TV aberta sofre com os benefícios oferecidos à paga

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Sei que é chover no molhado e nada vai fazer alterar o atual estado de coisas, mas dá dó verificar o que agora acontece com a TV aberta e em todos os períodos que antecedem qualquer eleição.

Uma compensação fiscal é oferecida às diversas emissoras obrigadas a apresentar a propaganda política, mas algo que é insuficiente para cobrir os prejuízos comerciais e de audiência registrados, além do que isto poderá representar na continuidade em relação aos outros meios.
 
E uma coisa que, quer queiram ou não, acaba por caracterizar uma enorme injustiça. Se hoje os canais abertos têm na TV fechada uma das concorrências mais sérias, por que a lei termina por penalizar apenas um lado e beneficiar o outro?
 
É uma distorção que para os tempos ou pleitos futuros tem que ser corrigida. Do jeito que é só evidencia o quadro da concorrência desleal.
 
Reprodução vídeo
William Bonner vai conduzir debate de presidenciáveis
Bonner é confirmado
Depois das entrevistas no "Jornal Nacional", William Bonner também será o mediador do debate presidencial da Rede Globo.
 
É o último que vai existir antes das eleições, em seu primeiro turno. O programa será realizado no dia 2 de outubro, uma quinta-feira, depois de "Império".
 
Português do Brasil
É admirável ver o ator português Paulo Rocha, em suas cenas em "Império", falando cada vez mais sem sotaque.
 
Verifica-se que, além do esforço, houve um trabalho para isto, da Globo e do próprio artista.
 
Mesma situação
Ricardo Pereira é outro que, por ele e pela Globo, atingiu o mesmo objetivo.
 
Algo que outros, muito mais "veteranos" em Brasil, ainda não conseguiram fazer. Não acha, Olivier?
 
Só ela
Apenas Marília Gabriela é capaz de certas proezas. Tem um programa semanal no SBT e ao mesmo tempo apresenta outro, com características parecidas, no GNT.
 
Não bastasse, agora a TV Globo vai produzir a série "Mulheres que amam demais" para o "Fantástico", baseada no livro da Gabi.
 
Artur Igrecias/Divulgação/SBT
O SBT exibe domingo uma edição especial do "Eliana", em comemoração aos cinco anos do programa. Daniel é um dos convidados e presenteia a apresentadora com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida
Uma fortuna
Gisele Bündchen vai continuar estrelando os comerciais da Sky.
 
Um trabalho, aliás, que ela sempre aparece fazendo muito bem, justificando o alto preço pago por isso.
 
Mesmo existindo segredo dos valores, sabe-se que é o maior contrato do gênero na propaganda brasileira.
 
Ressentimento - 1
A Bandeirantes e Silvio Luiz, por causa de uma cadeira quebrada, encerraram uma relação de trabalho de muitos anos em 2010, às vésperas da Copa na África.
 
O narrador, usando o twitter, postou a foto do tal objeto sem os respectivos pezinhos, o que irritou a direção da emissora.
 
Ressentimento – 2
Entender que aquilo não deveria ser feito e considerar que tal atitude justificaria a quebra do contrato são direitos da Bandeirantes e que nem podem ser discutidos.
 
O que ela não deve é apagar o Silvio Luiz da sua história. Várias das suas narrações em arquivo são substituídas pelas vozes de outros locutores. Viram nota de 3. É certo isso? A Band tem que ser maior que certas picuinhas.
 
Edu Moraes/Record
Fabíola Gadelha comanda o "Cidade Alerta" aos sábados
Saltou legal
A apresentadora Fabíola Gadelha está de contrato novo na Record. Assinou no começo da semana.
 
E em bases bem diferentes de quando aceitou trocar a sua base de Manaus por São Paulo. Em vez de R$ 5 mil, ela vai passar a receber R$ 20 mil por mês.
 
Dizem que isto foi feito e o dinheiro aumentado, porque já existiam concorrentes de olho em cima.
 
Comer fora
O "MasterChef", programa da Ana Paula Padrão, que estreia terça-feira, não ficará limitado ao cenário da sua megacozinha nos estúdios da Band.
 
Haverá sempre uma forte aposta em externas, até mesmo fora do Brasil. Algumas dessas viagens já estão programadas.
 
Passando do ponto
Usando do seu jeito brincalhão, Ratinho sempre foi um grande crítico das novelas da Globo, particularmente aquelas que concorrem com o seu programa no SBT. Até aí, direito dele.
 
Só que isto já se transformou em uma descarada campanha, de forma bem direta, contra os personagens gays. Algo que chega a ser desrespeitoso, dada a insistência e ao vocabulário utilizado, com os seus próprios telespectadores.
 
Último dia
Mesmo contra vontade da ESPN Brasil, hoje será o último dia do Rodrigo Rodrigues no "Bate Bola" do começo da noite.
 
Foi uma decisão que ele, o Rodrigo, tomou para se dedicar mais ao restaurante-café na Benedito Calixto e à banda em que é líder e vocalista. O seu substituto ainda não foi definido.
 
Bate – Rebate
·       Existe interesse da direção do SBT em ampliar produtos do jornalismo na programação...
·       ... Mas trata-se de algo que só será discutido depois das eleições.
·       A Mendigata, ou a modelo Fernanda Lacerda, graças ao bom desempenho, terá a sua participação otimizada no "Pânico"...
·       ... Já foi utilizada em matéria realizada em Ibiza e será aproveitada em outras nos próximos tempos.
·       "Lado a Lado", de João Ximenes Braga e Cláudia Lage, vencedora do Emmy de melhor telenovela do mundo em 2013, vai estrear na portuguesa SIC...
·       ... Já no comecinho de setembro, passará a dividir a faixa das 11 da noite com "O Rebu".
·       Paulo Franco, saindo da Fox, começa a trabalhar na Record já a partir desta próxima segunda-feira...
·       ... Durante certo período, cerca de um mês aproximadamente, ele irá assumir suas funções na nova emissora...
·       ... E participar do processo de transição na outra. Está tudo combinado assim.
·       E preciso elogiar a conduta do Otaviano Costa no "Vídeo Show". Ele sempre vai na espontaneidade e se sai muito bem em suas intervenções...
·       ... Dia desses, com a Sandra Annenberg e Evaristo Costa, muito dentro do contexto e em plena Globo, imitou o conhecido "ok, ok" do Nelson Rubens.
 
C'est fini
No sentido de agilizar a avaliação de novos projetos desenvolvidos por seus autores e diretores, a direção da Globo, alinhavada com o pessoal dos Cinco Fóruns, estabeleceu um limite ou padrão para este  tipo de apresentação.
 
As sugestões não poderão ultrapassar a marca de quarenta páginas.
 
Entende-se que esse total é mais que suficiente para a completa exposição de qualquer trabalho.  
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos