Candidatos não têm respeito com o eleitor

Flávio Ricco

Flávio Ricco

É curiosa essa postura dos candidatos majoritários, que vem desde que as pesquisas foram inventadas. Não existe propriamente entre eles um debate de ideias que possa esclarecer o eleitor, mas tão somente um confronto por causa das posições de cada um. Tudo vai da ocasião.

Os próximos rounds, naquilo que diz respeito à campanha presidencial, tanto nos debates pela frente ou na propaganda política já pode ser anunciado: Dilma versus Marina ou Marina versus Dilma, com participações especiais do Aécio, atacando as duas. Até aí, nada demais. Faz parte do jogo.

O que se exige é que na propaganda política obrigatória também se implantem leis exigindo melhor comportamento por parte daqueles que pretendem ocupar cargos nas assembleias estaduais, na Câmara ou Senado Federal.

Alguns, achando que tudo não passa de uma grande brincadeira, revelam que não têm nenhum respeito por ninguém e tentam transformar seus espaços, por maiores ou menores que sejam, num parque de diversão. E que chega a beirar o ridículo. É um cuidado que não existe e que deveria começar dos próprios partidos.

E olha só
Em entrevista ao Amaury Junior, ainda inédita, Erasmo Carlos diz que ele e o Roberto também estão entrando com um processo contra o Tiririca.

Há poucos dias, a Sony/ATV Music informou que já havia entrado contra o deputado federal e agora candidato à reeleição, por violação de direito autoral no uso não autorizado da música "O Portão", de Erasmo e Roberto Carlos, em sua campanha política.

Boa discussão - 1
Sobre comentário aqui realizado na sexta passada, 29, a injustiça do cabo não transmitir propaganda política, Alberto Pecegueiro, da Globosat, trouxe para a discussão o fato de que a TV aberta se fundamenta no uso do espectro de frequências - que é um ativo público.

Enquanto os canais pagos trafegam em redes privadas sob regime de contratação opcional. O que, por princípio, os torna livres desta obrigatoriedade.

Boa discussão - 2
Verifica-se, no entanto, que todos os dirigentes das TVs, aberta e fechada, além de outros importantes setores da sociedade, estão de acordo que os efeitos desta tal propaganda ainda são absolutamente ineficazes.

Principalmente no campo da necessária educação política da nossa população.
 
Homens trabalhando
A Rede TV! vai dar início quase que imediatamente à construção de três novos estúdios no seu complexo, em Osasco.

Projeto aprovado. Cada um deles com 600 metros quadrados.

Futebol
Dos estúdios da Globo em São Paulo, Galvão Bueno, Arnaldo Cezar Coelho e Casagrande farão a transmissão do amistoso Alemanha e Argentina, nesta quarta, a partir das 15h.

Será simplesmente uma reedição da final da última Copa do Mundo aqui realizada. Depois, esse mesmo trio irá aos Estados Unidos acompanhar os amistosos do Brasil contra Colômbia e Equador, nos dias 5 e 9, respectivamente.

Produção andando                              
O SBT já tem programado para o dia 28 deste mês o início de gravações do "Hell's Kitchen", que vem a ser o seu reality de culinária, para estrear em 11 de outubro. A direção será da competente Maria Emília Nagle – mas podem me chamar de Miloca.

Formato da Fremantle Media, terá apresentação do chef Jefferson Rueda, do restaurante paulistano Attimo, e por aqui ganhará o nome de "Cozinha sob Pressão".

Bola de cristal

Munir Chatack
O autor Marcílio Moraes
Marcílio Moraes conta que escreveu há quase um ano o roteiro da minissérie "Plano Alto", que estreia na Record dia 30, às 23h30. E que traz, em uma das suas tramas, a morte de um candidato, que acaba favorecendo outro que se elege Presidente da República. Só está faltando o complemento.

No elenco, Gracindo Junior, Milhem Cortaz, Bernardo Falcone, Jussara Freire, Daniela Galli, Carla Diaz, Juan Alba, Francisca Queiroz, Paulo Gorgulho e Ester Góes. Direção de Ivan Zettel. 

Daquelas...
Após "Cheias de Charme", Juliana Alves acaba de acertar sua volta às novelas da Globo, agora para viver uma periguete em "Babilônia", de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Mas será uma bem daquelas. E com tudo que tem direito.

Substituta de "Império", a produção estreia depois do Carnaval de 2015 e também reúne no elenco Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Glória Pires, Adriana Esteves, Sophie Charlotte, Camila Pitanga, Chay Suede, Thiago Martins e Thiago Fragoso. Direção de Dennis Carvalho. 

Requisito
Em um ritmo ainda bem tranquilo, sem pular etapas, o SBT começou a fazer testes visando a formação do elenco de "Cúmplices de um Resgate", título provisório da produção  que substituirá "Chiquititas".

Saber cantar é a principal exigência aos interessados em participar deste novo trabalho nas novelas.

Previsão
"Chiquititas" deverá encerrar as suas gravações em janeiro e ficar em cartaz durante todo o primeiro semestre de 2015.

Como não se descarta, com truques de edição, ir um pouco além disso, a estreia de "Cúmplices" poderá coincidir com aniversário do SBT, em agosto.
 
Nova série

Edu Moraes
A jornalista Adriana Araújo, da Record

Durante três semanas, Adriana Araújo se dedicou a uma nova série do "Jornal da Record", sobre envelhecimento, que começa ser exibida nesta segunda-feira.

O trabalho vai mostrar que a população de idosos no Brasil, nessas próximas três décadas, vai quase triplicar, passando dos 66 milhões as pessoas com mais de 60 anos.

Bate – Rebate
•       O repórter Mauro Naves, da Globo, viajou no sábado para recepcionar a chegada da seleção brasileira em Miami...
•       ... Fernando Fernandes, da Band, também viajou no mesmo dia.
•       Nesta segunda, UOL, Folha, SBT e Jovem Pan realizam debates com os presidenciáveis, a partir das 17h45.
•       Marcelo Meira já reassumiu a sua vice-presidência na Bandeirantes. Firme e forte.
•       O ator Vitor Hugo, certo no elenco da novela "Moisés – Os Dez Mandamentos", antes fará um outro trabalho na Record...
•       ... Foi acertada também a sua participação em "A cura do servo do sumo sacerdote – Malco e Anás", episódio da segunda temporada de "Milagres de Jesus".
•       Os finalistas da 14ª edição do prêmio "Escola Voluntária", organizado pela Band e Itaú Cultural, serão conhecidos amanhã, terça-feira...
•       ... A festa de entrega será no dia 25 de novembro, em São Paulo, com apresentação de Renata Fan.
•       Nesta semana, Eva Wilma vai aparecer em dose tripla no "Viva", em atuações, amanhã na série "Na forma da lei", além de "História de amor" e "Mulher"...
•       ... A atriz completa 60 anos de carreira.
•       Na noite desta segunda-feira, Reinaldo Gottino, apresentador do "Balanço Geral" na Record, dará uma palestra sobre jornalismo para os alunos da Uninove, em São Paulo.    

C'est fini
Douglas Tavolaro, o vice de jornalismo da Record, ficou por três semanas "refugiado" em Campos do Jordão, não recebendo e não atendendo ligação de ninguém, para escrever o terceiro livro da trilogia de Edir Macedo.

Em alguns desses dias, ele teve a companhia do próprio Edir.
                                                           
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos