Globo começa discutir novelas com seus autores e diretores

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • AgNews

    Silvio de Abreu liderou o primeiro encontro do Fórum de Dramaturgia

    Silvio de Abreu liderou o primeiro encontro do Fórum de Dramaturgia

Na quinta-feira (7) que passou, a TV Globo promoveu a primeira reunião do Fórum de Dramaturgia no Projac, sob a liderança do autor Silvio de Abreu, com as participações de João Emanoel Carneiro, Glória Perez, Maria Adelaide  Amaral, Ricardo Waddington, Luiz Fernando Carvalho e Denise Saraceni.

Vários assuntos relativos à teledramaturgia da emissora foram discutidos e o mais relevante deles foi a duração das novelas. Chegou-se à conclusão que não haverá um número padrão de capítulos para nenhum horário.
 
Cada produção será um caso isolado e o tempo que ficará no ar dependerá das necessidades da programação e das histórias contadas. Cada caso será um caso. Os autores e diretores também terão importante participação nessas decisões.
 
Nada mais sábio. E é o que passa a valer imediatamente em todos os horários. 
 
Outro assunto...
Que nada teve a ver com essa reunião de quinta-feira, foi o pedido da Globo para que os seus autores e diretores tenham mais cuidado na escalação das suas novelas.
 
Só chamar quem efetivamente irá trabalhar.
 
Pode parecer...
Algo meio maluco o pedido de convocar somente aqueles que serão utilizados, mas na Globo nem sempre é o que acontece. Muito ao contrário.
 
Na recente "Em Família", apenas como exemplo, existiram casos de pessoas que foram escalados, com contrato correndo, mas que nunca apareceram em nenhuma cena.
 
No caso em questão...
Alguns atores receberam direitinho os seus salários, em valores e no dia combinados... para ficar em casa.
 
Não passaram da condição de privilegiados telespectadores. Os seus "personagens" nunca foram chamados. Não entraram em cena nenhuma. Aí, vamos combinar, fica esquisito.
 
Olha os nomes
Em se tratando de "Em Família", que não teve um dos elencos mais numerosos das novelas da Globo, pelo menos quatro atores ficaram nessa situação.
 
Foram eles, Patrícia Naves, Rafael Tombini, Wilson Rabelo e Cláudia Assunção.
 
Divulgação
Datena e Bacci nos bastidores da Band
Setores da Band...
Discutem se foi acertada a decisão de colocar o programa do Luiz Bacci na cola do Datena.
 
É um tema delicado. Por mais que existam esforços, os assuntos de um e de outro devem continuar coincidindo. Já foram vários casos só na primeira semana e vai dar canseira ficar o tempo todo administrando essa situação.
 
Campanha
Agora está tudo resolvido e o lançamento da campanha comemorativa ao aniversário do SBT irá ao ar a partir do próximo domingo, 17.
 
Mas dentro do programa da Eliana. É um trabalho muito bem feito pelo craque Hugo Rodrigues e todo pessoal da Publicis.
 
TV Globo/Divulgação
Milane em cena de "Fina Estampa" com Dalton Vigh
Chá de sumiço
Até mesmo nos corredores da Globo se pergunta da Milena Toscano. O que aconteceu com ela, que não voltou a ser chamada para nada mais importante. E isto depois de bons serviços prestados. 
 
Após a novela "Fina Estampa", ela fez apenas pequenas participações em "O Dentista Mascarado" e "Malhação".
 
Porteira fechada – 1
A Record irá limitar a transmissão da nova "Fazenda" - este é o papo que corre nos interiores da sua base, na Barra Funda.
 
Informa-se que por decisão do seu alto comando, e contrariando o que aconteceu nas edições anteriores, não haverá transmissão 24 horas. O pessoal do portal da casa está apavorado.
 
Wayne Camargo/Divulgação
Autorizada pela Record, Chris Flores será a convidada de Luciana Gimenez, amanhã, terça-feira, no programa "Luciana By Night" da Rede TV!
Porteira fechada – 2
Houve inclusive um apelo para que os bispos pudessem rever tal ordem, mas parece que não teve jeito.
 
Uns falam que a medida tem por objetivo evitar o vazamento de palavrões ou de cenas consideradas obscenas, enquanto outros entendem que por trás existem interesses comerciais. Alguns anunciantes não querem atrelar suas marcas à baixaria descontrolada.
 
Consultada, a Comunicação da Record não se pronunciou até o fechamento. 
 
Já mudou
Finalmente, a ficha caiu e a Rede TV! deixou de apresentar o seu principal telejornal, "Rede TV! News", com a bancada na redação e ninguém atrás dos seus computadores. A impressão que passava é que nem mesmo os seus funcionários tinham coragem de assistir.
 
Agora, na nova posição, aparecem as ilhas de edição. Muito melhor.
 
Bate - Rebate
·       A repórter Mariana Leão, a partir de hoje, segunda-feira, passa a integrar a equipe do "Hoje em Dia", na Record, no lugar do Celso Zucatelli, em férias.
·       A Record pretende, ainda este ano, dar início às  gravações de "Moisés - Os Dez Mandamentos"...
·       ... Há o desejo que isto aconteça a partir de novembro.
·       Agora o que a Record tem que fazer, e o mais urgente possível, é estudar um melhor horário para exibição das suas novelas...
·       ... A faixa atual é das 21h30 às 22h30.
·       Apenas confirmando: Paulo Roberto Falcão será o convidado do "Roda Viva", nesta segunda, 22 horas, na Cultura.
·       Os trabalhos de "Alto Astral", novela de Daniel Ortiz e Silvio de Abreu, estão acontecendo num ritmo muito bom...
·       ... Só para se ter uma ideia, o diretor Jorge Fernando já gravou quase a metade das externas do primeiro capítulo.
·       Na próxima quinta-feira, 14, a Globo vai exibir o último programa da terceira temporada de "Na Moral"...
·       ... A partir daí, mas de maneira ainda discreta, Pedro Bial já irá se envolver com os assuntos do "BBB-15".
 
C'est fini
No fim da semana passada, a Record gravou as primeiras chamadas da nova "Fazenda", que vai estrear agora em setembro.
 
Por enquanto, só o apresentador Britto Junior foi exigido.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos