"Zorra Total" não pode virar um novo "Vídeo Show"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Internamente, na Globo, existe o consenso de que as mudanças no "Zorra Total" poderão ser benéficas desde que quem as comande, como requisito indispensável, entenda de humor.

É o caso de Marcius Melhem, importante apoio do diretor de núcleo Maurício Farias, que assumiu recentemente o programa no lugar de Maurício Sherman.
 
Se ele, Melhem, conseguir realizar seu trabalho, sem qualquer interferência do anticorpo de plantão, as chances de se alcançar a desejada reação serão muito maiores. Mas também será necessário, antes de tudo, respeitar um formato que, apesar de desgastado, ainda conserva valores importantes, daí a liderança indiscutível e de muito tempo na sua faixa de exibição.
 
Não é o caso, portanto, de reinventar o programa ou mudar simplesmente por mudar. O ideal é aperfeiçoar ou modernizar o que já existe, com melhorias no texto, direção, quadros e personagens. Qualquer avanço neste sentido não sabotará o produto.
 
É preciso cuidado para não incidir no mesmo erro do "Vídeo Show", que até agora encontra dificuldades para reencontrar o passo. A sua nova equipe chegou, chegando, exterminando tudo, até o que de bom existia, e deu no que deu. Ou melhor, ainda não deu.
 
Balanço da Band
A direção da Bandeirantes considerou altamente positivo o resultado alcançado na Copa do Mundo, com as transmissões e programas.
 
Houve uma resposta bem interessante, tanto na audiência como no campo comercial.
 
Revelações
Aliás, sobre Copa do Mundo, faltou dizer que Pedrinho e Juninho Pernambucano terminaram por se revelar grandes comentaristas.
 
Falam bem e corretamente, além de conhecerem profundamente o assunto.
 
AFP PHOTO / ODD ANDERSEN
Mick Jagger ganhou fama de pé frio entre torcedores
Ainda por aí...
Foi, no mínimo, uma grande besteira das TVs Globo e Band insistirem naquela brincadeira do Mick Jagger. Querem impor fama de pé frio a um alguém que há trocentos anos é sucesso no mundo inteiro. Nada mais imbecil.
 
E esquecendo que no meio disso existe um menino, filho dele que mora no Brasil, de 15 anos, também exposto a este destrato psicológico. Ou bullying se alguém assim preferir.
 
Degrau por degrau
Nunca se duvidou da inteligência e capacidade pessoal do Rafinha Bastos, mas chega a surpreender a naturalidade com que ele se colocou à frente do "Agora é Tarde", substituindo Danilo Gentili.
 
Todas as dificuldades foram superadas em curto espaço de tempo. Hoje não se comete nenhum exagero ao afirmar que ele já tem o programa nas mãos.
 
Direção é tudo
Não foram poucas as críticas favoráveis dirigidas a "O Rebu", estreia da Globo na semana que termina.
 
Um trabalho de José Luiz Villamarim e equipe.
 
Uma coisa é isso...
Foi bom ver que, com a história no ar, houve o reconhecimento que "O Rebu" é uma novela do Bráulio Pedroso.
 
Algo que pouco se falou antes da sua estreia. Todas as referências sempre foram feitas aos autores do remake, George Moura e Sérgio Goldenberg. Felizmente se chegou a tempo ao nome do pai da criança.
 
... A outra é que...
Em muitas das críticas publicadas foi reconhecida a agilidade no texto da dupla George Moura e Sérgio Goldenberg, algo que também era uma característica do Bráulio.
 
Um cara que esteve sempre à frente do seu tempo. Começou com "Beto Rockfeller". Precisa acrescentar alguma coisa?
 
Jeito diferente
Daniela Albuquerque, da Rede TV!, faz aniversário na semana que vem, com direito a festa no dia 26 em Alphaville. E a Dani, informa-se, descolou um jeito diferente para comemorar a data.
 
Ela montou um spa num cantinho da casa e é lá que recepcionará os seus convidados.
 
O interessante...
É que esses convidados, homens e mulheres, normalmente preocupados com providências do tipo, nesta festa da Daniela terão à disposição todos os necessários profissionais e requisitos de beleza.
 
De cabeleireiros a manicures, passando por maquiadores, massagistas e até professores de Educação Física.
 
Bate – Rebate
·       Repórteres da Record, só o primeiro time, escalados para trabalhar na inauguração do Templo de Salomão, devem passar no figurino...
·       ... Todos irão receber roupa nova para a ocasião, por aí se entenda terno, camisa e gravata...
·       ... A mesma ordem se estende para os cinegrafistas e assistentes...
·       ... Só o pessoal de ponta entrou na relação.
·       Antes da nova temporada do "The Voice" na Globo, o cantor Daniel está procurando atender chamados das emissoras concorrentes...
·       ... Um deles é da Record, e já gravou o "Legendários" do dia 26...
·       ... Lulu Santos, Cláudia Leitte e Carlinhos Brown vão seguir a mesma "cartilha".
·       Voltou o campeonato brasileiro. Globo e Band também voltaram a fazer jogos do estúdio.
·       Record desenvolve novo pacote gráfico da Sabrina Sato...
·       ... O trabalho está a cargo da Criação Visual, com Alexandre Souza à frente.
 
C'est fini
Sobre os boatos de que teria deixado a Record, Mel Lisboa se pronuncia: "Não, não é verdade. Continuo contratada". Atualmente no teatro, com "Rita Lee Mora ao Lado", ela ainda não tem "nenhum projeto de TV" para os próximos tempos.
 
De qualquer forma, não deixa de ser um nome cotado para a novela "Moisés – Os Dez Mandamentos".
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos