Chiquititas

SBT derrapa no português em suas novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
Cenas de 'Chiquititas'
Cenas de 'Chiquititas'

Depois de várias tentativas que não deram em nada, o SBT optou e se fixou na produção de novelas para o público infantojuvenil, que desde "Carrossel" acabou por se transformar em uma via das mais interessantes da sua teledramaturgia. "Chiquititas" está no ar, fala-se agora em "O Patinho Feio" e até em outra versão do próprio "Carrossel", "Carrossel 2", num futuro próximo.

Uma escolha que os próprios resultados atestam como das mais acertadas. O que se exige como necessário, e de forma absoluta em realizações do tipo, é que se desdobre a  atenção em suas produções em função do público-alvo.

Diante disso ou principalmente por isso, nada pode ser feito que se confronte com os ensinamentos que as crianças recebem nas escolas ou em casa. A televisão, quer queiram ou não os pais e educadores, em tudo que é bom ou ruim, sempre termina por exercer uma influência muito grande.

Como aceitar, por exemplo, que em "Chiquititas" os seus personagens digam coisas como "vamos se esforçar" ou "haverão outras formas de fazer", entre outras tantas? É inacreditável que não haja um controle mais rigoroso sobre os textos, sem falar na falta de qualidade de alguém que ganha para cometer erros do tipo. São cuidados que deveriam ser indispensáveis e nunca poderiam faltar.

No SBT, especialmente por parte da autora Iris Abravanel, existe o desejo de reprisar "Corações Feridos" na parte da tarde.

Antes disso, no entanto, existem problemas para tirar da frente, entre eles, os que dizem respeito à "classificação indicativa".
 
Não deu certo
Poucos trabalhos na televisão brasileira têm uma produção tão rica ou dispendiosa como o "Hora do Faro". Só de cenários existem três diferentes.
 
Como se vê, esforço está existindo para dar certo, porém nem tudo funciona conforme o previsto. O milionário quadro "Isso eu Faço", anunciado para ficar no ar por 3 meses, vai acabar com um mês e meio.
 
 
Copa dá nisso
Um feriadão, como o que começa a partir de hoje, é tudo que o pessoal das redações nas TVs espera e festeja.
 
Só que o de agora, com a bola da copa rolando, foi cancelado. Na Globo, por exemplo, todos tiveram a folga suspensa. Ao trabalho.
 
Inédito
O programa "Domingo Espetacular", da Record, vai exibir neste domingo gravações inéditas do cantor Leandro, guardadas pela família do artista.
 
Irmão de Leonardo, ele morreu em 1998, em decorrência de um câncer na região do tórax.
 
Grande reunião
Um dos melhores programas sobre Copa do Mundo foi levado ao ar num "Bate Bola" da ESPN Brasil, apresentado na manhã de ontem.
 
No ar, Zamorano, Sorin, Loco Abreu e Van Nistelrooy. Papo fantástico em portunhol. Todos encantados com o nível dos jogos.
 
Ordem do abafa
Todos poderão observar um tratamento mais cuidadoso por parte do "Pânico" em relação aos assuntos da Copa, ou com a Globo ou mais diretamente com Galvão Bueno.
 
Existem ordens na Band para não mexer com isso de jeito nenhum.
 
Visão do jogo
Leandro Hassum, atualmente em "Geração Brasil" ou em algum bom cinema do ramo, de maneira bem humorada definiu assim a atuação do goleiro mexicano Guilhermo Ochoa, que parou o Brasil na partida da última terça-feira: "Ele estava usando três cuecas".
 
A declaração foi no programa "Mais Você".
 
Posições diferentes
Globo e Bandeirantes, já de alguns anos, andam de mãos dadas em tudo. Parceiras em vários lances, principalmente no campo esportivo.
 
Só estão em lados opostos agora na questão da audiência. A Globo continua com o Ibope e a Band se perfilou com a GFK. No que isso pode dar também não sei.
 
Reprodução/Instagram
Claudia Raia pintou os cabelos para novela
Cabeças premiadas
Wanderley Nunes, que acaba de fazer os cabelos de Claudia Raia – agora loira, Débora Falabella – também loira e Guilhermina Guinle – com mechas cor de mel, foi classificado pela americana Harper's Bazaar como um dos maiores cabeleireiros do mundo.
 
Jornalismo
"O valor do lixo" é a próxima série que o "Jornal da Cultura" vai apresentar, a partir de segunda-feira, com relatos de pessoas que sobrevivem do que é jogado fora e até procuram comida em meio aos sacos plásticos.
 
O trabalho, do repórter Jerônimo Moraes, fará um retrato do descarte, recolhimento e reaproveitamento do lixo no País, além de destacar a vida de risco dos garis.
 
Bate – Rebate
·       O "Luciana By Night", da Rede TV! bateu o VT do jogo Brasil e México, em exibição na Band, terça-feira, com uma entrevista de Ari Toledo...
·       ... Placar apertado: média de 1.7 e share de 3.9, ante 1.6 com 3.6.
·       O ator Jaime Camil, com o elenco de "Chiquititas", será recebido no próximo programa da Eliana no SBT.
·       Se tudo correr como se espera, a partir do mês que vem, julho, começam as gravações do "Esse artista sou eu" no SBT...
·       ... Aliás, uma equipe do programa esteve na Argentina acompanhando a produção de lá...
·       ... Aqui, a direção será de Michael Ukstin.
·       A HBO anuncia a estreia da nova série original "The Leftovers" para o próximo dia 29, 11 da noite, simultaneamente com os Estados Unidos.
·       Maradona, numa entrevista com Sorin para a Espn Brasil, revelou todo seu carinho para com o ex-lateral esquerdo do Cruzeiro e da própria seleção argentina...
·       ... E prometeu ao próprio Sorin gravar um "Bola da Vez" ainda durante a Copa do Mundo...
·       ... É uma façanha da Espn. Maradona nunca deixa barato as suas entrevistas. Cobra e cobra caro.
·       Programa do Danilo Gentili com Silvio Luiz no SBT irá ao ar na noite desta quinta-feira.
·       Antônio Pedro de Souza Silva, o Russo, que deixou a Globo depois de 46 anos, foi convidado para o próximo "Domingo Show" da Record
 
C'est fini
A partir de sábado, Amaury Junior começa a gravar o "Casa do Amaury", direto de Campos do Jordão, em São Paulo, para o seu programa na Rede TV!.
 
Trata-se de um espaço em que o apresentador irá receber amigos e as mais diversas celebridades.
 
O primeiro convidado será o cantor Leo Maia.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos