Record vai fazer a novela da mãe da escrava Isaura
-
Divulgação
Bianca Rinaldi na novela "A Escrava Isaura", exibida pela Record em 2004
A Record já tem decidido que "Escrava Mãe" será a sua próxima novela, a substituta de "Vitória", possivelmente a partir do primeiro trimestre do ano que vem. É um trabalho do autor Gustavo Reiz, baseado num argumento do vice-presidente Marcelo Silva.
Por "Escrava Mãe", entenda-se, a genitora da "Escrava Isaura". Não é por nada, mas pode dar certo uma coisa dessas? Por maiores e melhores que sejam as boas intenções, todo o público presente saberá, com a antecedência que não se deseja, o final infeliz da história. A filha da heroína, da perseguida, virando escrava.
Nada contra ou mesmo a favor do sistema de administração da Record. É até compreensível que alguns dos seus principais postos sejam ocupados por pessoas de confiança da igreja-mãe, porém para toda máquina, como é a televisão, se faz necessário contar com os serviços de bons especialistas. E isto é tudo que a Record não tem, em diferentes setores, entre os principais, a teledramaturgia. As novelas da Record só voltarão a dar certo quando estiverem novamente sob as asas de quem entende de teledramaturgia, como aconteceu no seu começo, com a própria "Escrava Isaura", "Prova de Amor", "Mutantes" e companhia bela.
Insônia
As histórias em torno do Silvio Santos dão sempre muito "ibope" no SBT.
Na madrugada de sexta para sábado passado, por volta das 3 da manhã, o nosso herói ligou para o Controle Geral da emissora e avisou ao funcionário de plantão que estava cancelando as gravações do seu programa marcadas para horas mais tarde. E que ele se encarregasse de avisar as pessoas responsáveis. Assim pediu, assim foi feito.
E outra...
A partir de agora, as gravações do "Programa Silvio Santos", adiantadas e já entrando na segunda metade de setembro, não mais ocorrerão dia sim, dia não.
Por decisão dele, serão sempre às terças, quintas e sábados. Nunca mais aos domingo. Até segunda ordem.
Sabe rezar?
Rolou outro forte estresse nos interiores do "Sábado Total" da Rede TV!, com a cobrança de melhor audiência que o 0.9 ponto da última semana.
O programa até assume a parte ou responsabilidade que lhe cabe, mas considera impossível chegar a números melhores, pegando depois de tanta igreja e outros do gênero.Só rezando.
Tá no sangue
O repórter Fernando Navarro, da Rede TV!, é conhecido pelas suas transmissões do XFC.
Na quarta-feira, no entanto, tão logo se soube do ocorrido com o avião do candidato Eduardo Campos, ele pegou seu próprio carro e foi ao local do acidente para colaborar no trabalho de cobertura. E foi quem mostrou com exclusividade as imagens de um apartamento atingido.
Acontece que...
Nesta mesma quarta-feira, o novo diretor de jornalismo da Rede TV!, Franz Vacek, soltou um email interno intitulado "Vergonha", com observações e apontando erros cometidos durante o trabalho de cobertura.
Em determinado trecho colocou que, considerando sua experiência como correspondente, que entrava e trabalhava em lugares com neve ou guerras, não aceitava desculpas para a quantidade de falhas cometidas. O "Rede TV! News", naquela noite, deu 2 pontos de média, uma das maiores do ano.
Na Record ninguém pode falar sobre o elenco da próxima edição de "A Fazenda". Está proibido. Por força de contrato, as celebridades convidadas também não.
Porém, outro nome bem especulado é o da cantora Bruna Tang, conhecida pela sua participação no extinto "Famoso quem?", do SBT. É de fazer acontecer.
Então anota
Os nomes apurados até o momento são do Felipeh Campos, Babi Rossi, Rebeca Gusmão, Léo Rodriguez e Bruna Tang, agora.
São 5, portanto ainda faltam 11. Mas o programa só vai estrear em 14 de setembro.
Uma verdadeira aula
Impecável, sob todos os aspectos, a edição do "Jornal Nacional" na quarta-feira, mesmo transmitido de Brasília, longe da sua base principal.
Foi uma aula de bom jornalismo, reportando tudo o que aconteceu ao longo daquele dia, com o tempo e exatidão que os fatos mereciam.
Tudo ao contrário dos exageros cometidos por outras emissoras ao longo do dia.
Chamou atenção a ausência de Rachel Sheherazade na apresentação do "SBT Brasil" na quarta-feira, um dia importante e quando a sua presença, como titular da bancada seria indispensável.
A média de audiência do jornal, para se ter uma ideia, foi de 8,8 pontos, a maior do ano.
Problema no SBT – 2
Acontece que a Rachel chegou atrasada para trabalhar na quarta-feira. Todos os "offs" já estavam gravados por Marcelo Torres - que acabou apresentando com Joseval Peixoto, e Analice Nicolau. Por volta das 18h, quando os trabalhos já estavam adiantados, houve a opção pela sua substituição.
A coluna teve o cuidado de procurar o diretor Marcelo Parada, mas ele disse que tem por norma não comentar assuntos internos da redação.
Bate – Rebate
• Jornal do César Filho, todas as manhãs no SBT, também está liberado para ações de merchandising.
• A AllQuest, do Eduardo Menga, fez uma pesquisa sobre o beijo gay nas novelas...
• ... Considerado necessário para 31,7% das pessoas...
• ... E completamente desnecessário para 28,5%...
• ... Desnecessário ainda para 18,2%, porque a sociedade tem dificuldades de lidar com essa questão...
• ... Enquanto outros 14,6% consideram que é uma situação que ainda gera discussões...
• ... 6,9% dessas pessoas não têm opinião formada.
• Rodrigo Branco também sairá do "Tá na tela" muito em breve...
• ... O seu compromisso vale apenas pelo período de implantação do programa.
• O canal Viva vai exibir viagem de Glória Maria e Paulo Coelho pela Transiberiana. Começa no dia 18.
C'est fini
Desde o início, o autor Aguinaldo Silva deixou bem claro que "Império" seria uma novela de Alexandre Nero e Lilia Cabral, com "participações" especiais de outros tantos.E a Globo comprou essa ideia. Aprovou a proposta.
Claro que um ou outra até poderá não aceitar isso, dar os seus chiliques, em função de toda a vaidade que cerca uma novela das nove, mas é assim que vai ser até o fim.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
*Colaboração José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.