O Brasil precisa parar de chorar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Laurence Griffiths/Getty Images

    Jogadores da seleção brasileira se abraçam na execução do hino nacional no Castelão

    Jogadores da seleção brasileira se abraçam na execução do hino nacional no Castelão

Nos bares, ruas, pontos de ônibus, Metrô e outros que tais está sendo impossível, mesmo com nova eleição na cara do gol, falar em outra coisa que não seja a Copa em jogo. É o assunto na televisão, rádios, jornais e meios sociais. Difícil escapar dele. E um dos temas mais comentados nos últimos dias, depois da disputa em pênaltis com o Chile, foi o emocional dos nossos jogadores. Ou a falta de um melhor equilíbrio. Entre os membros da comissão técnica brasileira, existe uma profissional, a psicóloga Regina Brandão, habilitada para corrigir tais distúrbios.

Mas é um trabalho que deve existir de dentro para fora e de fora para dentro da Granja Comary. Também é chegada a hora da televisão e dos diversos programas em geral colaborarem na parte que os toca e darem um basta nessa pieguice de cartinhas para os jogadores, escritas pelas mães, pais e até cachorrinhos e papagaios de estimação.

Qual a necessidade disso a não ser a de causar uma situação e beliscar alguns pontinhos de audiência? É bom parar de vez com isso e tudo mais que possa despertar qualquer choramingo descontrolado e, cá entre nós, vergonhoso, num momento de maior pressão. Pelé, Didi, Gerson, Rivellino e Tostão, entre muitos outros, nunca chegaram a tanto.

E vamos combinar...

Que aquela forma esgoelada de cantar o hino nacional, até aqui foi bonita e valeu.

Só não há mais nenhuma necessidade de continuar com aquilo, que além de mexer com o emocional, como também se viu nos últimos jogos, provoca prejuízos em todo o processo de aquecimento dos jogadores.

Segura a bomba

Reprodução/youtube

A Globo prepara a volta do "Você Decide", criado pelo Paulo José e exibido entre os anos de 1992 e 2000, cada episódio com começo, meio e o final determinado pelo telespectador, através de votação. Antonio Fagundes, Tony Ramos, Celso Freitas, Walmor Chagas, Raul Cortez e Renata Ceribelli foram alguns dos seus apresentadores.

A produção, do núcleo do Boninho, já está bem acelerada.

Situação - 1

Rodrigo Belentani/SBT

Luciano Faccioli esteve segunda-feira no SBT, mas sua presença por lá não deve e nem pode ser vista como um princípio de negociação.

Nada a ver. No caso, ele apenas atendeu convite do Raul Gil para gravar o quadro "Elas querem saber" que irá ao ar no dia 19.

Situação – 2

Fora do ar desde o fim do "Primeiro Jornal", e com contrato rolando na Band até outubro de 2015, Faccioli ainda aguarda uma definição sobre sua situação. Algo que possa atender a ambos os lados. Isso deverá se resolver a qualquer momento, com direito aos comunicados de praxe.

Submisso a isso

Até em função da vigência do contrato, a participação dele em programas da concorrência necessita dos caminhos de praxe. Ou seja, só com autorização da Band, como informa Marcelo Faccioli, irmão e empresário do jornalista.

Falando em Band

Embora não exista uma confirmação oficial, já circulam no mercado informações sobre o desejo da direção da Bandeirantes em colocar em prática operações de ordem financeira, que acabem por permitir a entrada de um dinheiro novo no caixa.

Algo, dizem, meio pra já.

Ana Paula Arósio no ar

Márcio de Souza/TV Globo

Afastada desde a confusão em "Insensato Coração" na Globo, Ana Paula Arósio será uma das atrações da TV paga a partir do dia 22.

O canal Viva, da Globo, já anuncia a reprise da série "Na forma da lei", de 2010, protagonizada por ela. O papel é o de uma promotora de Justiça, Ana Beatriz, que luta para botar o assassino do namorado na cadeia.

Troca-troca

Em função da lei eleitoral, Alexandre Zakir, candidato nas próximas eleições, foi obrigado a deixar a apresentação do "Operação de Risco" na Rede TV!. Em seu lugar, para tocar o programa, entrará o delegado Jorge Lordello, também conhecido como "Dr. Segurança". Começa na próxima sexta-feira.

Combinado assim

Reprodução/TV Record

Dentro do que há meses foi ajustado, Rodrigo Faro vai entrar em férias na Record, logo depois do encerramento da Copa do Mundo. Serão 15 dias apenas, com volta aos trabalhos no início de agosto.

O programa "Hora do Faro", informa a Record, exibirá novos quadros ainda neste semestre.

Barulho

O "Linha de Passe", da ESPN Brasil, tem conquistado a maior audiência da sua história durante este Mundial.

Além de líder no horário de exibição desde o dia 23 de junho, o programa tem o maior tempo médio de permanência em primeiro lugar, Average Time Spent, com média de 36 minutos.

Os dados são do Ibope 15 mercados, com homens de 18 a 49 anos.

Cuidado com isso

O "Proteste Já", do "CQC", já fez muita coisa boa por esse Brasil, promovendo melhorias em diversas cidades.

Só precisa tomar mais cuidado para não se deixar envolver por interesses políticos. No caso da ponte de Tatuí, levada ao ar no programa de segunda-feira, o denunciante da matéria é funcionário do ex-prefeito. Aí fica ruim. Faltou apurar melhor.

Bate – Rebate

•       José Luiz Datena deve deixar a Band aberta com o início das quartas de final da Copa do Mundo...
•       ... Vai continuar fazendo transmissões, mas só para o BandSports...
•       ... Isto é o que está combinado, mas que também poderá sofrer mudanças nas próximas horas.
•       Desenhos dos "Simpsons" serão exibidos hoje e amanhã, quarta e quinta, no "Band Kids", a partir das 10h10.
•       Tem que merecer destaque o trabalho sempre correto do repórter Pedro Bassan no jornalismo da Globo, atualmente a serviço da cobertura da Copa do Mundo.
•       Contratada em maio para uma participação especial em "Chiquititas" no SBT, Thais Pacholek ainda não sabe quando gravará as primeiras cenas.
•       Ela continua aguardando uma convocação da emissora.
•       Zezé di Camargo e Luciano gravam o programa da Sabrina Sato na Record, no próximo dia 14.
•       "Tudo pela audiência", com Tatá Werneck e Fábio Porchat, estreia dia 15 às 22h30, no canal Multishow. Terá exibição de segunda a sábado.
•       Apesar das críticas, não estão previstas mudanças no time de jurados do "Superstar" na Globo.
•       Tudo indica que na próxima temporada, com exibição às terças-feiras, Fábio Junior, Ivete Sangalo e Dinho Ouro Preto serão mantidos no programa.

C´est fini

Altenir Silva, autor e roteirista, parceiro da Vivian de Oliveira na novela "Os 10 Mandamentos", foi premiado no festival de teatro "Shakespeare in the Burg", realizado em Middleburg, no estado da Virgínia, Estados Unidos, com a peça "The Idea".
O texto escrito originalmente em inglês, conta o que se passava na cabeça do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald no momento em que ele morreu. Bacana.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos