Nos debates políticos da TV falta o principal: o debate

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Eleições chegando e já existe um grande movimento por parte de vários setores, incluindo emissoras de rádio e televisão, para a realização de debates e entrevistas com os candidatos.

Tudo bem, faz parte. Só que enquanto os marqueteiros e partidos se colocarem à frente de tudo e permanecerem  ditando regras, vai continuar aquela coisa engessada e sonolenta de sempre, sem melhores condições de atrair a atenção de quem quer que seja. Os debates realizados nos últimos tempos, em momento nenhum, tiveram qualquer influência no resultado das urnas. Serviram apenas para cumprir tabela, passando a impressão que aos contendores existe o receio ou pavor de se expor. Alguns chegam a se apresentar como verdadeiros bonecos.
 
A eleição que vem aí pode ser uma boa oportunidade para inverter essa ordem e deixar que os organizadores, emissoras de rádio, televisão e a imprensa em geral, tenham liberdade de tornar esses encontros mais autênticos e proveitosos. O eleitor tem este direito.
 
Do jeito que até agora aconteceu e na quantidade que se anuncia, as chances de despertar o interesse de quem quer que seja estarão próximas de zero. 
 
Resta saber se é isto que interessa. 
 
Próximo destino
Reprodução/Em Família/Gshow
 
O diretor Leonardo Nogueira, ao término da novela "Em Família", se desligou da equipe do Jayme Monjardim.
 
Profissional dos mais capacitados, há uma expectativa bem interessante em todo o setor de teledramaturgia sobre o seu destino na Globo. Atualmente em férias, ele deve ficar cerca de 2 meses afastado do Brasil.
 
Encaixou legal
 
Agora se comprova que a Globo acertou com o novo modelo das suas chamadas. Além de mais modernas, escapa da mesmice de muito tempo.
 
Verifica-se que, depois de bater um pouco a cabeça, o trabalho chegou ao ponto ideal e tem agradado a maioria, com reflexos positivos na programação.
 
Fim de ano
 
Entre os seus especiais de fim de ano, a Record já decidiu que "Manual Prático da Melhor Idade", escrito por Renê Belmonte, estará entre os principais.
 
É a história de 4 pessoas com mais de 80 anos, que fogem de um asilo em busca dos seus sonhos. Direção de Adolfo Rosenthal.
 
Pegação
 
O sucesso que vem fazendo está levando o pessoal da Globo a botar Chay Suede no meio da roda.

Nos estúdios da novela "Império", dizem que ele como cantor é um ótimo ator.
 
Cenas de "Império"
Cenas de "Império"
 
Um ano
 
A direção do SBT e o elenco de "Chiquititas" vão se reunir em uma pizzaria de Alphaville, dia 30, para comemorar um ano de exibição da novela.
 
As gravações irão prosseguir até dezembro próximo. Mas, no ar, a novela não tem data para terminar. Pode ser junho, julho ou até agosto de 2015.
 
Divulgação/Homero Sérgio/Folhapress
 
Campanha
 
O show do "Criança Esperança" será exibido na Globo em 16 de agosto, um sábado. No mesmo dia, toda a programação da emissora estará voltada para a campanha, como foi no ano passado.
 
O especial, após o capítulo da novela "Império", terá a direção de Dennis Carvalho, integrado à direção de núcleo de Luiz Gleiser.
 
Campanha 2 
 
Recentes musicais de sucesso em nossos palcos farão parte da programação do "Criança Esperança". São os casos de "Tim Maia – Vale Tudo", com Tiago Abravanel; "Elis", que reunirá Laila Garin e a participação de Ney Matogrosso; e "Cazuza – Pro dia nascer feliz", com Emílio Dantas.
 
Está certo também um número com dançarinos de Street Dance.
 
Centro de tudo
 
Sempre atribuem ao salão do Jassa todas as notícias que envolvem Silvio Santos. As verdadeiras e falsas.
 
Agora, por exemplo, um dos seus frequentadores já espalhou que ele, Silvio, teria dito que a data da sua aposentadoria está marcada e será anunciada em dezembro, por ocasião do seu aniversário.
 
Outros que não saem de lá, consideram que é só mais uma plantação para chamar a atenção.
 
Como não poderia deixar de ser, a informação já está causando nos bastidores do SBT.    
 
Templo de Salomão
 
Está em produção para o próximo "Domingo Espetacular" da Record, uma reportagem completa sobre a história da construção do Templo de Salomão. O propósito é mostrar a história bíblica do prédio desde o começo. Várias câmeras acompanharam a construção, ininterruptamente, durante os quatro anos da obra.
 
Sobre o assunto, setores da Record revelam que a presença da presidente Dilma, para a cerimônia de quinta-feira, 31, foi confirmada.
 
Pesquisa
 
Tendo como foco a novela "Império" e o personagem José Alfredo, a empresa AllQuest, do Eduardo Menga, fez uma pesquisa perguntando, entre outras questões, se as pessoas estariam dispostas a tudo para construir um "Império".
 
Considerando que 41,6% ainda não assistem, 41,0% responderam que "não desviaria dos meus valores". Mais as mulheres, 41,6%, do que os homens, 40,6%.
Michel Ângelo
 
Ao trabalho
 
Depois de um giro com o namorado Michel Teló, Thais Fersoza retoma seu trabalho na Record.

Ela viverá a protagonista de "A mulher samaritana", episódio especial da série "Milagres de Jesus" que começa a ser gravado em agosto e irá ao ar em duas partes, em data a ser definida.

Thais renovou contrato com a emissora até 2018, ainda durante as últimas gravações da novela "Dona Xepa".   

Bate – Rebate
 
•      Ficou combinado que o SBT ainda pagará um mês de salário para os profissionais envolvidos no "Arena", mesmo com o fim do programa..    ... No caso de nenhum deles havia multa contratual...
 ... O fim do "Arena" também é visto como uma derrota de Lívia Andrade, que havia assumido a sua apresentação.
•      João Doria Junior é o entrevistado do "Roda Viva", nesta segunda, 22 horas, na Cultura.
•      Já tem movimentação no GNT indicando para a segunda temporada da série "Amor Veríssimo", baseada em crônicas do Luís Fernando Veríssimo...
... A primeira teve 13 episódios e foi produzida em parceria com a Conspiração Filmes.
•      Após um período em Nova York, Luciana Gimenez está de volta e já faz o "Superpop", ao vivo, nesta segunda, na Rede TV!... 
... O jornalista Luciano Faccioli, ex-Band, será uma das atrações, como convidado do quadro "Vai encarar".
•      A Record está acertando a situação dos seus PJs, mas somente aqueles que recebem até R$ 20 mil.
•      À medida que os seus contratos vão vencendo, eles passam a ser registrados em carteira.
 
C´est fini
 
As redes de televisão tiveram um primeiro semestre para não esquecer tão cedo, todas no azul.
 
O problema é o atual. A maioria tem previsão de tempos muito difíceis pela frente. Julho, mesmo pegando um pouco da Copa do Mundo, já tem apresentado complicações.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos