Governo baixa portaria para desligamento do sistema analógico
O Governo Federal, através do Ministério das Comunicações e conforme Portaria nº 477, do dia 20 passado, estabeleceu o cronograma definitivo de transição da transmissão analógica dos serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão para o SBTVD-T - Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.
A cidade de Rio Verde, em Goiás, que serve como piloto em todo o processo, tem até 29 de novembro do ano que vem para consolidar a transferência. Depois dela, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Goiânia, entre abril e novembro de 2016, prosseguindo em outras regiões, durante todo o ano de 2017 e se encerrando em 25 de novembro de 2018.
Porto Velho, Macapá, Rio Branco e Boa Vista, entre outras cidades, serão as últimas a efetuar o desligamento. Todas as entidades ficam obrigadas a informar ao ministério sobre a data da transição.
Não há nenhum exagero quando aqui se diz que certas coisas só acontecem no SBT.
Vampeta, ex-jogador, foi contratado para participar dos diversos telejornais da casa durante o período da Copa do Mundo.
Assim combinado...
Assim foi feito, pelo menos por parte do jogador. E tudo ia muito bem, sem incidentes, até o penúltimo jogo do Brasil, contra o México, em Fortaleza.
Depois disso, o Vamp inexplicavelmente sumiu, deixando todos bastante preocupados, mas esquecendo que existe um aparelho, de nome telefone, próprio para ser utilizado em certas ocasiões.
Acontece que...
Só na segunda-feira, depois da vitória sobre Camarões, o Velho Vamp reapareceu, depois de 5 dias de completo sumiço.
Foi aquela alegria e aí é que se soube de tudo. O Vampeta procurou praticamente todos os dias cumprir o combinado, mas como não é funcionário, os porteiros do SBT – "estamos cumprindo ordens", sempre impediram a sua entrada. E ele, "p" da vida, mesmo chegando, explicando e não sendo compreendido, acabava indo embora.
A ficha só caiu...
Porque alguém, no caso o Rodrigo Hornhardt, coordenador de produção, se tocou que havia alguma coisa estranha naquilo e se encarregou de apagar o incêndio.
Procurou o Vampeta e tudo acabou esclarecido. O pessoal da portaria agora foi devidamente informado de tudo.
Olha a situação
A Rede TV! inteirinha está em cima da estreia do "Encrenca", marcada para domingo (29), ao vivo.
Mas como os seus integrantes são todos do rádio e de televisão só conhecem de ver, as dificuldades são enormes e, até certo ponto, naturais. A direção do programa está tentando corrigir os defeitos.
É tão louco...
Tudo isso, que por causa do "Encrenca", foram canceladas as gravações desta semana do "Sábado Total", do Gilberto Barros – eles utilizam o mesmo estúdio.
Só que existe um problema: o Gilberto não tem programa para colocar no sábado. Será preciso recorrer a uma reprise.
Como se não bastasse
A produção do "Sábado Total" havia preparado o estúdio para gravar uma festa junina, com toda decoração em torno: bandeirinha, pipoca, algodão doce, quadrilha, a batina do padre e tudo que tinha direito. Mas, por causa do "Encrenca" e de mais essa encrenca, tiveram que desmontar tudo.
No dia de ontem já se cogitava fazer o programa, ao vivo, de Campos do Jordão.
A Bandeirantes pretendia entrar no barulho da Copa ou se servir dela, para realizar chamadas subliminares dos seus programas, especialmente das estreias de Ana Paula Padrão e Luiz Bacci.
Não foi possível. A Fifa deu o contra.
Aquecimento
Novo contratado da Bandeirantes, Luiz Bacci fará uma participação hoje, quarta-feira, no "Café com Jornal", dividindo a bancada com os apresentadores Aline Midlej e Luiz Megale.
E mais: apesar de tudo indicar para uma estreia em agosto, já não se descarta a possibilidade do programa dele entrar no ar ainda na segunda quinzena de julho.
Também no alvo
Muito tem se falado do enxugamento nos quadros de atores da Record.
Mas a exemplo do Caio Castro, Felipe Titto, que também esteve em "Amor à Vida" na Globo, tem boas chances de desembarcar na concorrente.
O repórter Fábio Ramalho acompanhou os bastidores da primeira gravação em estúdio da minissérie "Plano Alto", da Record, para o "Programa da Tarde".
No detalhe, a atriz Carla Diaz, que fará a personagem Lucrécia, uma estudante de jornalismo, líder estudantil e que vai virar black block.
Bate – Rebate
· O pessoal do SporTV, internamente, tem comemorado os resultados da Copa do Mundo...
· ... Em muitos momentos superiores ao da TV aberta, não contando a Globo...
· ... Um retorno, aliás, merecido perante o excelente trabalho de produção realizado, antes e durante a competição.
· Porque a repercussão do trabalho deles, Vanderlei Luxemburgo e Mário Sérgio, foi muito boa em Brasil e Camarões, a Fox vai repetir a dupla no sábado...
· ... Ambos serão os comentaristas de Brasil e Chile, no Mineirão.
· Depois de "Pecado Mortal", Alexandre Barillari fechou participação na próxima minissérie da Record, "Plano Alto", de Marcílio Moraes...
· ... Foi escolhido para fazer o personagem Camargo, um deputado.
· Os prováveis candidatos a qualquer coisa, ligados a Iurd ou Record, começam a ter as suas participações intensificadas em programas da emissora...
· ... Álvaro Garnero, por exemplo, ontem, foi um dos convidados do "Balanço Geral", em Bauru.
· Paulo Verlings, o Leo de "Em Família", foi convidado por Marco Nanini para integrar o elenco da sua nova peça "Beije Minha Lápide"...
· ... O espetáculo é baseado em história de Oscar Wilde, e estreia dia 26 agosto no Centro Cultural Correios, no Rio.
· A reprise de "José do Egito" na Record vai começar no dia 8, às 22h30. No ar de terça à sexta até a chegada da "Fazenda" em setembro...
· ... Diante disso ficará indefinidamente suspensa a exibição de "Milagres de Jesus".
C'est fini
Ingrid Guimarães no Facebook: "eu tenho muita inveja de homem na Copa. Tenho inveja da fissura pra ver todos os jogos e a alegria depois de rever todos os comentários no Sport tv. Da felicidade em pegar o vôo (sic) de quase 10 horas e 2 escalas só pra ir pra Fortaleza ver o Brasil jogar - e não fazer gol. São dias onde todos os dias são felizes pra eles.
Fico pensando o que seria equivalente pra gente: várias temporadas das nossas séries preferidas passando o dia inteiro e a gente podendo faltar trabalho pra assistir? E depois mesas redondas discutindo cada episódio ? Seria lindo mas ainda assim ninguém gritaria junto quando o Hank do Breaking Bad morresse. Tenho inveja até do gol. Quero nascer homem na próxima".
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
*Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.