Copa do Mundo na TV alcança sucesso sem precedentes

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

A Copa do Mundo, em vários setores, mas para a televisão em particular, vem apresentando resultados bem importantes, com significativos crescimentos nas audiências dos canais habilitados para a sua transmissão. Globo e Bandeirantes, na aberta, continuam nadando de braçada, nada mais restando às demais, como SBT e Record entre as mais fortes, a não ser conviver com esta situação.

Na televisão fechada o panorama é o mesmo, com o surgimento de algumas situações que merecem maior destaque.
 
Por exemplo: é impossível saber no que isso representa como volume, mas é muito forte a repercussão do trabalho da Espn brasileira nos Estados Unidos e Canadá, através da Espn Deportes que veicula as suas transmissões em português e tem cerca de 6,5 milhões de assinantes. Um retorno que veio superar a melhor expectativa.
 
A ESPN USA, por sua vez, está batendo recordes de audiência com os jogos da seleção americana. Para a TV de modo especial, a Copa em disputa é vista como um sucesso sem precedentes.
 
Um novo dia
O "Superstar", primeira edição, chegará ao fim neste próximo domingo.
 
A segunda temporada está garantida para o ano que vem, mas com apresentações às terças-feiras, em vez dos domingos.
 
Divulgação
Claudia Raia ficou loira para sua nova personagem em novela
Cabeça feita
Todo o trabalho para tornar Cláudia Raia loira foi concluído no fim da última semana pelo cabeleireiro Wanderley Nunes.
 
Tudo isso por causa do seu próximo trabalho na Globo, "Alto Astral", novela das 19 horas.
 
No mundo de hoje
Nos últimos capítulos de "Em Família", a personagem da Erika Januza, Alice, e o resto do mundo receberam uma aula de como usar um revólver e saber atirar.
 
A pergunta que se faz: será que tal cena foi mesmo imprescindível para a narrativa da história?
 
Tudo certinho
A Record ainda não soltou nenhum comunicado oficial, mas já é possível assegurar a reestreia do Gugu Liberato para o primeiro trimestre de 2015.
 
O formato é que ainda não foi definido. Fala-se na existência de duas ideias bem interessantes.
 
Divulgação
Brendha Haddad será protagonista de "A Mulher Cananeia"
Entrando...
Brendha Haddad, ex-Globo, fechou com a Record para viver a protagonista de "A Mulher Cananeia", episódio da série "Milagres de Jesus" que será exibido neste semestre.
 
O último trabalho da atriz foi a novela "Salve Jorge", de Glória Perez.
 
... E saindo
E como a ordem na Record é enxugar o seu banco de atores e priorizar o modelo por obra, uma outra baixa pode ser anunciada para breve.
 
O contrato do ator José Dumont, que vence em 1º de agosto, não será renovado.
 
Começa hoje...
A partir desta terça-feira, 1°, está proibida a veiculação de propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão.
 
A norma proíbe ainda que as emissoras transmitam imagens de realização de pesquisa ou qualquer tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou que haja manipulação de dados.
 
E tem mais...
Nenhuma rádio ou TV poderá dar tratamento privilegiado a qualquer candidato, partido político ou coligação.
 
Bem como veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro com alusão ou crítica a candidato ou partido político, exceto em programas jornalísticos ou debates políticos.
 
Diante disso...
A Record, por sua vez, já tirou Celso Russomano e Wagner Montes do ar, e o SBT, para evitar problemas, distribuiu uma "cartilha" para todas as suas produções, incluindo programas de humor, com os procedimentos que devem ser adotados.
 
Por conta disso, a equipe de "A Praça é Nossa" precisou fazer uma reedição, às pressas, no programa que vai ao ar na próxima quinta-feira. Havia uma referência, com nome e tudo mais, a um médico-apresentador que sairá candidato. A brincadeira foi devidamente apagada. Sumiram com ela.
 
Edu Moraes/Divulgação/TV Record
Carla Cecato renovou com a Record pelos próximos 3 anos
Mais três
A jornalista Carla Cecato renovou com a Record pelos próximos 3 anos. Carla, ao lado de Roberta Piza, comanda um dos principais produtos do jornalismo da emissora, o "Fala Brasil".
 
O programa, recentemente, ganhou uma nova apresentadora no seu bloco de esportes, Manuela Queiroz, após a ida de Thalita Oliveira para o lugar de Fabiana Scaranzi no "Domingo Espetacular".
 
Bate – Rebate
·       A segunda edição do programa "Festival Sertanejo" tem estreia prevista para setembro no SBT. Haverá algumas mudanças em relação à primeira, mas Helen Ganzarolli será mantida na apresentação.
·       Aguinaldo Silva e Rogério Gomes, autor e diretor de "Império", pretendem definir nesta semana a trilha sonora da novela, em parceria com a área musical da Globo...
·       ... Uma releitura de "Dona", com o grupo Roupa Nova, por enquanto é a única certeza.
·       Glória Perez chamou atenção, em blog criado para falar da série "Dupla Identidade", que vai abordar ações de um serial killer, sobre o quanto esses psicopatas sentem prazer em manipular, no meio da sua onda de crimes...
·       ... Ela lembrou o caso de um deles, que até se inscreveu em um programa de namoros na TV...
·       ... Já o serial killer Edu, interpretado por Bruno Gagliasso, também promete causar polêmica, nesse novo trabalho da autora: o personagem trabalha em um centro de valorização da vida.
·       O vencedor da primeira temporada do "MasterChef", na Bandeirantes, vai receber um prêmio de 150 mil reais...
·       ... Sob o comando de Ana Paula Padrão, esse reality de culinária estreia entre agosto e setembro, com realização no Estúdio 2 da emissora, atualmente ocupado pelo "Band na Copa"...
·       ... Já a banda que se sagrar campeã do primeiro "Superstar", na Globo, vai receber um prêmio de 500 mil reais...
·       ... A final acontece no próximo domingo, e o estúdio do programa deve operar na capacidade máxima, devido à grande procura por lugares na plateia.
·       Com a reprise de "José do Egito", em que foi protagonista na fase jovem, Rick Tavares vai aparecer em dose dupla na Record. Atualmente, faz o Mossoró em "Vitória".
 
C'est fini
Um dos finalistas do "Aprendiz Celebridades", Christiano Cochrane, convidou o irmão, Theodoro, para torcer por ele na plateia do programa, mas a Globo não liberou.
 
O canal Megapix completa seis anos este mês, e, já a partir de domingo, promete uma programação especial de filmes, com romance, ação, drama e comédia.
Entre as atrações, "De Pernas Pro Ar 2", "A Saga Crepúsculo: Eclipse", "Salt" e "Intocáveis".
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos