Novo diretor da Rede TV! assume com muitos desafios

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Não cabe a ninguém, a não ser aos diretamente interessados, discutir decisões internas de qualquer empresa, por consequência de nenhuma TV, como é o caso aqui em questão.

A direção da Rede TV! optou por não renovar o contrato do superintendente de Jornalismo e Esporte, Américo Martins, independentemente do bom trabalho que ele vinha realizando, porque pretende operar com números mais próximos da sua realidade. Foi mesmo só uma questão de dinheiro e o que o Américo vinha recebendo - entendeu-se agora - está acima do que a emissora tem condições de pagar.
 
O passo seguinte foi a designação de Franz Vacek para ocupar este cargo, depois de quase 7 anos como correspondente internacional. E os desafios que terá pela frente serão tantos ou até maiores que os muitos conflitos e guerras que ele enfrentou pelo mundo. Entre os principais, se adaptar às limitações conhecidas e tratar das obrigações do dia a dia, onde se inclui a necessidade de organizar a cobertura das eleições de outubro e novembro, com os debates e sabatinas previstos em vários estados.
 
Clima
Há um mal-estar na Bandeirantes, ainda como reflexo da Copa do Mundo, porque, ao contrário de âncoras, narradores e diretores, outros segmentos não ganharam folga. Estão trabalhando direto desde o Mundial.
 
Nessa lista encontram-se cinegrafistas e operadores de cabos e de microfones - enfim, pessoal das equipes operacional e técnica.
 
Divulgação/Record
A comédia "Se Eu Fosse Você", baseada no sucesso do cinema e da TV, entra em cartaz dia 15 no Teatro Cetip, em São Paulo. No elenco estão Nelson Freitas, Fafy Siqueira e Lua Blanco e a temporada irá até 14 de dezembro
Ainda da bola
A Copa no Brasil mostrou como pode ser bem feita uma transmissão de futebol, sem os conhecidos exageros praticados por aqui.
 
Fora outras coisas, qual a necessidade de colocar microfone para os treinadores, à beira do gramado? Só se ouve palavrões.
 
Também é preciso...
Discutir e discutir seriamente a realidade do futebol brasileiro. Coritiba e Corinthians, com um jogo de assustar, no domingo, fechou com 13 pontos na Globo e 5 na Bandeirantes.
 
Não compensa o tamanho do dinheiro em jogo. Ao contrário, só tem derrubado os resultados das duas.
 
Apadrinhamento
A Bandeirantes, por sua vez, precisa de maior seriedade no seu departamento de esportes.
 
O que deve prevalecer, no momento da escalação das suas equipes, é só o aspecto profissional. Não pode ter essa de amiguinho.
 
Falta de respeito
Que a Record nunca levou parte comercial a sério não é novidade, mas o que ainda causa certa surpresa é o desrespeito com os seus anunciantes.
 
No "Domingo Show", ao abrir um dos raros intervalos, o apresentador Geraldo Luís manda o telespectador ao banheiro e "molhar a goela", que ele já volta. É o fim, não é mesmo?
 
Continua
Também na temporada 2015, a produtora Floresta, da executiva Elisabetta Zenatti, irá responder pelo programa "TUF" – "The Ultimate Fighter" – na Globo.
 
Divulgação
Rebeca Gusmão estará em "A Fazenda"
Mais um nome
A ex-nadadora Rebeca Gusmão, banida das piscinas após condenação por doping, também aparece na lista da próxima edição de "A Fazenda".
 
Na Record, o seu nome é dado como certo no programa que estreia no dia 14 de setembro.
 
Longe disso
Em sua entrada no entretenimento, à frente do reality de cozinha "MasterChef", Ana Paula Padrão tem ajustado que não irá fazer ações de merchandising no programa. Ela ficará responsável apenas pela sua apresentação.
 
Este trabalho será efetuado pelos próprios candidatos a chef e também por seus jurados. A Fiat, por exemplo, já está fechada.
 
Caso do menino
No fim de semana, quase todos os programas abordaram o caso do menino que perdeu o braço, porque invadiu um espaço proibido do zoológico de Cascavel.
 
Está certo que o pai foi um idiota perfeito, mas o que filmou por que não fez alguma coisa? Não seria o caso?
 
Reprodução
Programa exibe palavra "vizinhos" como "visinhos"
Faltou nessa aula
Assim como deu tanta atenção e destaque ao seu novo templo, a Universal também precisa se preocupar mais com a qualidade dos seus programas.
 
Vizinho é com "z" e não com "s", como apareceu nos caracteres do seu programa. O operador ou redator, com toda certeza, faltou bem nessa aula.
 
Bate – Rebate
·       Hoje, em "A Liga", na Band, será exibido o material que Cazé Peçanha gravou na faixa de Gaza.
·       Diego Guebel, do Artístico da Band, voltou das férias um dia antes para acompanhar a estreia do Luiz Bacci.
·       O jovem ator Ricky Tavares, mesmo sob contrato na Record até 2017, vem sofrendo assédio de uma outra emissora...
·       ... Fala-se em SBT, para o elenco de "Cúmplices de um resgate", título provisório da substituta de "Chiquititas"...
·       ... É o mais provável, porque na Globo, imagina-se, deve haver dezenas com seu perfil.
·       Cesar Trali, depois das férias, reassumiu o posto de comando do "SP TV", na Globo.
·       Todo exagero é condenável. Passou do ponto a brincadeira do "Pânico" com o treinador Luiz Felipe Scolari...
·       ... Não há graça nenhuma na insistência em perseguir e incomodar um cidadão, o Felipão ou qualquer outro, o tempo todo...
·       ... O tempo que se perde com isso poderia ser utilizado para pensar em coisas que pudessem agregar resultados melhores ao programa...
·       ... É o que está faltando.
 
Divulgação
Adriana Araújo e Celso Freitas em Brasília
C'est fini
Adriana Araújo e Celso Freitas estiveram em Brasília, domingo, gravando chamadas para a cobertura das eleições.
 
Um bate e volta, uma vez que ontem já estavam a postos na bancada do "Jornal da Record".
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos