de tudo, também no caso, será do dono Silvio Santos.
• ... Novembro promete ser um mês de estresse alto nos bastidores do "CQC"...
• ... A partir daí começarão a ser discutidos os destinos de alguns dos seus repórteres, quem fica e quem sai.
C´est fini
Gravar novela, definitivamente, não é fácil. Dia desses, Flávio Galvão, de "Império", por muito pouco não perdeu a sua ponte para o Rio de Janeiro.
Ele embarcou num sono em plena sala de espera de Congonhas, e não fosse o despertar de um amigo, teria praticamente perdido o seu dia trabalho.
Ficamos assim. Mas amanhã tem Mais. Tchau!
*Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.