Record também sabe fazer bom jornalismo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Reprodução/Record

    Reportagem do "Domingo Espetacular" mostrou como produtor recolheu informações sobre Roger Abdelmassih

    Reportagem do "Domingo Espetacular" mostrou como produtor recolheu informações sobre Roger Abdelmassih

O Jornalismo da Record, em muitas ocasiões, é alvo de críticas porque passa do ponto apenas para elevar os seus resultados de audiência.

Da mesma forma que isto ainda acontece, é preciso reconhecer o excelente trabalho do seu núcleo investigativo, que culminou com a reportagem sobre a prisão de Roger Abdelmassih levada ao ar no último "Domingo Espetacular".
 
Matéria que veio coroar os esforços do produtor Leandro Sant'Ana, envolvido com o caso há 3 anos, desde o instante em que o ex-médico se aproveitou da revogação da sua prisão preventiva. Ali se pode perceber o cuidado e atenção dispensados ao assunto. Pelo menos em tempos recentes, não existem registros de uma missão investigativa tão completa.
 
Outros jornalistas, como Michael Keller, Raul Dias, André Tal e o cinegrafista William Motta também se envolveram nesta missão, todos comandados pelo chefe Douglas Tavolaro, que bancou este investimento.
 
No ar foram 52 minutos, com 13 pontos de média. Merecia mais.
 
 
Alex Carvalho/Divulgação/TV Globo
Maria Marta também terá um amante em "Império"
Na mesma moeda
Maria Marta (Lilia Cabral) vai dar o troco em José Alfredo (Alexandre Nero) e se envolver com um rapaz mais jovem que ela.
 
Este novo personagem entrará em "Império" a partir do capítulo 75. Carmo Dalla Vecchia é o mais cotado para viver este papel.
 
Marcação cerrada  
Mesmo com "Império" registrando críticas e índices positivos, uma situação interna tem tumultuado e muito a boa ordem dos trabalhos. A novela continua sofrendo intensa marcação por parte de diferentes setores.
 
Até mesmo cenas de beijo - hétero e gay - mais quentes tiveram que ser regravadas ou não foram ao ar.
 
Na verdade...
Existe uma preocupação da Globo, que também é de outros setores, em não vulgarizar certas situações. Algo que vale para todos os trabalhos e diversas situações.
 
Os personagens do Nero e da Marina Ruy Barbosa, no caso de "Império", aparecem como principais alvos deste "controle".
 
Volta do Jô – 1
Se recuperando em casa após ter ficado três semanas internado para cuidar de um quadro de infecção pulmonar, Jô Soares deverá voltar aos estúdios da Globo na segunda quinzena de setembro.
 
Trabalha-se com essa previsão na produção do programa, mas, se dependesse do Jô, ele retomaria os trabalhos bem antes.
 
Sobre o caso, nem poderia ser diferente, a emissora informa que "a prioridade é a saúde do apresentador. Até que se recupere 100%, seguiremos exibindo programas especiais revisitados".
 
Volta do Jô – 2
Além da televisão, o Jô, no momento certo, também irá se dedicar a um texto de William Shakespeare, no teatro. Por momento certo, entenda-se o "sinal verde" dos seus médicos.
 
Difícil, é um leão na jaula.     
 
Segundo lugar
Há quatro domingos, o programa "Hora do Faro", comandado por Rodrigo Faro na Record, ocupa a vice-liderança isolada de audiência.
 
O modelo implantado pelo diretor Ignácio Coqueiro começa a mostrar resultados. Bacana. É por aí que tem que ser.
 
Reprodução/Instagram/danilofaro
Danilo Faro publicou dados do Ibope no Instagram
O que não pode...
É o sr. Danilo Faro, que vem a ser irmão do Rodrigo, postar uma imagem do Ibope nas redes sociais. Coisa que os irmãos, tios, avós, cães de estimação e até papagaios de outros apresentadores não fazem.
 
Isto é proibido por contrato e pode levar a Record a ser punida. Ficar alguns dias sem ter acesso.
 
Posições diferentes
Na Globo, o diretor de núcleo Maurício Farias é visto como um cavalheiro. Trata-se de um executivo que vai na confiança, não ganha no grito e costuma ouvir a todos.
 
Algo, convenhamos, que não há nada comum em nosso meio. Isto é uma coisa...
 
A outra é que...
No caso do "Zorra Total", que agora está nas mãos dele, colocar no mesmo espaço duas equipes de roteiristas totalmente estranhas – a da era Maurício Sherman, e a nova, pilotada por Marcius Melhem – não poderia dar certo.
 
As divergências já provocaram os primeiros afastamentos. Não dá para administrar tal conflito. 
 
Livro da Joana
A jornalista Joanna de Assis, repórter do SporTV, prepara para novembro o lançamento de "Para Heróis", um livro com o perfil completo de 10 atletas paraolímpicos. Vencedores na vida.
 
Foram selecionados 10 campeões de esportes diferentes e donos de histórias fantásticas. A introdução é do Tiago Leifert.
 
Cadê as homenagens?
O diretor de teledramaturgia do SBT, Reynaldo Boury completou no domingo 60 anos de atividades ininterruptas na televisão.
 
Começou em 24 de agosto de 1954, mesmo dia que Getúlio Vargas se suicidou. É um dos poucos que sabe por inteiro a história das nossas novelas.
 
Bate – Rebate
·       Justiça se faça: Avaí e Santa Cruz, sábado, teve uma transmissão como sempre deve acontecer na Rede TV!...
·       ... Imagem limpa e a geração como manda o figurino. Custa?
·       Patrícia Naves estreia, dia 18, a comédia "Cure Ele. Cure Ela" no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo...
·       O ator Milton Levy completa o elenco do espetáculo, que tem direção de Carlinhos Machado.
·       Hoje, a partir das 10 da noite, a Band promove o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República...
·       Estão confirmadas as participações de Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidélix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Marina Silva (PSB) e Pastor Everaldo (PSC)...
·       ... Mediação de Ricardo Boechat.
·       Glenda Kozlowski não apresentou o último "Esporte Espetacular" por causa do falecimento da sua ex-sogra, Marta Rangel...
·       ... Marta Rangel foi a primeira mulher de Renato Aragão...
·       ... O sepultamento aconteceu no domingo. Glenda foi substituída por Fernanda Gentil.
·       "Fred & Lucy" – e não mais "Detetives do Amor" – passa a ser o título definitivo de uma nova série do Multishow, com Natalia Klein e Bento Ribeiro...
·       ... Eri Johnson também estará no elenco fixo do programa.
 
C'est fini
A 105 FM, de São Paulo, inovou na transmissão de São Paulo e Santos, domingo, usando duas equipes diferentes na cobertura do clássico, cada uma fazendo um lado do campo.  
 
Estiveram envolvidos neste trabalho os narradores Marcelo do Ó e Ricardo Mello, os comentaristas Bruno Prado e Leonardo Fontes, além dos repórteres Márcio Torvano e Ricardo Martins.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos