O rádio perde nova oportunidade de mostrar sua importância

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

O rádio, ao contrário da TV, sempre teve como principal característica a sua facilidade de mobilização e a velocidade das transmissões. Hoje, de um simples telefone, fixo ou celular, é possível falar de e para qualquer lugar do mundo.

São virtudes ou peculiaridades que devem ser preservadas a todo custo, ao contrário do que vem acontecendo e se acentuando nos últimos tempos. As emissoras atuais estão cada vez mais camufladas dentro dos seus próprios estúdios, quando deveria acontecer exatamente o contrário, graças aos recursos hoje oferecidos.
 
Prova é o que tem acontecido nesta Copa do Mundo, por mais paradoxal, dentro do Brasil. São raras, a contar nos dedos de uma só mão, as que têm se prontificado a fazer os jogos diretamente dos estádios. Todas as outras continuam trancafiadas em suas instalações, levando aos ouvintes tão somente aquilo que é mostrado na televisão e com isso deixando escapar mais uma oportunidade para relevar e destacar a sua importância.
 
 
Jogo de pressão - 1
A chegada da GFK ao Brasil, com promessa de liberar os primeiros relatórios de audiência no princípio de 2015, já determinou uma reação do Ibope.
 
E uma reação na parte mais sensível de qualquer um, o bolso.
 
Jogo de pressão – 2
O Ibope não está aceitando mais fazer contrato de duração de 2 anos com as emissoras, como sempre aconteceu.
 
Agora é só por 4 anos e com 30% de aumento para prestação dos seus serviços. Não aceita por menos. 
 
Gavião dispensado
O radialista Roberto Barrabás, o Gavião da Transamérica, não faz mais parte do elenco fixo do "Arena", do SBT.
 
Mal aproveitado e perdendo espaço a cada programa, concluiu-se que a sua participação não fazia mais sentido.
 
Capricho
A trilha sonora de "Boogie Oogie", próxima novela das seis da Globo que estreia em agosto, trará alguns dos principais sucessos da década de 1970.
 
Não se descarta inclusive o lançamento de dois CDs.
 
Roteiro
Começaram ontem, segunda, à noite, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, as gravações de "Plano Alto", nova minissérie da Record, escrita por Marcílio Moraes.
 
Na quarta-feira, terão início os trabalhos em estúdio, no Recnov. A produção estreia em agosto.
 
Enxugando - 1
Para reduzir gastos na sua teledramaturgia, os planos de contenção da Record passam também a atingir autores e diretores de novelas ou séries.
 
E o tratamento será o mesmo já adotado no caso dos atores. Todos terão as portas sempre abertas, se forem requisitados para colaborar em alguma produção ou se vierem apresentar projetos que possam interessar.
 
O primeiro deles
E como parte da política adotada, o diretor Edson Spinello está deixando a Record depois de mais de uma década de trabalho na teledramaturgia do RecNov.
 
O seu contrato, que termina no mês que vem, não será renovado.
 
Divulgação/RedeTV!
Silvio Luiz
Liberado
Ao contrário do que aconteceu na primeira vez, agora a Rede TV! liberou Silvio Luiz para participar do "The Noite com Danilo Gentili" no SBT.
 
Grava e vai ao ar nesta mesma terça-feira.
 
Mercado
O diretor Wanderley Villanova está deixando a Fremantle, após uma série de bons serviços prestados, como o atual "Me leva contigo", do Rafael Cortez, na Record.
 
O contrato termina em julho e ele já está em negociação avançada com uma outra emissora de TV.
 
Beijinho pode
O fato de a repórter Sabina Simonato ser contemplada com beijos, em pleno link da Globo, não se deu por nenhum descuido dos seguranças da emissora.
 
A ordem que eles têm é essa mesmo. Não agir com truculência e só impedir ações que possam comprometer a segurança dos seus profissionais.
 
Diretor escolhido
Paulo Nicolau, que já ocupou a direção nacional de jornalismo do SBT e que até sexta-feira continuará como editor na TV Globo, acaba de acertar com a Bandeirantes para dirigir o programa diário do Luiz Bacci.
 
Hoje, na parte da tarde, ele já deverá participar da primeira reunião de produção.
 
Bate – Rebate
·       Thais Melchior, protagonista de "Vitória", novela da Record, agora está trabalhando com Márcia Marbá...
·       ... Que também cuida dos negócios da Grazi Massafera e Juliana Silveira, dentre outros.
·       Bandeirantes está levando uma grande comitiva de convidados para o jogo de hoje em Fortaleza.
·       Tallyta Cardoso é a nova contratada da Rede TV!, como repórter do programa da Sonia Abrão.
·       Alguém precisa avisar o narrador Ulisses Costa, da Band, que é preciso parar de falar durante a execução do hino nacional de um país...
·       ... Qualquer coisa diferente disso soa como desrespeito, a exemplo do que aconteceu no jogo Colômbia e Grécia.
·       Outra coisa: Alex Escobar, como narrador da TV Globo, ainda não dá...
·      ... É um gente boa, simpático, foi bom comentarista, canta, vai bem como apresentador, mas existem muitos melhores que ele na transmissão de futebol...
·      ... Passa a impressão que furou a fila.
 
C'est fini
A partir de agora, Reinaldo Gottino vai ficar só com o "Balanço Geral", da hora do almoço, na Record, inclusive efetivado de vez no comando do programa.
 
O do começo das manhãs, em São Paulo, passa a ter o comando de Rodrigo Pagliani, que era da Record – Ribeirão Preto.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos