Propaganda política na TV está prestes a começar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Reprodução

    Mensagem do horário reservado à propaganda eleitoral gratuita de eleições

    Mensagem do horário reservado à propaganda eleitoral gratuita de eleições

A partir do dia 19 de agosto começa o horário político obrigatório na TV, trazendo com ele todas as distorções existentes.

No primeiro turno, além de dois programas de 50 minutos, de segunda a sábado, para propaganda dos candidatos --13h00 às 13h50 e 20h30 às 21h20--, as emissoras serão obrigadas a abrir quatro blocos de horários para o mesmo fim.

Das 8h às 12h, das 12h às 18h, das 18h às 21h e das21h às 24h, há a imposição de destinar sete minutos e 30 segundos em cada um também para os candidatos, e mais dez minutos ao longo do dia com mensagens do Tribunal Superior Eleitoral.

Os prejuízos comerciais e de audiência serão inevitáveis. A Record, por exemplo, não muito habituada a abrir intervalos, com toda certeza é a que terá mais a perder. 

Tudo isso, no que diz respeito à TV aberta. As emissoras pagas, sem a mesma obrigação, terão mantidas as suas programações. Algo que, no fim de tudo e no atual estado das coisas, não deixa de ser injusto. No mínimo.

Completando

Havendo a necessidade do segundo turno para presidente e para governador, serão dois programas de 40 minutos: o primeiro começando às 13h e o outro, às 20h30, de segunda a domingo. Para as inserções serão 30 minutos diários.

Reprodução
Neto no programa "Baita Amigos"

Contra-ataque

O São Paulo, através de seu presidente, Carlos Miguel Aidar, e da direção de marketing, proibiu o BandSports de apresentar o programa "Baita Amigos" do camarote Unyco, no estádio do Morumbi. Depois de um ano de transmissões de lá, entenderam que não pode. Que é proibido.

Curioso é que...

Isto aconteceu coincidentemente após as notícias dos salários atrasados dos jogadores do São Paulo serem divulgadas pelo Neto. Ele, que é o apresentador do "Baita Amigos", já está negociando com outro clube interessado.

Crossmedia

A Record, vale ressaltar, tem se utilizado bem dos seus programas --ou pelo menos de alguns deles-- para promover as suas próprias produções. O "Hoje em Dia", por exemplo, em uma fase das mais interessantes, se inclui entre as principais "vitrines". Importante isso.

Muda tudo - 1

Conforme noticiado por aqui, a Record vai investir em uma nova temporada do "Got Talent", um programa de talentos, na sua grade de 2015. E a informação que circula agora é que essa próxima edição será comandada por um outro apresentador ou apresentadora. Não mais por Rafael Cortez.

Muda tudo - 2

Não bastasse isso, haverá ainda a necessidade de se buscar um novo diretor para o lugar de Wanderley Vilanova, que deixou a produtora Fremantle. A ordem, como se vê, é mudar tudo. Quanto ao Rafael, se renovar o contrato, que termina em dezembro, ele ganhará outro formato. 

Privê
 
A Bandeirantes vai convidar nesta terça-feira algumas pessoas para um jantar no elegante Pobre Juan, do shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Na ocasião, serão comemorados os bons resultados da Copa do Mundo. Merecido.

O problema está no "algumas pessoas". Muitos daqueles que malharam e contribuíram para esses "bons resultados" não foram convidados.

Comunidade

Há pouco tempo o autor João Emanuel Carneiro revelou que a sua próxima novela na Globo, no ar a partir do segundo semestre de 2015, terá uma "favela do futuro", com restaurantes sofisticados e lugares da moda. Direção de Amora Mautner e elenco já em formação. Esse é um ponto.

Comunidade - 2

O outro é que, bem antes do Emanuel Carneiro, os autores de "Lady Marizete", Alcides Nogueira e Mário Teixeira, já haviam informado que sua nova novela, com estreia em abril de 2015, terá a favela de Paraisópolis como centro da trama.

E contaram também que o tráfico e a violência não irão ditar o ritmo da história. A trama vai explorar principalmente fatores como a arte, cultura, arquitetura e comércio. Enfim, a vida que pulsa na região e sua relação com o Morumbi.

Exclusiva 1

Franz Vacek é o novo superintendente de Jornalismo e Esporte da Rede TV!.

O seu nome será anunciado nesta segunda-feira por Amilcare Dallevo, às 18 horas, em uma reunião com todos os componentes desses dois departamentos.

É uma escolha que, se causa certa surpresa se um lado, por outro vem premiar o excelente trabalho que este profissional vem realizando como correspondente da própria emissora na Europa.

Exclusiva 2

Franz, talvez por viver fora do Brasil, não apareceu até aqui em nenhuma relação dos prováveis para ficar com o cargo, que durante 4 anos foi ocupado por Américo Martins.

Mas acaba contemplando um profissional que já experimentou, desde o fim da década passada, as mais diferentes missões pelo mundo. Várias delas já destacadas por aqui.

 
Bate - Rebate

  • Gugu Liberato vai fazer nova viagem, agora um cruzeiro por países da Europa...
  • ...Acompanhado de todos os seus irmãos e demais familiares...
  • ...E assim comemorar os 85 anos da sua mãe, dona Maria do Céu.
  • A Globo explicou a razão da série "24 Horas" sair do ar mais cedo...
  • ...Isto se dará pela decisão de exibir dois capítulos por vez...
  • ...O que, no final de todas as contas, irá terminar cinco domingos mais cedo...
  • ....Evidente que tudo isso é reflexo da baixa audiência.
  • Se o personagem Xana, do Ailton Graça, é considerado "inverossímil", o mesmo se aplica ao Téo, do Paulo Betti, na mesma "Império"...
  • ...Existe o entendimento, inclusive do pessoal do babado, de que ele também está carregando demais na tinta...
  • ...O biquinho na boca, no final de quase todas as falas, é no mínimo forçado e caricato.
  • No SBT, a substituição dos infantis na faixa da manhã está suspensa. Só se voltará a este assunto no começo do ano que vem.


C'est fini

A TV tem duas estreias importantes nesta segunda-feira. Luiz Bacci começa na Bandeirantes com o seu programa "Tá na Tela", a partir das 15h30, e a Globo terá "Boogie Oogie" na faixa das 18h, substituindo "Meu Pedacinho de Chão".

Então é isso. Mas amanhã tem mais. 

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos